Brasileirão Série A

Em noite de adeus de Zé Roberto, Palmeiras tenta retornar à vice-liderança contra o Botafogo na 37ª rodada

Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Verdão está de olho na premiação superior a 11 milhões de reais que o segundo colocado levará ao final do torneio; fora da Copa Libertadores, Fogão quer retornar ao G-7

Apesar de o Corinthians ter garantido o título com quatro rodadas de antecedência, quem disse que o Brasileirão acabou está muito enganado. Tem premiação em jogo, vaga para a Copa Libertadores e Sul-Americana de 2018 e, é claro, luta contra o rebaixamento, com duas vagas remanescentes. Duas equipes do Top 10 no Nacional encerram a 37ª rodada com um jogaço no Allianz Parque. O Palmeiras, quarto colocado na tabela, quer a vitória a todo custo na partida que marcará a despedida de Zé Roberto do estádio alviverde, enquanto o Botafogo, fora do G-7, precisa somar pontos de qualquer jeito para retornar ao grupo que vai para a competição continental mais importante da América do Sul. Confira o prognóstico da partida!

 

Adeus

Depois de uma longa e rica carreira no futebol, passando por importantes clubes como Portuguesa, Flamengo, Santos, Grêmio, Real Madrid, Bayern de Munique, entre outros, e tendo atuado em duas Copas do Mundo (1998 e 2006), Zé Roberto se despedirá do mundo da bola ao final de 2017. Hoje, ele fará seu último jogo no Allianz Parque, sob os olhares da massa alviverde. Contratado em 2014 pelo Palmeiras, o polivalente ganhou a Copa do Brasil de 2015 e o Brasileirão do ano passado com a camisa alviverde.

Com o famoso discurso “O Palmeiras é Grande” e liderança elogiada dentro e fora dos gramados desde que chegou à Academia, o lateral fez até o momento 132 partidas e anotou 10 gols jogando pelo Verdão. Ele deve ser a arma do técnico interino Alberto Valentim para a partida, já que o titular Michel Bastos pode ser poupado em razão de dores musculares.

 

Premiação

Em quarto lugar no Nacional com 60 pontos, o Palmeiras quer terminar o torneio em segundo lugar. Além do fato de amenizar a fraca temporada realizada, o Verdão pode garantir uma boa quantia com a vice-liderança. Se terminar o Brasileirão na segunda posição após 38 rodadas, o clube alviverde garantirá pouco mais de 11 milhões de reais. O dinheiro seria um importante “gás” para a equipe continuar com as contratações para a próxima temporada e alegrar o novo comandante Roger Machado. Dudu, Moisés e companhia levariam 5.5 milhões de reais caso o campeonato terminasse hoje.

 

Foco no G-7

Do outro lado, o Botafogo quer aproveitar o clima de festa palmeirense para surpreender os donos da casa. Depois de sair do G-7 com a vitória do Vasco por 2×1 sobre o Cruzeiro no Mineirão, resultado que deu aos cruzmaltinos o sétimo lugar na classificação geral, o time de General Severiano precisa somar pontos para retornar ao grupo que joga as preliminares da Copa Libertadores de 2018. Um empate faz a Estrela Solitária, que hoje tem 52 pontos e o oitavo lugar, voltar ao grupo, enquanto um triunfo é ainda melhor, e faz a equipe ganhar duas posições – ultrapassa Vasco e Flamengo.

Assim, o Fogão aposta no fator visitante para colocar água no chope na despedida de Zé Roberto. Os cariocas têm 42% de aproveitamento jogando fora do Nilton Santos, com cinco vitórias em 18 jogos. Além disso, a equipe espera aproveitar uma rodada bastante positiva para os clubes visitantes, que venceram seis dos nove jogos no fim de semana.

 

Palpite

Apesar da rodada atípica para os mandantes, o Palmeiras não deve cair na “armadilha” dos visitantes. Com 66% de aproveitamento jogando dentro de casa no Brasileirão e o melhor ataque da competição com 59 gols, o Verdão deve fazer o seu papel na capital paulista. Ainda mais quando o adversário não terá o seu matador. O atacante Roger, artilheiro botafoguense na temporada com 17 gols, ainda se recupera da retirada de um tumor no rim. Para piorar, ele se despede do clube na próxima rodada, já que tem um pré-contrato com o Internacional.

 

Jogos da 37ª rodada do Brasileirão 2017

Sábado, 25 de novembro

  • 17:00 – Fluminense 1×2 Sport – Palpite: empate

Domingo, 26 de novembro

  • 17:00 – Corinthians 2×2 Atlético-MG – Palpite: Corinthians
  • 17:00 – Cruzeiro 0x1 Vasco – Palpite: Cruzeiro
  • 17:00 – Coritiba 1×2 São Paulo – Palpite: empate
  • 17:00 – Grêmio 1×1 Atlético Goianiense – Palpite: Grêmio
  • 17:00 – Ponte Preta 1×2 Vitória – Palpite: Vitória
  • 17:00 – Avaí 1×0 Atlético Paranaense – Palpite: Avaí
  • 19:00 – Bahia 0x1 Chapecoense – Palpite: Bahia
  • 19:00 – Flamengo 1×2 Santos – Palpite: empate

Segunda-feira, 27 de novembro

  • 20:00 – Palmeiras x Botafogo – Palpite: Palmeiras