Brasileirão Série B

Em ascensão, Ceará e Fortaleza se encontram no Campeonato Cearense

Foto: Helene Santos / Fortaleza EC

Ceará e Fortaleza foram bem no Brasileirão e acabaram promovidos de divisão

O Ceará retorna à elite do futebol tupiniquim este ano. O Fortaleza, saiu da Série C e chega à B em 2018. Os dois maiores clubes do Ceará duelam agora pela hegemonia regional. Os alvinegros têm mais títulos que os tricolores: 44 a 41. Ferroviário e Guarani de Juazeiro tentam repetir o sucesso da dupla de gigantes na Série D nacional.

 

As agremiações

A capital Fortaleza conta com seis dos dez inscritos na primeira divisão deste ano: Ceará, que defende seu título, Ferroviário, Floresta, vice-campeão da segundona de 2017, Fortaleza, Tiradentes e Uniclinic.

As forças do interior são o Guarani, de Juazeiro do Norte; Horizonte; Iguatu, campeão da série B; e Maranguape.

O primeiro clássico entre Ceará e Fortaleza está marcado para 04 de fevereiro.

 

Dezoito jogos para ser campeão

Na fase de classificação, os dez postulantes ao título se enfrentam em turno único. Ao final das nove jornadas, os seis melhores avançam à segunda etapa. Os dois piores descem à segunda divisão de 2019.

No hexagonal, temos novamente turno único. Cinco rodadas bastam para conhecermos os semifinalistas.

A terceira fase e a final são realizadas em ida e volta.

O Campeonato Cearense classifica seu campeão tanto para a Copa do Brasil de 2019, quanto para o Nordestão de 2019. O vice garante presença apenas na contenda nacional. Os dois melhores que ainda não tenham vaga no Brasileirão, garantem vagas nas Série D de 2019.

 

Como foi este ano?

Na primeira fase, os dez participantes jogaram entre si em turno único. Os oito melhores avançaram às quartas de final. Guarany de Sobral e Itapipoca acabaram rebaixados.

No mata-mata, Ceará, Guarani de Juazeiro, Ferroviário e Fortaleza prevaleceram sobre respectivamente Uniclinic, Maranguape, Horizonte e Tiradentes.

Nas semifinais, o Vovô bateu o Leão do Mercado por 0 a 0 e 2 a 0. Já o Ferrão surpreendeu o Tricolor: 2 a 0 e 1 a 1.

Na decisão, o Ceará ganhou duas vezes do Ferroviário: 1 a 0 e 2 a 0.

 

Montagem dos elencos adiantada

Ceará e Fortaleza não perderam tempo e desde o começo do mês trabalham arduamente na renovação de contratos, nas contratações e nas dispensas. O Vovô se reforçou com o lateral-direito Leandro Silva (ex-Avaí), o também lateral-direito Renato (ex-Fluminense), o goleiro Renan (ex-Goiás) e o lateral-esquerdo Ernandes (ex-América-MG). Magno Alves e Rafael Costa foram dispensados. Já Elton, Luiz Otávio, Rafael Carioca, Pio, Fernando Henrique, Ricardinho, Pedro Ken e Rafael Pereira estenderam seus vínculos com o alvinegro.

O Fortaleza trouxe do mercado: João Henrique (ex-Criciúma), Germán Pacheco (ex-Alianza), Leonan (ex-Atlético-MG), Alan Mineiro (ex-Vila Nova-GO), Gustavo Henrique (ex-Goiás), Roger Carvalho (ex-Atlético-GO) e Léo Natel (ex-São Paulo). Os cartolas renovaram com Pablo a pedido de Rogério Ceni. A instituição lança em breve sua camisa Centenarium que será utilizada ao longo da temporada. Isso tudo sem falar na badalada contratação do ídolo e ex-goleiro do Tricolor Paulista, novo técnico do Leão do Pici.

Já o Ferroviário conseguiu manter o atacante e xodó da torcida Mota.

 

Cearenses pelo Brasil

O Ceará encara CSA-AL, Salgueiro-PE e Sampaio Corrêa-MA na Copa do Nordeste e duela com o Brusque-SC na Copa do Brasil.

O Ferroviário tenta a sorte no Nordestão contra ABC-RN, Globo-RN e Vitória-BA. O adversário do torneio nacional é o Confiança-SE.

O Floresta debuta em Copas do Brasil contra o Botafogo-PB.

 

Oito equipes na Série B

Guarany, de Sobral, e Itapipoca já sabem os nomes de seus desafiantes no andar de baixo. São eles: Aliança, de Viçosa do Ceará, Limoeiro, de Limoeiro do Norte, ICASA, de Juazeiro do Norte e Maracanã, de Maracanaú, além de dois quadros oriundos do terceiro nível: Caucaia e União, de Brejo Santo.

 

Terceirona no segundo semestre

A terceira divisão está prevista para o segundo semestre. Nela devem competir Barbalha, Campo Grande, Crato, Itapajé, Novas Russas, Pacajus e Tianguá.

 

Ranking de campeões

  • Ceará, 44
  • Fortaleza, 41
  • Ferroviário, 9
  • Maguari, 4
  • América, 2
  • ICASA, 1
  • Orion, 1
  • Calouros do Ar, 1
  • Gentilândia, 1
  • Tiradentes, 1
  • Tramways, 1