Primeira Liga

Em duelo único, Cruzeiro deve atropelar o Grêmio e seguir adiante na Primeira Liga

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Cruzeiro e Grêmio fazem o terceiro duelo entre as duas equipes no mês de agosto. Desta vez o jogo – único – é válido pelas quartas de final da Copa da Primeira Liga. Depois de um mês puxado encarando jogos na quarta e no domingo, a Raposa que aproveitará a pausa no Campeonato Brasileiro para recuperar o elenco e, com sorte, receber de volta mais alguns dos atletas entregues ao departamento médico, não deverá poupar jogadores diante de sua torcida no Mineirão. E, diferente do que meu companheiro de Ganhador, Miguel Gonzalez, acredita, o Cruzeiro deve levar a melhor – de novo – sobre o Grêmio e ampliar a freguesia nos mata-mata (neste caso, apenas “mata”).

Não acredita? Bem vamos lá:

 

Sassá quer jogo

O atacante Sassá chegou ao Cruzeiro em julho deste ano – depois de alguns entreveros no Botafogo – e rapidamente caiu nos braços da torcida. Mesmo mantendo sua fama de “bad boy” e estando no meio de um ou outro problema extra-campo, o atleta achou seu lugar no time e tem feito aquilo que dele se espera: gols. Impossibilitado de jogar pela Copa do Brasil por já ter atuado na competição quando ainda estava no Botafogo, a Copa da Primeira Liga é a grande chance de o jogador de conquistar um título pelo Cruzeiro participando efetivamente do jogo. Para deixar tudo ainda mais “divertido”, Mano Menezes já disse que espera mais do atleta. Jogando diante da torcida, motivado a mostrar mais serviço para o técnico e decidindo a classificação em duelo único, Sassá tem tudo para ser o destaque do jogo nesta quarta-feira e dar um baile na defesa do Grêmio – titular ou reserva (vai saber o que se passa na cabeça de Renato Gaúcho).

 

Freguesia

Até o duelo da última quarta-feira, Cruzeiro e Grêmio cruzaram seus caminhos em torneios de mata-mata em 5 oportunidades. O Cruzeiro venceu os quatro primeiros, o que inclui a decisão da Copa do Brasil de 1993. Também superou os rivais na Taça Brasil, em 1966, e na Libertadores em 1997 e 2009. O único sucesso do Grêmio aconteceu no ano passado também pela Copa do Brasil, que acabou nas mãos dos gaúchos. Na semana passada, no Mineirão (mesmo palco do jogo de amanhã), o Cruzeiro aumentou a freguesia gaúcha para 5 ao eliminar, nos pênaltis, o tricolor e se classificar para a final da Copa do Brasil. E que me desculpem os gremistas, mas amanhã é dia de perguntar se o freguês quer o CPF na nota.

 

Com que time eu vou?

Até o momento em que escrevo esta matéria não há nada confirmado quanto ao Grêmio ir ou não com um time de reservas para o jogo. Mas, depois do tropeço do Corinthians no final de semana pelo Campeonato Brasileiro e com jogadores como Pedro Rocha acreditando que o título nacional está “em aberto” novamente (e está mesmo), é bem provável que Renato Gaúcho poupe seus titulares para o duelo de sábado contra o Sport – que pode diminuir a diferença entre o tricolor e o Timão de 10 para 7 pontos. Melhor para o Cruzeiro: os reservas do Grêmio não venceram nenhum jogo no Brasileirão até agora.

 

As possíveis escalações

Cruzeiro: Fábio; Ezequiel, Murilo, Digão e Diogo Barbosa; Hudson, Lucas Silva, Rafinha e Thiago Neves; Rafael Sobis e Sassá. Técnico: Mano Menezes.

Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Gomes, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Ramiro e Arthur; Fernandinho, Everton e Pedro Rocha. Técnico: Renato Gaúcho.

 

Meu palpite

Repetindo o script da semana passada pela Copa do Brasil, com a torcida no Mineirão empurrando o time pra cima do Grêmio e com Sassá querendo mostrar (mais) serviço, é difícil acreditar que o Grêmio tenha alguma chance de seguir adiante na Copa da Primeira Liga. 1 a 0 para o Cruzeiro com gol de Sassá, claro.

 

Serviço

Com preços variando entre R$ 10,00 e R$ 40,00, começou ontem a venda de ingressos para o espetáculo de amanhã.

Os portões abrem pelo menos duas horas antes do apito inicial.

 

Quartas de final da Primeira Liga 2017

Quarta-feira, 30 de agosto:

  • 19h30: Internacional x Atlético-MG – palpite: Internacional.
  • 19h30: Londrina x Fluminense – palpite: Fluminense.
  • 21h45: Flamengo x Paraná – palpite: Flamengo.
  • 21h45: Cruzeiro x Grêmio – palpite: Cruzeiro.