Futebol Europeu

É a final! Quem vence? PSG ou Mônaco?

Foto: AP Photo/Thibault Camus

Confira o prognóstico para a disputa do título da Copa da Liga Francesa.

O Campeonato Francês desta temporada bem que merecia uma final, ou pelo menos uma fase final, que reunisse Mônaco, PSG e Nice para conhecermos seu campeão. Como quase todas as ligas europeias seguem o tradicional formato de turno e returno, as emoções de uma decisão doméstica ficam por conta das dos torneios mata-mata.

 

O que é a Copa da Liga Francesa?

Diferente das copas nacionais, que são organizadas pelas federações de cada país, e abertas a quase que a totalidade de associações amadoras e profissionais filiadas, a Copa da Liga é restrita a uma elite. Na Inglaterra, por exemplo, apenas os participantes das quatro primeiras divisões podem disputá-la. Na França, o regulamento exclui os times amadores, fazendo com que apenas os 44 clubes profissionais entrem no certame.

Muitas organizações que assumiram o futebol de diversos países criaram a competição copeira, que passou a ser a terceira em importância no cenário doméstico. Somente em 2016/17, Manchester United (Inglaterra), Celtic (Escócia), Moreirense (Portugal), Ballymena United (Irlanda do Norte) e The New Saints (País de Gales) já ergueram este troféu. Os campeões de Irlanda, Islândia e Romênia ainda estão para sair.

 

PSG e Mônaco Chegaram à Final

A edição 2016/17 da Coupe de La Ligue teve início em 09 de Agosto com a disputa da 1a fase que reuniu as agremiações da segunda e terceira divisões. As equipes da elite só estrearam na terceira etapa. Já os times envolvidos na Liga Europa ou na Champions League só entraram em campo nas oitavas-de-final.

O Mônaco ignorou o Rennes e enfiou 7 a 0 no Principado. Enquanto isso, os parisienses passavam pelo Lille em casa: 3 a 1.

Na 5a fase, os rubro-anis bateram o Metz por 2 a 0. Simultaneamente, os monegascos quase foram eliminados pelo Sochaux, da 2a divisão. A representação da cidade de Montbéliard só foi superada nas penalidades máximas.

Os alvirrubros voltaram a sofrer nas semifinais quando fizeram apenas 1 a 0 sobre o Nancy em domicílio. O PSG foi muito bem recebido pelo Bordeaux mas foi deselegante ao retribuir a hospitalidade com um acachapante 4 a 1.

Neste sábado, às 16h00 de Brasília, eles decidem o título. A partida está programada para acontecer no Parc Olympique Lyonnais.

 

PSG Favorito

O Paris Saint-Germain foi comprado em 2011 pela Autoridade de Investimentos do Qatar, que é um fundo financeiro deste emirado árabe. A partir daí, começou-se a injetar dinheiro no clube, que passou a ser o sexto em receita de todo o continente europeu.

Os dirigentes franceses puderam então formar uma constelação, mesmo para disputar uma mediana Ligue 1. Digo isso porque os demais quadros do país não conseguiram acompanhar a ascensão financeira dos rubro-anis, que deveria ter desequilibrado o campeonato. Nem mesmo, os grandes Lyon e Marseille! Só de brasileiros, o elenco conta com Thiago Silva (o capitão), Lucas Moura, Marquinhos e Maxwell. As estrelas internacionais são Trapp e Draxler (da Alemanha), Thiago Motta (italiano), Meunier (belga), Dí María (argentino), o cracasso uruguaio Cavani e os franceses Kimpembe, Matuidi, Ben Arfa, para citar apenas alguns.

Muitos esnobarão os comandados por Unai Emery fazendo referência à humilhação sofrida diante do Barcelona, que custou a vaga nas quartas-de-final da Champions League. Mas se formos justos, será preciso também recordar a goleada que este grupo impôs aos temidos catalães por 4 a 0, quinze dias antes. Que clube conseguiu esta proeza nos últimos tempos?

 

Mônaco Não É Azarão

Rebaixado para a Ligue 2 no final de 2010/11 e às voltas com problemas financeiros desde os anos 90, dois terços da instituição foram vendidos ao bilionário russo Dmitry Ryblovlev, que levou dois anos para recolocar o Mônaco na elite nacional. Presença constante nas últimas competições continentais, os monegascos ainda precisam quebrar a seca de títulos da Ligue 1, que dura desde 1999/00.

Talvez o jejum seja rompido daqui a dois meses, pois o clube lidera o campeonato com três pontos de vantagem sobre o próprio PSG. É bom lembrar que nos confrontos diretos desta temporada entre os finalistas, o Mônaco venceu no Louis II e segurou um empate no Parc des Princes.

O elenco que representa o Principado é forte, apesar de não ser tão rico quanto o de seu rival. Fabinho, Jemerson, Jorge e Gabriel são os quatro brasileiros à disposição do treinador Leonardo Jardim. A principal estrela é o colombiano Radamel Falcao Garcia. Outro nome é a revelação Mbappé, considerado o “novo Henry”. Outros grandes atletas são os franceses Bakayoko, Lemar, Mendy e Sidibé, o português Moutinho e o polonês Glik.


Final da Copa da Liga Francesa:

Sábado, 01 de Abril: (3.60) Mônaco x Paris Saint-Germain (R$ 1.95) (Empate 3.60)

Não perca este duelo! Será um jogão de bola entre as duas melhores equipes francesas da atualidade!