Brasileirão Série A

Duelo entre Emerson Sheik e Neto Berola

Foto: Miguel Schincariol/Getty Images

Bola rola às 21h00 para Ponte Preta x Coritiba, no Majestoso.

O Coritiba, que chegou a brigar pelo título no início do certame, se estabilizou na zona intermediária do Brasileirão. A Ponte Preta faz uma campanha abaixo da expectativa e está bem próxima da zona perigosa. Entre os atrativos da noite, teremos a acirrada disputa sadia entre artistas cuja arte é a de marcar gols: Emerson Sheik e Neto Berola. Confira abaixo palpites, estatísticas e prognósticos.

 

Palpite

Jogando em casa, a Ponte Preta é muito forte. Suas últimas campanhas na Série A de 2016 e no Paulistão de 2017 mostram a força do estádio Moisés Lucarelli. É neste palco que ela consegue pontos, mas não vence fora de casa pelo Campeonato Brasileiro há mais de um ano.

Ao contrário dos paulistas, os paranaenses perderam a força dentro do Couto Pereira e estão tendo que se virar na estrada.

Será um choque de opostos. Quem será que leva a melhor? O bom mandante ou o bom visitante?

Comparando os elencos, acredito que são parelhos. No entanto, apesar de viver um princípio de crise há algumas semanas, os últimos dias foram bem agradáveis em Campinas. A Macaca ganhou reforços que devem estrear logo mais e isso contagiou o departamento de futebol, que espera uma bonança rápida após a tormenta.

Com a confiança reestabelecida, prevejo uma vitória pontepretana por 2 a 1, conforme as análises estatísticas e prognósticos. Emerson Sheik e Neto Berola são as garantias de que veremos as redes balançarem.

 

Histórico

Em vinte confrontos na história da primeira divisão, a Ponte Preta leva vantagem. São oito triunfos paulistas, contra sete dos paranaenses e cinco empates.

    

Como chegam para este embate?

Precisando do apoio de seus fãs, os locais fizeram uma boa promoção: o sócio torcedor que estiver em dia com as mensalidades, terá direito a levar um acompanhante gratuitamente. A ideia é lotar as arquibancadas, fazer barulho e incentivar para empurrar Aranha e companhia rumo à vitória.

Fato é que a Ponte Preta vive sua pior fase desde que retornou à elite em 2015. Desde então, ela nunca ocupou uma posição tão baixa na classificação e nunca retornou ao Z-4. É preciso ter cuidado, pois em caso de revés, poderemos ver os campineiros entre os quatro últimos ao final da jornada.

A crise é tamanha que a torcida tem protestado, xingado e vaiado. Na terça-feira, o gerente de futebol Gustavo Bueno se viu obrigado a receber alguns torcedores para ouvir suas reivindicações.

A diretoria faz o que pode dentro da realidade financeira da instituição. Três reforços foram apresentados ao plantel e dois deles já devem estrear em algumas horas: o lateral-esquerdo Danilo Barcelos (que defendia as cores do Atlético-MG) e o atacante Maranhão (que vestia a camisa do Fluminense). A terceira novidade também joga na frente. Trata-se de Zé Roberto, contratado junto ao Criciúma.

É verdade que o Coritiba não vence como local há cinco encontros. Como visitante porém, triunfou na última vez que se apresentou, contra o Avaí.

Para encarar a Ponte Preta, Anderson sentiu uma lesão na coxa e foi vetado pelo departamento médico. Tomas Bastos deve ganhar uma oportunidade entre os onze iniciais.

Em outra frente, a diretoria acertou a contratação de Keirrison, que jogará pelo Coritiba pela terceira vez em sua carreira. Ele foi revelado nas categorias de base do alviverde em 2006. Rodou por clubes do Brasil e da Europa mas sofreu seguidamente com contusões sérias e não emplacou.

    

As prováveis escalações para o espetáculo de daqui a pouco

Confira as prováveis formações escolhidas pelos treinadores para a batalha.

Ponte Preta: Aranha; Nino Paraíba, Marllon, Rodrigo e Danilo Barcelos; Fernando Bob, Jean Patrick e Renato Cajá; Lucca, Maranhão e Emerson Sheik. Técnico: Gilson Kleina.

Coritiba: Wilson; Rodrigo Ramos, Márcio, Luizão e William Matheus; Jonas, Matheus, Galdezani e Tomas Bastos; Rildo, Henrique Almeida e Neto Berola. Técnico: Pachequinho.

 

Outros jogos

Digamos que a Ponte Preta perca para o Coritiba. Ela entrará na zona maldita se o Avaí passar pelo Corinthians ou se o São Paulo bater o Vasco. O Vitória pode ultrapassar os campineiros se somar os três pontos contra o Grêmio mas neste caso, ficaremos na dependência do cálculo do saldo de gols.

O Coritiba secará seus rivais diretos na briga pelo G-12. Por isso, será Santos desde criancinha contra a Chapecoense, Bahia contra o Atlético-MG e indiferente entre Flamengo e Santos.

O meio de semana tem ainda três partidas reservadas para amanhã e os mandantes, Fluminense, Sport e Atlético-PR, devem se impor sobre respectivamente Cruzeiro, Atlético-GO e Botafogo.

 

Jogos da 15ª Rodada:

Quarta-feira, 19 de julho:

  • 19h30: Santos x Chapecoense
  • 19h30: Vitória x Grêmio
  • 21h00: Avaí x Corinthians
  • 21h00: Ponte Preta x Coritiba
  • 21h45: Atlético-MG x Bahia
  • 21h45: Flamengo x Palmeiras
  • 21h45: São Paulo x Vasco da Gama

Quinta-feira, 20 de julho:

  • 19h30: Fluminense x Cruzeiro
  • 19h30: Sport x Atlético-GO
  • 21h00: Atlético-PR x Botafogo

     

Classificação:

  1. Corinthians – 36 – Taça Libertadores da América (fase de grupos).
  2. Grêmio – 28 – Taça Libertadores da América (fase de grupos).
  3. Santos – 24 – Taça Libertadores da América (fase de grupos).
  4. Flamengo – 24 – Taça Libertadores da América (fase de grupos).
  5. Palmeiras – 22 – Taça Libertadores da América (fase preliminar).
  6. Botafogo – 22 – Copa Sul-Americana.
  7. Cruzeiro – 21 – Copa Sul-Americana.
  8. Sport – 21 – Taça Libertadores da América (fase preliminar).
  9. Vasco da Gama – 20 – Copa Sul-Americana.
  10. Fluminense – 20 – Copa Sul-Americana.
  11. Atlético-MG – 20 – Copa Sul-Americana.
  12. Coritiba – 19 – Copa Sul-Americana.
  13. Chapecoense – 18
  14. Bahia – 16
  15. Atlético-PR – 16
  16. Ponte Preta – 15
  17. Avaí – 13 – Série B.
  18. São Paulo – 12 – Série B.
  19. Vitória – 12 – Série B.
  20. Atlético-GO – 8 – Série B.