Eliminatórias da Copa do Mundo 2018

Eliminatórias da Copa do Mundo: Japão, Austrália, Coreia do Sul e Arábia Saudita brigam por vagas

Foto: AP Photo/Andy Brownbill

Ásia vê domínio do Irã e luta entre países tradicionais para decidir quem disputa a próxima Copa do Mundo e quem vai para a Repescagem

A semana de Eliminatórias para a Copa do Mundo já começou. Na seletiva da Ásia, a seleção dos Emirados Árabes jogou em casa contra a Arábia Saudita nesta terça-feira (29) e venceram por 2×1. O resultado tem impacto na classificação geral. A Arábia Saudita está na segunda colocação de seu grupo e precisa defender seu posto a todo custo.

Na Ásia, neste momento, cada grupo contém seis seleções. As duas primeiras avançam direto, enquanto as terceiras colocadas de cada chave jogam entre si para decidir quem será a representante desta zona na Repescagem que cruza uma seleção do continente com a quinta colocada na América do Sul – posto que hoje seria o da poderosa Argentina do craque Lionel Messi.

 

Uma surpresa chamada Irã

Mesmo com considerável antecedência, a Ásia já tem uma seleção garantida na Copa do Mundo que será disputada na Rússia no ano que vem. E ela é o Irã, que jamais até então ocupou um posto de favorita.

O Irã está na liderança do Grupo A, somando 20 pontos, sete a mais que a segunda colocada, a Coreia do Sul. E são justamente ambas que se enfrentam nesta quinta (31) a partir das 9h (de Brasília) em Seul.

A situação da Coreia é bastante complicada. A seleção está fortemente pressionada por outra surpresa, o Uzbequistão, que tenta participar de um Mundial pela primeira vez.

Os uzbeques visitam a China nesta rodada – o jogo será também às 9h (de Brasília) de amanhã, e a China tem pouco a ameaçar. Adversários do Brasil na Copa do Mundo de 2002, os chineses ocupam a lanterna de sua chave, um desempenho surpreendente demais para um país que está tentando fortalecer a sua liga com caríssimas contratações de jogadores estrangeiros, como o argentino Carlitos Tevez.

 

Japão x Austrália, um clássico

O Japão é um país que nos últimos 20 anos esteve sempre nas Copas do Mundo. Em duas edições, como 2002 ou 2010, chegou inclusive a ultrapassar a primeira fase. Em 2002, foi eliminado pela Turquia; em 2010, apenas nos pênaltis, pelo Paraguai.

A seleção japonesa desta vez precisa desesperadamente não perder. O país do sol nascente é o líder de seu grupo, com 17 pontos, mas as duas seleções que vêm logo atrás estão totalmente coladas – Arábia Saudita e Austrália, com 16.

A rodada decisiva que põe Japão x Austrália às 7h35 (de Brasília) desta quinta (31) em Saitama conta com leve favoritismo japonês pelo fator casa. A seleção demonstra a habitual disciplina quando atua em seu país, sendo um rival bastante difícil de ser batido.

O empate seria interessante e faria o Japão jogar de maneira conservadora justamente pelo fato de ocorrer diante de um rival direto. A Austrália também está bastante capacitada para avançar na segunda colocação deste grupo e deixar a Arábia com a terceira vaga, a que daria passagem para a eventual disputa da Repescagem.

O primeiro turno desta fase das Eliminatórias Asiáticas contou com um empate por 1×1 na Austrália – e é bastante natural enxergar que tal igualdade volte a ocorrer, principalmente pela conveniência aos dois países e pela cautela que caracteriza a reta final das Eliminatórias ao redor do mundo tudo.

Hoje, as nações que fariam o duelo para decidir a passagem para a Repescagem seriam Uzbequistão e Austrália, que jogariam entre si para decidir quem enfrentaria a quinta colocada na seletiva da América do Sul.

A eliminatória asiática terá ao todo 10 rodadas – a que está sendo disputada nesta semana é a nona. A décima será já na semana que vem. Vai ser um final de arrepiar todo mundo.

 

Classificação das Eliminatórias Asiáticas

Grupo A
  1. Irã, 20 pontos
  2. Coreia do Sul, 13
  3. Uzbequistão, 12
  4. Síria, 9
  5. Qatar, 7
  6. China, 6
Grupo B
  1. Japão, 17 pontos
  2. Arábia Saudita, 16
  3. Austrália, 16
  4. Emirados Árabes, 13
  5. Iraque, 5
  6. Tailândia,2

 

Jogos da 9ª rodada da 3ª fase das Eliminatórias Asiáticas

Terça-feira, 29 de agosto
  • 15:15 – Emirados Árabes 2×1 Arábia Saudita
Quinta-feira, 31 de agosto
  • 07:35 – Japão x Austrália – Palpite: Empate
  • 09:00 – Tailândia x Iraque – Palpite: Iraque
  • 09:00 – Coreia do Sul x Irã  – Palpite: Empate
  • 09:00 – China x Uzbequistão – Palpite: Uzbequistão
  • 10:45 – Síria x Qatar – Palpite: Síria