Carioca

Em crise, Vasco encara o embalado Botafogo no clássico da segunda rodada da Taça Rio; confira os prognósticos

Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Gigante da Colina foi eliminado da Copa do Brasil ontem à noite pelo Vitória e já terá uma pedreira no estádio Nilton Santos, contra o Alvinegro, que vem dando um show na Libertadores.

Estamos na metade de março. A temporada começou há pouco, e a crise do Vasco também. Em um curto espaço de tempo, o clube da Madureira já coleciona duas eliminações. A primeira foi na semifinal da Taça Guanabara, quando perdeu para o arquirrival Flamengo por 1 a 0 e ficou de fora da decisão (vencida pelo Fluminense).  Já a segunda e mais dolorida, por conta de todo o prejuízo financeiro e esportivo, trata-se da saída precoce da Copa do Brasil. Ontem (16), no Barradão, os cruz-maltinos foram despachados pelo Vitória na terceira fase da competição.

 

VASCO X BOTAFOGO

Para piorar a situação, o próximo adversário no Campeonato Carioca vive um ano mágico. Depois de passar por Colo-Colo (CHI) e Olimpia (PAR), o Botafogo fez a estreia na fase de grupos da Libertadores da América contra o Estudiantes (ARG). Em um Nilton Santos praticamente lotado, o Alvinegro ganhou dos argentinos por 2 a 1 e está em Lua de Mel com a torcida, que deve voltar ao estádio em grande número no domingo (19), quando será realizado o clássico da segunda rodada da Taça Rio (segundo turno) contra os vascaínos, às 18h30 (horário de Brasília).

Até lá, ainda paira a dúvida sobre a permanência de Cristóvão Borges no comando técnico do time de São Januário. Muito pressionado, o treinador pode cair a qualquer momento, sendo que ele negou qualquer intenção de abandonar o cargo. Situação muito complicada pelos lados do Vasco, que não conta com uma equipe forte, o elenco é limitado e a responsabilidade de resolver as partidas recai sobre o veterano Nenê. O outro medalhão rodado do grupo, Luís Fabiano, ainda está longe da forma ideal.

Já pelos lados de General Severiano, o panorama é completamente oposto. Com o Glorioso melhorando cada vez mais ao longo dos jogos, a única engrenagem fora de sintonia é o tão aguardado entrosamento entre Montillo e Camilo, que não têm funcionando em campo. Sorte que Aírton e Bruno Silva estão dominando o meio-campo, com muita força na marcação e ótima saída de bola. O outro problema pelos lados do Botafogo é com relação à lateral-direta, posição em que o zagueiro Marcelo está improvisado, já que os principais especialistas do setor, Luís Ricardo e Jonas, seguem no departamento médico sem previsão de retorno.

Mas comparada à situação do Vasco, o Fogão parece beirar à perfeição. E como o Alvinegro ganhou um descanso na Libertadores, até o dia 13 do mês seguinte, o técnico Jair Ventura poderá dar maior atenção à disputa no Carioca. Com força máxima e em grande fase, vai ser difícil os vascaínos conseguirem algo de bom no domingo, em plena casa dos botafoguenses – apesar de que o mando de campo é cruz-maltino. Faltarão argumentos para o sempre confiante (e muitas vezes delirante) Eurico Miranda.

Odds: Vasco (2.51), Botafogo (3.05), empate (3.30).

Palpite: os odds não refletem muito bem a realidade do confronto. O Botafogo tem tudo e mais um pouco para conquistar os três pontos com dois gols de diferença.

 

RESENDE X FLAMENGO

No sábado (18), o Flamengo vai até Volta Redonda encarar o Resende, a partir das 18h30 (horário de Brasília), na luta pela manutenção da liderança no grupo B – dividida com Botafogo e Nova Iguaçu, ambos com três pontos. A derrota, no meio de semana, pela Copa Libertadores frustrou os rubro-negros, que foram superiores em Santiago, onde enfrentaram a Universidad Católica (CHI). Os chilenos venceram por 1 a 0, mas o bom desempenho na casa do adversário só reforça o ótimo momento da equipe de Zé Ricardo.

Pobre do clube do Sul Fluminense, que nada poderá fazer para impedir mais três pontos do Fla na Taça Rio, mesmo com a possibilidade de os 11 titulares não serem escalados.

Odds: Resende (7.00), Flamengo (1.50), empate (4.50)

Palpite: o Flamengo está nadando de braçadas largas no Estadual do Rio. Ganha fácil por três gols de frente no marcador.

 

FLUMINENSE X NOVA IGUAÇU

O Fluminense testou a resistência cardíaca de seus torcedores na última quarta-feira (15), quando colocou em risco a classificação para a quarta fase da Copa do Brasil, contra o Criciúma. Por fim, o Tricolor das Laranjeiras conseguiu a vaga ao bater o Tigre por 3 a 2, no estádio Giulite Coutinho, mesmo local do confronto contra o Nova Iguaçu, marcado para as 16h (horário de Brasília) do domingo (19). Campeão da Taça Guanabara, o Flu não pode desacelerar. Será uma boa oportunidade para se consolidar na ponta da tabela do Grupo C.

Odds: Fluminense (1.41), Nova Iguaçu (8.50), empate (5.00).

Palpite: sem delongas, dá Flu por mais de três tentos de margem.

 

Demais confrontos da 2ª rodada da Taça Rio:

  • 18/03 – 15:30: Bangu (2.31), Boavista (3.32), empate (3.40)
  • 19/03 – 15:30: Portuguesa (2.19), Macaé (3.11), empate (3.34)
  • 19/03 – 19:00: Volta Redonda (2.28), Madureira (3.03), empate (3.30)