NASCAR

Federated Auto Parts 400 definirá últimos classificados para os playoffs da NASCAR

Foto: Sarah Crabill/Getty Images

Chase Elliott, Matt Kenseth e Jamie McMurray ainda precisam confirmar vaga

A NASCAR encerra sua temporada regular neste final de semana com a Federated Auto Parts 400, em Richmond, na Virgínia. De todos, o que tem a situação mais tranquila é Martin Truex JR, que garantiu o primeiro lugar na classificação geral e passará para os playoffs com 15 pontos extras. Para os demais pilotos resta a disputa por posições, que também valem pontos. Já Chase Elliott, Matt Kenseth e Jamie McMurray precisam ainda confirmar as vagas na próxima fase. Para isso, terão que torcer para que nenhum concorrente conquiste uma vitória nesta última prova.

 

Última chamada

Para se garantir entre os 16 que avançam nos playoffs, o piloto precisa ter conquistado uma vitória na temporada regular ou ter somado o maior número de pontos entre os que não ganharam. Nesta edição, restam três vagas e a última corrida promete bastante emoção.

Entre os que não estão garantidos, Chase Elliott, Matt Kenseth e Jamie McMurray são os que estão seguindo no campeonato pela pontuação, mas um desses ficará de fora em caso de um novo vencedor neste sábado.

A expectativa é que o trio consiga avançar, pois quem tinha que ganhar já ganhou. Seria uma enorme surpresa se algum outro piloto conseguisse essa façanha. A única ameaça na verdade é Joey Logano, que já venceu, inclusive em Richmond, mas como a NASCAR encontrou uma irregularidade no seu carro, ele perdeu a vaga nos playoffs pela vitória. Logano até teve uma queda de rendimento nas últimas corridas, mas é um nome que merece sempre atenção.

Dos três, o mais ameaçado é Jamie McMurray, que não vive uma grande fase e dificilmente conseguirá ser melhor que Chase Elliott e Matt Kenseth.

Duelo no alto

Nada de tirar o pé do acelerador nesta reta final! De todos, o único que pode se dar ao luxo de uma folga é Martin Truex Jr, que já garantiu o primeiro lugar. No entanto, como uma vitória também rende um ponto extra, eu duvido que o líder vá se acomodar no banco do carro.

Para os demais, a disputa vai ser quente, principalmente entre Kyle Busch, Kyle Larson e Kevin Harvick, que querem a segunda posição para entrar nos playoffs colados em Truex. De todos, o último é o único que vem em baixa e deve ter que se contentar com a quarta posição.

Larson até vem derrapando um pouco, mas sempre é uma ameaça e isso fica claro com as 10 vezes nas quais o piloto ficou entre as três primeiras colocações. No entanto, a expectativa é que Busch leve a melhor novamente sobre o seu rival, como fez em quatro das cinco corridas recentes.

Histórico em Richmond, Virgínia

Disputada desde 1958, a Federated Auto Parts 400, tem um histórico de muito equilíbrio. O grande recordista é Richard Petty, que ganhou sete vezes, mas isso lá na década de 70. A partir dos anos 2000, o principal nome é Denny Hamlin, que venceu em três ocasiões, inclusive na temporada passada. Outros participantes de destaque são Jimmie Johnson, Kevin Harvick e Matt Kenseth, que levaram a melhor em duas oportunidades.

 

 

Palpite

Com Martin Truex Jr com a vida resolvida, a disputa certamente ficará entre a turma que vem abaixo na classificação. Também em grande fase, Kyle Busch é o nome mais indicado para vencer mais essa e se confirmar em segundo no campeonato. Sua principal ameaça é Denny Hamlin, que vem crescendo e certamente terminará entre os melhores.

 

Programação da Federated Auto Parts 400 – NASCAR

Sexta-feira, 8 de setembro

  • 11:00 – Treino livre 1
  • 13:30 – Treino livre 2

 

Sábado, 9 de setembro

  • 13:00 – Treino de classificação
  • 16:00 – Corrida

 

 

Classificação da NASCAR CUP 2017

  1. Martin Truex JR, 1000 – Garantido nos playoffs
  2. Kyle Busch, 893 – Garantido nos playoffs
  3. Kyle Larson, 884 – Garantido nos playoffs
  4. Kevin Harvick, 867 – Garantido nos playoffs
  5. Denny Hamlin, 810 – Garantido nos playoffs
  6. Brad Keselowski, 761 – Garantido nos playoffs
  7. Chase Elliott, 737
  8. Matt Kenseth, 735
  9. Jamie McMurray, 734
  10. Jimmie Johnson, 653 – Garantido nos playoffs
  11. Clint Bowyer, 643
  12. Ryan Blaney, 629 – Garantido nos playoffs
  13. Kurt Busch, 624 – Garantido nos playoffs
  14. Erik Jones, 611
  15. Joey Logano, 605
  16. Ryan Newman, 604 – Garantido nos playoffs
  17. Daniel Suarez, 538
  18. Ricky Stenhouse Jr, 536 – Garantido nos playoffs
  19. Austin Dillon, 473 – Garantido nos playoffs
  20. Trevor Bayne, 472
  21. Kasey Kahne, 464 – Garantido nos playoffs