NBA

Finais da NBA: Golden State Warriors vira sobre o Cleveland Cavaliers e põe a mão no título

Foto: Gregory Shamus/Getty Images

Jogo 3 levou o basquete ao seu mais alto nível com a sensacional vitória que decretou 3-0 para os Warriors na série decisiva

Demorou três partidas, mas o equilíbrio finalmente apareceu na final da NBA em um Jogo 3 que será comentado por muito tempo. A vitória ficou de novo com o Golden State Warriors, desta vez por 118×113, mas o que o Cleveland Cavaliers fez em quadra na noite desta quarta (7) merece todos os aplausos. Quem viu, sabe bem que não é exagero: foi um duelo para marcar gerações.

   

71 PONTOS EM APENAS UM QUARTO DE JOGO!

A partida deu todo o sinal de ser épica desde o começo dela. Sabemos que palavras como “épica, histórica ou inesquecível” são, às vezes, muito banalizadas. Mas não quando Cavs e Warriors estão em quadra jogando tudo o que sabem.

O primeiro quarto do Jogo 3 foi exatamente assim. O Cleveland comandou o placar na maioria do tempo, mas os Warriors encontraram as melhores respostas no minuto final e terminaram o primeiro período com um espantoso 39×32. Sim, não tem erro de digitação aqui não: os dois times fizeram, juntos, nada menos que 71 pontos em 12 minutos!

O espanto não seguiu no segundo período. Os Warriors começaram “rodando” o time e colocando muitos reservas em quadra, e os Cavs encostaram e assumiram a ponta na contagem. A distância foi de novo revertida quando os titulares voltaram para o jogo, e a decisão da NBA foi para o intervalo com um até certo ponto cômodo 67×61 para o Golden State.

   

O CAMPEÃO ENFIM VOLTOU

O terceiro período contou com o melhor momento dos Cavs na partida e em toda a decisão até aqui. LeBron James, Kyrie Irving e J.R.Smith deram conta do recado ao marcar seus pontos e agarrar seus rebotes, e a diferença no placar foi revertida para um 94×89 para os Cavs – um surpreendente 33×22 apenas no terceiro quarto.

A vitória parcial do Cleveland estava se concretizando até o último minuto de jogo. A Oracle Arena e o mundo todo não sabiam o que fazer para conter a ansiedade a 51 segundos do fim, com 113×111 para os Cavs.

Aí apareceu Kevin Durant, com uma cesta de três, para deixar tudo em 114×113. Os segundos finais foram marcados pelo desespero do Cleveland, que perdeu seus ataques e viu os Warriors ainda fazerem mais quatro pontos para encerrar a inesquecível noite em 118×113.

Destaques? Muitos.

O “supertrio” do Golden State Warriors fez total jus à fama. Juntos, Stephen Curry, Klay Thompson e Kevin Durant marcaram assombrosos 89 pontos – 31 de Durant, 30 de Thompson e 28 de Curry.

Nem dá para falar mal dos Cavs – pelo menos no ataque. LeBron terminou este Jogo 3 com nada menos que 39 pontos! Kyrie Irving também teve sua melhor partida disparada neste playoff, anotando 38, mas todos os demais não acompanharam o ritmo e sucumbiram no fim a um Golden State que realmente é uma máquina de jogar basquete.

   

E AGORA?!

O 3-0 já decretou uma distância intransponível para os Cavs. O título do Golden State já passou a ser uma questão de “quando”, e não “se” vai ser campeão.

E há uma verdadeira comoção para que a decisão seja decretada já nesta sexta, a partir das 22h (de Brasília), de novo em Cleveland. Este 4-0 na casa dos Cavs enterraria todo e qualquer resquício de frustração com a derrota dos Warriors no ano passado. Afinal, este eventual 4-0 seria a resposta perfeita a tudo o que o Golden State precisou ouvir depois de abrir 3-1 e perder por 4-3 há 12 meses.

Há um outro motivo para se imaginar uma decisão relâmpago neste Jogo 4.

Jamais, na história da NBA, uma equipe foi campeã invicta no playoff. Nenhuma, inclusive, conseguiu esta absurda série de 15-0 que os Warriors ostentam no pós-temporada. Só falta o título. Só falta um jogo.

E só mesmo um milagre vai fazer a decisão invadir o fim de semana.

   

CONFIRA COMO ESTÃO AS FINAIS DA NBA:

Placar atual: Golden State Warriors 3-0 Cleveland Cavaliers

  • Jogo 1 – Golden State Warriors 113×91 Cleveland Cavaliers
  • Jogo 2 – Golden State Warriors 132×113 Cleveland Cavaliers
  • Jogo 3 – ONTEM (7) – Golden State Warriors 118×113 Cleveland Cavaliers

Próximos jogos:

  • Jogo 4 – SEXTA (9) – 22h – Cleveland Cavaliers x Golden State Warriors
  • Jogo 5 * – SEGUNDA (12) – 22h – Golden State Warriors x Cleveland Cavaliers
  • Jogo 6 * – 15/06 – 22h – Cleveland Cavaliers x Golden State Warriors
  • Jogo 7 * – 18/06 – 22h – Golden State Warriors x Cleveland Cavaliers
    * Se necessários