Champions League

Favoritos da Champions League 2017/18: PSG, Manchester City, Real Madrid, Barcelona e Bayern

Foto: Jean Catuffe/Getty Images

Vem aí a última rodada da fase de grupos da Champions League! Os palpites para quem será campeão já começaram. Com 0 trio Neymar, Cavani e Mbappé, o invicto Paris Saint-Germain é favorito a erguer a taça, mas é seguido de perto por Manchester City, Real Madrid, Barcelona e Bayern de Munique. Confira abaixo a situação de cada time, quais já garantiram ou ainda brigam por uma vaga nas oitavas de final.

 

Manchester United perde a invencibilidade no Grupo A

Vindo de uma sequência de vitórias, o Manchester United precisava apenas do empate na rodada passada para garantir a primeira colocação no Grupo A. Porém, um gol os 44 minutos do segundo tempo deu a vitória ao Basel e colocou o time suíço de volta na disputa. Agora, o United tem 3 pontos a mais do que o Basel e o CSKA Moscou, seu adversário da última rodada. Já está classificado para as oitavas, mas ainda sem certeza da primeira colocação. Como venceu os russos por 4 a 1 na segunda rodada da competição, pode perder por até três tentos e se manter no topo da tabela. Por outro lado, não pode ser goleado em casa, ou verá o CSKA tomar a liderança. Seria uma tragédia. Lembrando que o primeiro critério de desempate da Champions é o confronto direto.

Ambos com 9 pontos, Basel e CSKA Moscou ainda brigam pela segunda vaga nas oitavas de final. Enquanto o CSKA enfrenta o Manchester United, para o Basel resta enfrentar o lanterna Benfica, que até agora não somou pontos na tabela. Melhor para os suíços, que além de terem um compromisso mais fácil, ainda estão levando a melhor nos critérios de desempate, com o placar acumulado de 3 a 2 contra o CSKA.

Classificação do Grupo A
  1. Manchester United – 12
  2. Basel – 9
  3. CSKA Moscou – 9
  4. Benfica – 0
Jogos da 6ª rodada no Grupo A
  • 05/12, às 17:45 – Benfica x Basel
  • 05/12, às 17:45 – Manchester City x CSKA Moscou

 

Paris Saint-Germain Vs. Bayern de Munique no Grupo B

O Grupo B é o que tem a classificação melhor definida. Paris Saint-Germain e Bayern de Munique já estão garantidos nas oitavas, mas ainda resta aos germânicos a última chance de arrancar a liderança do time francês. Para isso, precisará golear por pelo menos 4 a 0. Um cenário inimaginável para um PSG que está invicto desde a contratação de Neymar, em agosto. No torneio continental, apenas venceu. Possui o melhor ataque da competição, com 24 gols marcados em cinco jogos, e a melhor defesa — empatada com a do Barcelona — vazada apenas uma vez. O Bayern pode até vencer a partida, mas provavelmente terá que se contentar com a segunda posição.

Na lanterna do grupo, o Anderlecht terá sua última chance de pontuar, no jogo contra o Celtic. Uma vitória por 4 a 0 dá aos belgas a vaga para a Liga Europa. Porém, jogam fora de casa contra o líder do Campeonato Escocês, e são grandes as chances do Celtic conquistar sua segunda vitória.

Classificação do Grupo B
  1. Paris Saint-Germain – 15
  2. Bayern de Munique – 12
  3. Celtic – 3
  4. Anderlecht – 0
Jogos da 6ª rodada no Grupo B
  • 05/12, às 17:45 – Bayern de Munique x Paris Saint-Germain
  • 05/12, às 17:45 – Celtic x Anderlecht

 

Chelsea de olho no Roma no Grupo C

O Chelsea também já garantiu a classificação para a próxima fase, mas ainda tem a primeira colocação ameaçada. Isso porque está com o Roma entalado na garganta. Entre os atuais líderes dos grupos, o Chelsea tem a segunda pior campanha, já que amargou um empate e uma derrota por 3 a 0, ambos jogando contra os italianos. Está apenas dois pontos à frente do Roma e precisa vencer o Atlético de Madrid na última rodada para garantir a classificação. Um empate pode custar a liderança, caso o Roma faça o dever de casa e derrote o lanterna Qarabag em casa.

Na briga pela segunda posição, o Atlético de Madrid tem a missão quase impossível de vencer o Chelsea fora de casa e ainda ver o Roma apenas empatar com o Qarabag. Este cenário pouco provável deixaria ambos com 9 pontos na tabela, mas os espanhóis levariam a melhor no confronto direto, com dois gols a favor.

Classificação no Grupo C
  1. Chelsea – 10
  2. Roma – 8
  3. Atlético de Madrid – 6
  4. Qarabag – 2
Jogos da 6ª rodada no Grupo
  • 05/12, às 17:45 – Chelsea x Atlético de Madrid
  • 05/12, às 17:45 – Roma x Qarabag

 

Barcelona garantido, mas Sporting seca o Juventus no Grupo D

Já garantido na primeira colocação do grupo, o Barcelona joga apenas para cumprir tabela. Mesmo que perca e veja o Juventus ganhar e igualar a pontuação, o time catalão leva a melhor no confronto direto e não tem sua liderança ameaçada. É favorito para vencer diante de sua torcida, mas atenção ao adversário: o Sporting ainda briga pela segunda vaga. Isso seria possível com uma improvável vitória no Camp Nou, aliada a um empate do Juventus diante do Olympiacos, time que segurou o placar no zero a zero com o Barcelona na 4ª rodada.

Classificação no Grupo D
  1. Barcelona – 11
  2. Juventus – 8
  3. Sporting – 7
  4. Olympiacos – 1
Jogos da 6ª rodada no Grupo
  • 05/12, às 17:45 – Barcelona x Sporting
  • 05/12, às 17:45 – Olympiacos x Juventus

 

Grupo “E” de “Embolado” com Liverpool, Sevilla e Spartak

A única definição no Grupo E é de que o Maribor está fora. No mais, Liverpool, Sevilla e Spartak Moscou ainda disputam as duas vagas nas oitavas de final. Em terceiro na tabela, uma combinação de resultados poderia até deixar o Spartak em primeiro! Para isso, precisa vencer o Liverpool fora de casa e ver o Sevilla apenas empatar com o Maribor.

O Sevilla leva a pior no desempate com todo mundo. Mesmo tendo vencido o Spartak em casa por 2 a 1, perdeu fora por 5 a 1 e fica para trás no confronto direto. Os dois jogos contra o Liverpool terminaram empatados, mas os rojiblancos têm dez gols a menos no saldo. A vantagem é que na última rodada enfrentam o lanterna Maribor, que joga apenas para cumprir tabela. O Sevilla depende só de si para se classificar. Contudo, a única forma de não correr riscos é conquistando uma vitória. Caso vença, torce para o Spartak vencer ou empatar, o que tiraria o Liverpool da liderança. Em caso de empate ou derrota, apenas se classifica em caso de tropeço do Spartak.

Possíveis resultados e como o grupo ficaria:
  • Vitória do Sevilla + Vitória do Spartak = 1) Sevilla; 2) Spartak; 3) Liverpool.
  • Vitória do Sevilla + Empate do Spartak = 1) Sevilla; 2)Liverpool; 3) Spartak.
  • Vitória do Sevilla + Derrota do Spartak = 1) Liverpool; 2)Sevilla; 3) Spartak.
  • Empate ou derrota do Sevilla + Vitória do Spartak = 1)Spartak; 2) Liverpool; 3) Sevilla.
  • Empate ou derrota do Sevilla e do Spartak = 1) Liverpool; 2) Sevilla; 3) Spartak.

Tendo em vista os mandos de campo e retrospecto dos times, o mais provável é que a classificação permaneça a mesma, com o Liverpool em primeiro lugar do grupo, o Sevilla em segundo e o Spartak Moscou indo para a Liga Europa.

