Copa do Brasil

Eu acredito no Botafogo finalista da Copa do Brasil!

Foto: Satiro Sodré/SSPress/Botafogo

Botafogo e Flamengo fazem, nesta quarta-feira, o jogo decisivo das semifinais da Copa do Brasil. Meu amigo Miguel Gonzalez defende a vitória do Flamengo, mas a verdade é que o Alvinegro tem sim condições de sair triunfante do clássico carioca e chegar à grande final.

Vou lhes mostrar por quê:

 

Titulares descansados

O Botafogo assumiu que suas prioridades na temporada são a Copa do Brasil e a Libertadores. Para isso – e por conta de seu elenco reduzido – vem poupando titulares no Campeonato Brasileiro. Os efeitos desta decisão são nítidos no Brasileirão: dos últimos 15 pontos disputados, o alvinegro conquistou apenas 4 (um empate e uma vitória).

Nos mata-mata, em compensação, o time segue avançando sem sustos e apesar de não ter conseguido nenhuma vantagem no jogo de ida pelas semifinais da Copa do Brasil, garantiu um empate em 0 a 0 – que lhe dará a classificação com qualquer empate com gols. Um resultado não tão improvável para o time titular, que não passou pelo desgaste de jogar no final de semana pelo Brasileiro.

 

Empate com gols

Com defesas que estão longe de figurarem entre as mais sólidas do Campeonato Brasileiro – Botafogo já sofreu 22 gols e o Flamengo 21 –, um novo 0 a 0 é pouco provável. O ataque rápido do alvinegro deve criar problemas para a ligeiramente pesada defesa rubro-negra – que não poderá contar com o “goleiro pegador de pênaltis” Diego Alves e nem com Alex Muralha que tantas alegrias deu aos torcedores rivais nesta temporada. Como o empate com gols classifica o Botafogo, sair na frente é fundamental para que o Flamengo vire “sorvete” no Maracanã e “derreta” diante da possibilidade de mais uma desclassificação em mata-mata.

 

Técnico longevo

Jair Ventura está no comando do Botafogo desde o ano passado. Vem fazendo um bom trabalho com o limitado elenco que tem e afirmou sua ascensão sobre o grupo quando da saída de Sassá para o Cruzeiro. O técnico conhece o time e o time sabe bem o que Ventura quer ver em campo. Com todas as peças no lugar, embora tenha menos elenco, o Botafogo tem mais conjunto. Isso pode fazer toda a diferença no clássico de quarta-feira.

O Flamengo, por outro lado, ainda está na fase de “test-drive” com Reinaldo Rueda – um técnico que acabou de tirar da concessionária e ainda tem cheirinho de novo. Mesmo sendo um profissional experiente, Rueda ainda não conhece o elenco do Flamengo e pode ser surpreendido por uma “escolha” errada ou pelo fator “Márcio Araújo”. Além disso, nomes como Éverton Ribeiro e Diego Costa não estão inscritos na Copa do Brasil – desfalques de peso, sem dúvida. Sem falar que o atacante Paolo Guerrero é dúvida para o jogo. Se fosse uma disputa de “problemas”, o Flamengo estava ganhando de goleada.

 

Futebol alegre

O Botafogo chega na semifinal com um time que tem Pimpão e Lindoso em seu elenco. Fala sério, Miguel! Como é que você acha que um time que tem um futebol pimpão e lindoso vai perder a vaga? Sem chances!

 

Resumindo

Flamengo e Botafogo é um clássico e, como todo clássico, não tem favoritos. Mas diante do momento de cada time na temporada, digo com confiança que o alvinegro avança para a grande final da Copa do Brasil – para desespero da diretoria rubro-negra (e do Miguel). Não será um jogo tranquilo, mas com seu futebol lindoso e pimpão, o Botafogo garante pelo menos um empate com gols ao término dos 90 minutos.

 

Histórico

Até hoje já aconteceram 358 clássicos Botafogo x Flamengo. O rubro-negro leva vantagem no confronto com 127 vitórias, contra 109 do alvinegro. O empate, porém, aconteceu em 122 ocasiões – e como já sabemos, o empate é do Botafogo. Amanhã será o dia do 123º.

 

Serviço

Começou ontem, segunda-feira, a venda de ingressos para a torcida alvinegra para Flamengo x Botafogo, jogo que decide quem avança para a final da Copa do Brasil. A partida acontece amanhã, quarta-feira, às 21h45, no Maracanã. A venda acontece apenas em General Severiano, de 10h às 17h, com preço de R$ 150 (inteira) e R$ 75 (meia) no Setor Sul e como o mando não é do Botafogo, sócios não terão benefícios nesta partida.

Os portões do Maracanã abrem às 19h00.

Haverá trens e metrôs extras para o torcedor poder voltar para casa com tranquilidade.

O policiamento também foi reforçado para evitar brigas e tumultos como os da semana passada.

 

Jogos de volta da semifinal da Copa do Brasil

Quarta-feira, 23 de agosto:

  • 21h45: Cruzeiro x Grêmio – palpite: Cruzeiro.

  • 21h45: Flamengo x Botafogo – palpite: Botafogo.