Eliminatórias da Copa do Mundo 2018

Fifa anuncia Copa do Mundo com 48 seleções

Foto: Philipp Schmidli/Getty Images

Mudança vale a partir da Copa do Mundo 2026

Atualmente, a Copa do Mundo possui 32 seleções nacionais, divididas na primeira fase em 8 grupos (de Grupo A a Grupo H), com 4 equipes em cada. Elas disputam entre si em sistema de pontos corridos e as duas melhores de cada grupo conquistam vagas nas oitavas de final. Mas tudo isso vai mudar. A Fifa anunciou que, a partir de 2026, serão 48 times a disputar o mundial.

Quem aí reclamou que, em 2017, a nossa Copa SP de Futebol Júnior incluía times demais? Garanto como 120 times, vários deles jogando em casa, dão menos dor de cabeça para organizar do que 48 seleções, cada uma com suas dúzias de membros da delegação, os próprios jogadores e, é claro, a torcida, que vem de longe para prestigiar seus atletas e inchar as cidades-sede. Serão 80 jogos espremidos em 12 estádios e 32 dias de torneio — a duração se manterá a mesma.

Em vez de 4 times por grupo, serão apenas 3. Em vez de 8 grupos, serão 16 (Grupo A a Grupo P). Mais um pouco e faltarão letras do alfabeto. Ao final da primeira etapa, o time de pior desempenho de cada grupo será eliminado, e os demais avançam para uma extensa fase de mata-mata que começa com 32 equipes.

O conselho da Fifa votou essa decisão por unanimidade. Um dos fatores levados em conta é a qualidade da competição. Afinal, se cada seleção joga apenas duas vezes na fase de grupos, elas precisam brigar mais duro por vitórias. Não vai mais existir a possibilidade de dois times que já estão matematicamente classificados jogarem por um empate, por exemplo. Contudo, nós sabemos que isso não é tudo. Com a mudança, a Fifa espera elevar em 20% a lucratividade da competição.

Ainda não se sabe qual país será sede da Copa do Mundo 2026. Isso vai ser decidido apenas em 2020. Mas uma coisa já sabemos: Vai ficar muito mais difícil completar aquele álbum de figurinhas.

 

Comentários

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar