Mundial Sub-20

Duelo entre França e Itália esquenta oitavas do Mundial sub-20, confira prognósticos

Foto: Divulgação Fifa

Na abertura da fase, Venezuela e Portugal venceram suas partidas e foram para as quartas.

Muitos jogadores ficam pelo caminho, mas é no Mundial Sub-20 que começamos a ver o que esperar das seleções para os próximos anos. Além do título, o desempenho em partidas importantes é um bom sinal de quem tem qualidade. E logo nas oitavas de finais – que começaram nesta terça-feira – temos um duelo de camisas pesadas:  França contra Itália.

Os franceses seriam favoritos absolutos se tivessem Kyllian Mbappé, mas o destaque do Monaco ficou de fora da lista de convocados. No entanto, a geração vem forte e deve consagrar muitos nomes no futuro. Os mais decisivos por enquanto são Denis Will Poha, Jean-Kevin Augustin e Ludovic Blas, mas Allan Saint-Maximim também tem condições de resolver. O resultado de tantas peças importantes é uma campanha perfeita na fase de grupos, com três vitórias.

Do lado italiano, o principal nome é Riccardo Orsolini, que marcou duas vezes e teve boas atuações. Porém, apesar de ser forte coletivamente, a equipe ainda não foi muito bem até aqui na competição e corre por fora. A expectativa é que dê França e possivelmente com saldo de gols.

   

Estados Unidos e Uruguai são favoritos

Outras duas equipes entram com favoritismo para avançar de fase. A primeira delas é o Uruguai, que encara a Arábia Saudita, nesta quarta-feira. Com duas vitórias e um empate, os sul-americanos contam com uma defesa sólida, que ainda não foi vazada. Diante de um adversário que não tem nenhum destaque, deve vencer confortavelmente. Os sauditas só ganharam do Equador até aqui na competição e já sofreram quatro gols.

No dia seguinte é a vez dos Estados Unidos enfrentarem a Nova Zelândia. Mesmo não empolgando muito na competição, os norte-americanos saem na frente por terem mais experiência. Na última edição do Mundial, por exemplo, isso foi determinante para a equipe ganhar por 4 a 0. A tendência é que o saldo não se repita, mas a vitória, sim.

Sem tanta superioridade como Estados Unidos e Uruguai, a Inglaterra também é uma equipe em que vale ficar de olho. O time ainda não perdeu no torneio e duela contra a Costa Rica. Dos três é o que deve passar por mais aperto, porém ainda assim não deve correr riscos e ficar com a vaga.

   

Alemães com dificuldades pela frente

Apesar de não fazer uma boa campanha, tendo perdido por 2 a 0 para a Venezuela e não passado de um empate com o México, a Alemanha tem condições de chegar às quartas. A seleção enfrenta a Zâmbia, que inclusive venceu mais vezes na fase de grupo – superando Portugal e Irã. Com isso, este confronto que ocorre na quarta-feira tem tudo para ser um dos mais equilibrados das Oitavas, mas o palpite é que os europeus consigam a vitória.

Outro duelo de igual para igual vai ser entre México e Senegal. No entanto, aqui a qualidade da partida deve cair um pouco. Ambos só marcaram gols em apenas um jogo da fase de grupos e não me surpreenderia se o tempo normal terminar zerado. Porém, como alguém deve avançar, o palpite é que seja a seleção mexicana, durante a prorrogação.

   

Venezuela e Portugal se classificam

A abertura das Oitavas aconteceu nesta terça-feira e com um jogo bastante equilibrado. Com 100% de aproveitamento na fase de grupos, a Venezuela era favorita diante do Japão, mas precisou ir até a prorrogação para confirmar a vaga. O tempo normal foi 0 a 0 e que de fato foi justo, pois nenhuma das equipes se esforçou no ataque, tendo apenas uma finalização em cada tempo. Na prorrogação que as coisas mudaram e o sul-americanos acharam um gol na segunda etapa, com Herrera, e venceram por 1 a 0.

Já Portugal não teve pena dos donos da casa e atropelaram, graças a uma boa atuação no primeiro tempo. Não teve “Messi coreano” que salvasse a Coreia do Sul diante de uma equipe inspirada como a portuguesa. A seleção, que não havia feito uma boa primeira fase, foi certeira no ataque e venceu por 3 a 1. O destaque foi Xadas, que marcou dois gols.

 

Datas e horários das Oitavas de finais do Mundial Sub-20:

  • 30/05 – 05:00 – Venezuela 0x0 Japão – Prorrogação 1×0
  • 30/05 – 08:00 – Coreia do Sul 1×3 Portugal
  • 31/05 – 05:00 – Uruguai x Arabia Saudita
  • 31/05 – 08:00 – Inglaterra x Costa Rica
  • 31/05 – 08:00 – Zâmbia x Alemanha
  • 01/06 – 04:30 – México x Senegal
  • 01/06 – 08:00 – Estados Unidos x Nova Zelândia
  • 01/06 – 08:00 – França x Itália