Brasileirão Série A

Em péssima fase, Atlético-MG busca a reabilitação contra o Flamengo pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

foto: Bruno Cantini / Atlético

A rodada do meio de semana guardou tratamentos bem diferenciados para Atlético-MG e Flamengo. Enquanto que o primeiro foi eliminado nas oitavas de final da Copa Libertadores da América, o segundo goleou pela Sul-Americana e começa o returno da Série A do Campeonato Brasileiro sob novo comando e novo ânimo – mais vivo do que nunca na briga pelo G-4.

 

Juntando os cacos

Campeão Mineiro e dono na melhor campanha na fase de grupos da Copa Libertadores, o Atlético-MG passou todo o primeiro turno do Brasileirão tropeçando em seus próprios erros e tendo um desempenho muito abaixo daquele que o seu elenco – em teoria – pode apresentar. Como resultado, a equipe chega para o returno com um aproveitamento de 40,4%, 23 pontos conquistados em 6 vitórias, 5 empates e 8 derrotas, ocupando a 15ª posição tendo apenas 4 pontos de vantagem sobre o São Paulo – time que abre o Z-4.

Apontado como um dos favoritos ao título na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, o desempenho decepcionante do Galo custou o emprego do técnico Roger Machado, que foi substituído pelo campeão olímpico Rogério Micale. Mas o rendimento do time continuou ruim (nos últimos 15 pontos disputados no Brasileiro, conquistou apenas 3, com uma vitória e 4 derrotas).

Precisando de uma vitória por 1 a 0 para levar o duelo contra o fraco Jorge Wilstermann para os pênaltis (no mínimo), o Atlético falhou novamente em casa e com o 0 a 0 no Mineirão, deu adeus à Libertadores. Em seu lugar ganhou um aumento na pressão sobre o elenco após o presidente do clube, Daniel Nepomuceno, afirmar – enquanto se defendia de uma crítica ou outra ao “planejamento exemplar” do Galo para 2017 – que o G-6 “é obrigação”.

“Obrigação” ou não, com tantos tropeços no primeiro turno, o caminho para o G-6 ficou longo e o fato é que a segunda eliminação em cerca de 20 dias deixa o Galo com a crista mais do que baixa para buscar uma arrancanda no returno – ainda mais encarando, logo de cara, o forte Urubu no domingo.

 

Sob nova direção

Por mais que contasse com a simpatia do presidente do Flamengo, o técnico Zé Ricardo não resistiu a mais uma derrota – 2 a 0 para o Vitória na Ilha do Urubu –, no último final de semana pela 19ª rodada do Brasileirão, e foi demitido. O clube espera anunciar logo o nome do colombiano Reinaldo Rueda em seu lugar. Mas, enquanto isso não acontece, o auxiliar Jayme de Almeida assumiu o comando interinamente e mostrou serviço na última quarta-feira: 5 a 0 pra cima do Palestino, na Ilha do Urubu, pela Copa Sul-Americana. À parte o fato de que com a vantagem conquistada no jogo de ida – 5 a 2 para o rubro-negro –, até um paspalho como eu conseguiria a classificação com aquele elenco, o Flamengo teve uma postura diferente em campo: mais disposição, mais compactação e mais organização – tudo aquilo que o mundo e a torcida do Mengão diziam que faltava ao time sob o comando de Zé Ricardo.

É muito cedo para dizer qualquer coisa depois de tantas decepções no primeiro turno, mas não dá pra negar que o Flamengo dos 5 a 0 no Palestino combina muito mais com o elenco que foi montado do que o Flamengo dos 0 a 2 para o Vitória. O jogo da quarta-feira serviu para escancarar aquilo que  todo mundo já sabia: é uma Ferrari pronta pra voar baixo. Se vier mesmo, Rueda receberá um time em condições de brigar pelo G-4 e vice-liderança do Brasileirão – o título será mais difícil por culpa do primeiro turno abaixo da expectativa. Por outro lado, terá plenas condições de buscar o título da Copa do Brasil e da Sul-Americana – e qualquer um dos dois, com certeza, servirá para “salvar o ano” na Gávea.

 

Nosso palpite

O Atlético-MG segue mordendo o próprio rabo e cumprindo a cartilha do fracasso item por item: desempenho ruim, elenco rendendo menos do que pode, troca de técnico em meio a jogos decisivos, diretoria fugindo da responsabilidade, etc. Vem pro jogo no domingo precisando desesperadamente de uma vitória não só para se afastar do Z-4 mas também para “dar uma resposta” em campo de que conseguirá superar a má fase.

O problema é que o Flamengo parece ter descoberto que é uma águia que estava sendo criada por galinhas: abriu as asas na quarta-feira e se deu conta de que pode voar. E, em toda minha vida, nunca vi um galo que conseguisse bater numa águia. E não acho que verei neste domingo. Não vai ser fácil – longe disso – mas o Flamengo ganha do Atlético-MG e aumenta ainda mais a crise do alvinegro.

 

Caneladas ao Vivo

Neste domingo, a partir das 16 horas acompanhe nossas Caneladas ao Vivo para Vasco e Palmeiras pelo Twitter do Ganhador. Venham conferir! Vai ter bolo.

 

Programação dos jogos e emissoras de TV para a 20ª rodada do Campeonato Brasileiro

A 20ª rodada do Brasileirão é uma das mais doidas do torneio, então preste atenção para não se perder: ela começa no próximo sábado, dia 12, e termina na quarta-feira, dia 23, com o jogo entre Chapecoense e Corinthians – adiado porque a Chape foi dar um rolê em Barcelona e levou um chapéu do Neymar que foi para Paris.

Sábado – 12/08/2017

  • 16:00 – Atlético-GO x Coritiba – Olímpico (Premiere) – Palpite: Coritiba
  • 19:00 – Vitória x Avaí – Barradão (Premiere) – Palpite: Avaí

Domingo – 13/08/2017

  • 11:00 – São Paulo x Cruzeiro – Morumbi (Premiere) – Palpite: Cruzeiro
  • 16:00 – Vasco x Palmeiras – Raulino de Oliveira (Globo, Premiere) – Palpite: Palmeiras
  • 16:00 – Atlético-MG x Flamengo – Horto (Globo, Premiere) – Palpite: Flamengo
  • 16:00 – Sport x Ponte Preta – Ilha do Retiro (Premiere) – Palpite: Sport
  • 19:00 – Atlético-PR x Bahia – Arena da Baixada (Premiere) – Palpite: Atlético-PR
  • 19:00 – Botafogo x Grêmio – Engenhão (Premiere, SporTV) – Palpite: empate

Segunda-Feira – 14/08/2017

  • 20:00 – Santos x Fluminense – Pacaembu (Premiere, SporTV) – Palpite: Santos

Quarta-feira – 23/08/2017

  • 19:30 – Chapecoense x Corinthians – Arena Condá (Premiere) – Palpite: Corinthians