NASCAR

É tudo ou nada na seleta All-Star Race da NASCAR! Quem vai levar o cheque de 1 milhão de dólares?

Foto: Sean Gardner/Getty Images

Está chegando uma das corridas mais legais da temporada da NASCAR: a All-Star Race! Esqueça a pontuação e a briga pelo campeonato, o objetivo da prova é bem diferente em Charlotte: um gordo cheque de 1 milhão de dólares! Fique atento, pois o horário será um pouco diferente dos demais eventos. A ação começa com a corrida classificatória, a Monster Energy Open, às 19h, e a corrida principal tem a largada marcada para às 21h no Charlotte Motor Speedway!

Se você está com alguma restrição por ser um evento “All-Star”, esqueça esse conceito. Ao contrário das outras grandes ligas americanas, o da NASCAR é extremamente emocionante. Apesar de não contar pontos, são os melhores pilotos da atualidade na pista brigando demais pela premiação de 1 milhão de dólares!  Como a ponta é a única posição que interessa, os participantes arriscam tudo e não poupam esforços para chegar em primeiro.

Como se trata de um evento bem diferente das demais provas do ano, o Ganhador preparou um guia especial explicando tudo que envolve a edição 2017 da All-Star Race! Confira:

 

Quem pode participar?

Quer dizer que nem todos podem disputar o cheque de 1 milhão de dólares? Exatamente! Os únicos pilotos que podem participar são os campeões de provas de 2016 e do começo de 2017, além de campeões da All-Star Race em anos anteriores – o que dá um total de 16 pilotos. Três outros entram ganhando uma das três baterias de qualificação no começo do evento. E o 20º piloto? Será escolhido em votação popular.

 

Como será a corrida?

O formato também é totalmente diferente de uma prova tradicional. Serão 70 voltas divididas em quatro estágios: 20 voltas/20 voltas/20 voltas/10 voltas. Os pilotos com melhores médias nos três primeiros estágios, além, é claro, o campeão de cada bateria, preenchem as dez vagas para a grande bateria final: são 10 voltas eletrizantes com 1 milhão de dólares em jogo!

 

Quais são os favoritos para levar o grande cheque?

A principal amostra para identificar os favoritos ao grande prêmio deve ser o desempenho dos pilotos nas cinco primeiras corridas do ano em pistas de 1,5 milha. A principal delas deve ser a segunda etapa realizada em Atlanta – pelo circuito ser considerado irmão da pista de Charlotte. Naquela ocasião, Brad Keselowski venceu e é um nome muito forte a ser considerado: ele ficou em primeiro ou segundo em cinco das 11 etapas de 2017.

Apesar de não ter levado o caneco em Atlanta, Kevin Harvick liderou 292 das 325 voltas naquela corrida. Ele é um dos únicos da história a vencer a All-Star Race e a Daytona 500 em uma mesma temporada (2007). É o campeão da temporada 2014.

Você pode argumentar que muita água passou por debaixo da ponte após a distante Folds of Honor QuikTrip 500, então vamos aos resultados das outras etapas do ano em circuitos de 1,5 milha.

Alguns pilotos mostraram muita habilidade para se adaptar ao novo pacote ‘low downforce’ desde então, mas o que mais chamou atenção foi Martin Truex Jr. Além de liderar 392 das 400 voltas da Coca-Cola 600 no ano passado, disputada no mesmo circuito de Charlotte, Truex Jr. venceu em Las Vegas e vem com o momento a favor  após o triunfo em Kansas na semana passada – ambas pista de 1,5 milha.

Quem levou a outra corrida? Ele, Jimmie Johnson: o Tom Brady da NASCAR! Além de ser o maior vencedor da categoria com sete títulos, ele também é o que mais venceu a All-Star Race com quatro conquistas. Ele sempre é favorito em todas as corridas que disputar. Claro que outros nomes como o líder do campeonato Kyle Larson e o campeão da última edição, Joey Logano, também devem ser levados em conta.

 

Briga de irmãos na disputa pelo grande cheque

Não é exagero dizer que a briga pelo gordo cheque será feroz – o maior exemplo disso aconteceu na edição de 2007 do evento. Kurt Busch estava em segundo lugar e abria espaço para assumir a liderança a 18 voltas do fim quando seu irmão mais novo, Kyle, tentou uma ultrapassagem e acabou tirando os dois da corrida em uma colisão! A briga na casa dos Busch deve ter sido feia, pois eles não se falaram pelo resto da temporada! A rincha continuou até a avó dos dois colocar panos quentes no almoço do Dia de Ação de Graças em novembro.

 

Veja os 16 pilotos já confirmados na All-Star Race:

  • Chris Buescher
  • Kurt Busch
  • Kyle Busch
  • Dale Earnhardt Jr.
  • Denny Hamlin
  • Kevin Harvick
  • Jimmie Johnson
  • Kasey Kahne
  • Matt Kenseth
  • Brad Keselowski
  • Kyle Larson
  • Joey Logano
  • Jamie McMurray
  • Ryan Newman
  • Martin Truex Jr.
  • Ricky Stenhouse Jr.