Brasileirão Série A

É só erguer a taça: Corinthians recebe Avaí em Itaquera diante do “bando de loucos”

Corinthians
Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Timão já faz as contas de quando vai fechar o campeonato de vez. Enquanto isso, a torcida promete uma enorme festa às 19h (de Brasília) deste sábado (11)   

O hepta é questão de dias. Depois de uma rodada perfeita no meio de semana, ganhando do Atlético-PR com muita raça e contando com tropeço dos concorrentes, o Timão superou a tensão recente e já traçou o dia em que poderá levantar a taça: a próxima quarta (15), quando recebe o Fluminense. Antes disso, vai precisar fazer a “lição de casa” contra o frágil Avaí, em Itaquera, neste sábado (11), às 19h (de Brasília), pela 34ª rodada do Brasileirão.

As contas não deixam dúvidas: para levantar a taça, o Corinthians precisa vencer seus dois próximos jogos e torcer para que o vice-líder Grêmio, hoje a oito pontos de distância, não faça o mesmo. Com a cabeça totalmente mergulhada na final da Libertadores da América, o tricolor gaúcho recebe Vitória e São Paulo. Incrível: o título corintiano pode vir ainda com uma mão do rival São Paulo.

Com essa combinação ocorrendo, o Timão abre dez pontos de vantagem com apenas mais nove em disputa, garantindo matematicamente o hepta. A taça pode vir até mesmo com outras combinações de resultados envolvendo tropeços do líder. Em Itaquera, porém, a loucura é total – o Corinthians quer administrar a euforia e definir logo a conquista. É mais do que conveniente que as próximas duas partidas sejam em casa e contra times que estão na parte de baixo da tabela. O Avaí é um desesperado 19º. Já o Fluminense ocupa a 12ª colocação até aqui.

 

Um líder desfalcado

O Corinthians entra em campo neste sábado (11) sem seus dois jogadores mais importantes: o artilheiro Jô, suspenso, e o goleiro Cássio, na seleção. Para a vaga de Jô, o turco-britânico Kazim é o escolhido. Já para o lugar de Cássio, um problema: o bom reserva Walter se machucou contra o Atlético-PR e deverá ser substituído pelo jovem Caíque, cria da base, de 22 anos (Matheus Vidotto, de 24 anos, é a outra alternativa para o gol).

O otimismo corintiano é mais do que justificado, até porque os rivais seguem oscilando demais. O Palmeiras desandou depois de perder o dérbi em Itaquera; o Santos sofreu uma virada em casa diante do Vasco; o Grêmio tem jogado bem, mas está com a cabeça na Libertadores. Tudo colabora com o Corinthians nesta reta final.

 

Avaí luta contra o desespero

Se há festa pelos lados do Corinthians, o Avaí precisa mais é respirar neste sufoco que tem sido a permanência na Série A.

A equipe está bastante golpeada, e os resultados recentes não estão ajudando. Na última rodada, o time sofreu um duro choque ao levar uma virada em casa diante do Bahia. Estava vencendo por 1×0, e o placar final foi de 2×1. Foi a segunda derrota seguida – na partida anterior, a derrota foi por 4×0 diante do Coritiba.

A distância do Avaí para a primeira equipe que hoje se safaria do rebaixamento (o Vitória) é de três pontos (35 a 38). O ambiente no clube azul e branco, claro, não é dos melhores. A diretoria anunciou que o técnico Claudinei Oliveira, que ficaria no clube em 2018, vai comandar o Avaí só até o fim deste Brasileirão. Foi um pedido do próprio técnico, que vai precisar lutar contra a pressão e contra o desânimo nesta reta final e nesta luta inglória para permanecer na Série A.

 

Palpite

O Corinthians já tropeçou contra rivais mais fracos em casa, mas a necessidade de fechar logo o campeonato deve fazer a equipe jogar motivada – como de fato jogou contra Palmeiras e Atlético-PR. O Avaí também joga com objetivos claros, mas a diferença técnica e de motivação é gritante: dá Corinthians por 2×1 neste sábado de loucura em Itaquera.

 

Jogos da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2017

Sábado, 11 de novembro

  • 17:00 – Botafogo x Atlético-PR – Palpite: Botafogo
  • 19:00 – Corinthians x Avaí – Palpite: Corinthians

Domingo, 12 de novembro

  • 17:00 – Vasco x São Paulo – Palpite: Vasco
  • 17:00 – Palmeiras x Flamengo – Palpite: Empate
  • 17:00 – Grêmio x Vitória – Palpite: Empate
  • 17:00 – Atlético-GO x Sport – Palpite: Empate
  • 18:00 – Bahia x Atlético-MG – Palpite: Empate
  • 19:00 – Coritiba x Ponte Preta – Palpite: Coritiba
  • 19:00 – Cruzeiro x Fluminense – Palpite: Empate

Segunda-feira, 13 de novembro

  • 20:00 – Chapecoense x Santos – Palpite: Santos