Brasileirão Série A

Embalado desde a queda de Cuca, Palmeiras vai em busca de vitória sobre mistão do Grêmio no Sul

Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Após dois triunfos sob o comando de Alberto Valentim, Verdão quer a trinca contra um adversário que só pensa na Libertadores

Última chance para o Brasileirão 2017 esquentar na reta final. Depois que o Grêmio perdeu sua chance de colocar fogo no campeonato ao ficar num empate sem gols com o Corinthians no meio de semana, em São Paulo, agora é a vez do Palmeiras se candidatar ao confronto direto com o líder. Para se consolidar como principal desafiante da equipe de Fábio Carille, o Verdão vai precisar derrotar o próprio Grêmio, fora de casa. E a contagem regressiva dos gaúchos para as semifinais da Copa Libertadores deixa essa missão muito mais viável. O jogão acontece no domingo (22), às 17h (de Brasília).

 

Valentim comanda recuperação

Está cada vez mais evidente que algo estava errado nesta segunda passagem de Cuca pelo comando técnico do Palmeiras. Desde sua saída, a equipe parece muito mais coesa, ligada na partida e consciente de seu potencial. Resultado: após dois jogos como treinador, o ex-auxiliar Alberto Valentim soma seis pontos conquistados (vitórias sobre Atlético-GO e Ponte Preta) e já ganha elogios públicos dos jogadores. Um dos líderes do elenco, Dudu já pediu publicamente a manutenção de Valentim como técnico na temporada que vem.

O jovem treinador tem mais um mérito: num elenco recheado de opções, ele parece ter renovado o ânimo de alguns atletas que andavam cabisbaixos. O melhor exemplo disso é o colombiano Borja, que desencantou depois de quatro meses e marcou um dos gols da vitória sobre a Ponte. “Tirou um peso”, disse o centroavante, aliviado. Valentim confessa ter dado uma atenção especial ao colombiano, investimento multimilionário do clube para a temporada. “Todos que estão no banco precisam estar prontos para entrar”, avisa.

Com a disputa por um lugar no time em aberto e duas vitórias consecutivas, é hora desse Palmeiras de Valentim passar por um teste de fogo. Os primeiros triunfos valeram para colocar o time de novo na briga, mas ambos foram sobre equipes que estão na zona de rebaixamento. Agora a história é outra: medir forças com o Grêmio em Porto Alegre é um desafio e tanto. Em caso de vitória, o sonho do bicampeonato passa a ficar mais real. O Palmeiras ficaria isolado na vice-liderança. E a diferença para o Corinthians, que hoje é de nove pontos, poderia cair para seis no confronto direto, daqui a duas rodadas.

 

Renato vê jogo como um ensaio

Entre os gremistas, não há como negar que a preocupação com a Libertadores ofusca os preparativos para o jogo do fim de semana. A equipe joga no domingo e embarca já na segunda para Guayaquil, onde disputa a partida de ida das semifinais contra o Barcelona. O técnico Renato Gaúcho avisa que só revelará o time que enfrenta o Palmeiras momentos antes do apito inicial. Mas ninguém em Porto Alegre acredita num Grêmio com força máxima – e, nos bastidores do clube, fala-se abertamente no uso de uma equipe mista, para evitar um desgaste excessivo dos titulares e minimizar o risco de lesões.

Renato quer a vitória sobre o Palmeiras, evidentemente, mas parece estar encarando o jogo como um teste para alguns atletas antes do compromisso mais importante na quarta. Isso se aplica principalmente a Luan, melhor jogador da equipe, que voltou de contusão contra o Corinthians e deverá ser aproveitado pelo menos por alguns minutos no domingo – uma forma de dar ritmo de jogo e confiança ao ótimo atacante. “Se o Luan estiver bem, vai jogar mais alguns minutos contra o Palmeiras. Não sei quanto, mas vai jogar”, diz ele.

 

Palpite

Vivendo momentos bastante distintos na temporada, Palmeiras e Grêmio fariam um jogo equilibrado caso os gaúchos estivessem focados no Brasileirão e colocassem em campo o que têm de melhor. A ausência de pelo menos alguns titulares e o compreensível temor de contusão antes da viagem ao Equador fazem a balança pender de vez para o Verdão. Não se deve esperar um jogo fácil, é claro – mas o Palmeiras, mesmo jogando em Porto Alegre, chega com o favoritismo para o confronto mais importante da rodada do fim de semana. Cravamos 2×1 para o Alviverde. E você?

 

Jogos da 30ª rodada do Brasileirão 2017

Sábado, 21 de outubro

  • 17:00 – Vasco x Coritiba – Palpite: Vasco

Domingo, 22 de outubro

  • 17:00 – Santos x Atlético-GO – Palpite: Santos
  • 17:00 – São Paulo x Flamengo – Palpite: Empate
  • 17:00 – Cruzeiro x Atlético-MG – Palpite: Cruzeiro
  • 17:00 – Atlético-PR x Sport – Palpite: Atlético-PR
  • 17:00 – Grêmio x Palmeiras – Palpite: Palmeiras
  • 17:00 – Bahia x Vitória – Palpite: Bahia
  • 19:00 – Ponte Preta x Avaí – Palpite: Empate
  • 19:00 – Chapecoense x Fluminense – Palpite: Chapecoense 

Segunda-feira, 23 de outubro

  • 20:00 – Botafogo x Corinthians – Palpite: Empate