Classificação do Grupo E
  1. Liverpool – 9
  2. Sevilla – 8
  3. Spartak Moscou – 6
  4. Maribor – 2
Jogos da 6ª rodada no Grupo E
  • 06/12, às 17:45 – Maribor x Sevilla
  • 06/12, às 17:45 – Liverpool x Spartak Moscou

 

Tropeço do Manchester City elimina o Napoli no Grupo F

Manchester City é o líder com mais tranquilidade na fase de grupos da Champions League. Além de manter os 100% de aproveitamento, ainda abriu seis pontos de vantagem para o vice-líder Shakhtar Donetsk. É justamente contra ele que joga a 6ª rodada. Porém, ao contrário do City, que apenas cumpre tabela, o Shakhtar joga em casa e precisa pelo menos do empate para garantir a classificação.

Em terceiro, o Napoli seca o Shakhtar Donetsk. Apesar de ter sido derrotado pelos ucranianos por 2 a 1 na primeira rodada, emplacou um 3 a 0 no jogo em casa e conquistou a vantagem do desempate. Agora, precisa derrotar o lanterna Feyenoord e torcer para que o Manchester City mantenha os 100%.

Classificação do Grupo F
  1. Manchester City – 15
  2. Shakhtar Donetsk – 9
  3. Napoli – 6
  4. Feyenoord – 0
Jogos da 6ª rodada no Grupo F
  • 06/12, às 17:45 – Feyenoord x Napoli
  • 06/12, às 17:45 – Shakhtar Donetsk x Manchester City

 

Besiktas só observa a briga entre Porto e RB Leipzig no Grupo G

Pela primeira vez em sua história, o Besiktas está classificado para as oitavas de final da Champions, e é em primeiro lugar. Porto e RB Leipzig disputam a segunda vaga, e cada um joga a última rodada em sua própria casa contra times que só cumprem tabela. É quase um mata-mata: quem perder está fora! Tudo pode acontecer. O Porto tem vantagem caso ambos obtenham o mesmo resultado.

Classificação do Grupo G
  1. Besiktas – 11
  2. Porto – 7
  3. RB Leipzig – 7
  4. Monaco – 2
Jogos da 6ª rodada no Grupo G
  • 06/12, às 17:45 – RB Leipzig x Besiktas
  • 06/12, às 17:45 – Porto x Monaco

 

Borussia Dortmund e Apoel na briga pela Liga Europa no Grupo H

Tottenham e Real Madrid já estão definidos no primeiro e segundo lugares do Grupo H, respectivamente. Aqui, a briga é pela vaga na Liga Europa. Borussia Dortmund e Apoel já se enfrentaram as duas vezes na fase de grupos e terminaram empatados em ambos os jogos — o que corresponde aos 2 pontos que cada um tem na tabela. Borussia leva a melhor no saldo de gols, mas a posição pode se inverter, dependendo dos resultados da última rodada. Os dois times jogam fora de casa contra os líderes que cumprem tabela.

Classificação do Grupo H
  1. Tottenham – 13
  2. Real Madrid – 10
  3. Borussia Dortmund – 2
  4. Apoel – 2
Jogos da 6ª rodada no Grupo H
  • 06/12, às 17:45 – Real Madrid x Borussia Dortmund
  • 06/12, às 17:45 – Tottenham x Apoel

 

Favoritos para campeão da Champions League

Com 3 ou mais gols marcados em cada partida até agora, o Paris Saint-Germain é franco favorito ao título de Campeão Europeu na temporada 2017/18. É seguido pelo também invicto Manchester City e pelo Real Madrid — mesmo este tendo perdido a liderança para o Tottenham. Barcelona e Bayern também estão bem cotados, e os demais times são considerados azarões na disputa pelo título. Os dados são do OddsShark.com/br.

Lista dos times em ordem de favoritismo
  1. Paris Saint-Germain
  2. Manchester City
  3. Real Madrid
  4. Barcelona
  5. Bayern de Munique
  6. Manchester United
  7. Tottenham
  8. Juventus
  9. Chelsea
  10. Liverpool
  11. Roma
  12. Napoli
  13. Porto
  14. Besiktas
  15. Sevilla
  16. Atlético de Madrid
  17. RB Leipzig
  18. Shakhtar Donetsk
  19. Basel
  20. Spartak Moscou
  21. Sporting
  22. CSKA Moscou

As demais equipes já não podem mais avançar para as oitavas de final da Champions League.