Copa do Imperador

Discípulos de Zico, Japoneses conhecerão finalistas da Copa do Imperador neste sábado

Foto: Masashi Hara/Getty Images

Kobe, Osaka, Kashiwa e Yokohama entram em campo por um lugar na decisão

Se você já está pensando no Natal e em tudo que vai comer e beber, saiba que no Japão o clima é de decisão. Isso porque neste sábado a Copa do Imperador – torneio mais antigo do país – conhecerá seus finalistas. Primeiro, o Vissel kobe recebe o Cerezo Osaka e na sequência o Yokohama Marinos encara o Kashiwa Reysol.

 

Podolski em campo contra o forte Cerezo Osaka

A primeira partida da semifinal conta com uma presença ilustre, o atacante Podolski. O alemão, que ganhou destaque pela sua passagem no Brasil durante a Copa do Mundo, é a esperança de gols do Vissel Kobe, que tenta espantar uma má fase de três jogos sem vencer e avançar para a final.

O jogador até chegou arrebentando no Japão, marcando dois gols logo na estreia, mas logo depois entrou em queda junto com o time. No total, foram apenas cinco gols e viu seu clube terminar na nona colocação da J-League.

Do outro lado, o Cerezo Osaka não conta com nenhuma estrela e aposta na força do conjunto. Foi desta forma que conseguiu terminar bem o ano, vencendo oito de suas últimas dez partidas e garantindo uma vaga na Liga dos Campeões da AFC. Com uma arrancada dessas, é de esperar que faça uma boa partida nesta semifinal. O time ainda traz um brasileiro, o meia Souza, que passou por Cruzeiro, Santos e Bahia.

 

Kashiwa tenta melhor sorte na Copa

Mesmo sem perder há seis jogos, o Kashiwa Reysol acabou deixando escapar sua vaga na Liga dos Campeões. Devido a três empates no período, acabou sendo superado por um ponto pelo Cerezo, terminando assim na quarta colocação.

Com isso, se quiser ir para o torneio continental terá que vencer a Copa do Imperador ou no mínimo encarar a equipe de Osaka na decisão, pois como o rival já tem uma vaga, a outra iria para o melhor classificado da J-League.

A missão não chega a ser fácil, mas é bem real, pois o Yokohama conta com um time limitado e que não terminou bem o ano. O que também tem tudo para decidir o confronto é o atacante brasileiro Cristiano. O jogador é um dos destaques no Japão e anotou 12 gols e deu 10 assistências no Campeonato nacional. Se for somar os dois quesitos, foi o segundo atleta a participar de mais gols em toda a temporada, perdendo apenas para Kobayashi.

 

Retrospecto dos confrontos

Os dois duelos são bem desnivelados se for levar em conta o histórico recente. No primeiro, o Cerezo Osaka conta com grande vantagem nos últimos cinco anos. Foram seis encontros, com quatro triunfos da equipe, um empate e somente uma derrota.

Já o outro confronto ocorreu com mais frequência. Foram 15 partidas neste período, com o Kashiwa Reysol levando a melhor em sete oportunidades. O Yokohama Marinos ganhou quatro jogos e arrancou um empate em outros quatro.

 

História da Copa do Imperador

Apesar do que muitos pensam, a bola já rola nos campos do Japão há muito tempo. A primeira edição da Copa do Imperador, por exemplo, foi em 1921. Vale registrar que nesta época sequer existia campeonatos nacionais no Brasil – que se orgulha de ser o país do futebol. Se for considerar todo este tempo, o maior vencedor do torneio é o Keio University, com nove títulos, sendo que o último foi em 1956.

No entanto, tudo ainda acontecia de uma forma muito amadora. A grande virada na Terra do Sol Nascente foi no começo dos anos 90, quando Zico e outros brasileiros embarcaram para lá e reformularam toda a estrutura do futebol japonês. Foram criadas ligas e os clubes tornaram-se profissionais. Nesta nova fase, quem mais levantou o troféu foi o Kashima Antlers, com cinco conquistas. Dos que estão vivos na disputa deste ano, Kashiwa Reysol e Yokohama Marinos foram os únicos que já venceram, com uma taça cada. O Cerezo Osaka até chegou na decisão três vezes, mas perdeu todas. O Vissel Kobe já faz a melhor campanha da sua história.

 

Palpite

A diferença técnica em cada confronto é considerável, mas o fator casa acaba equilibrando um pouco os duelos. É possível que algum confronto seja decidido apenas nos pênaltis, mas o palpite é que Cereza Osaka e Kashiwa Reysol levam a melhor.

 

Jogos da semifinal da Copa do Imperador

Sábado, 23 de dezembro

  • 02:00 – Vissel Kobe x Cerezo Osaka. Palpite: Cerezo Osaka vence por 3 a 1
  • 04:05 – Yokohama Marinos x Kashiwa Reysol. Palpite: Kashiwa Reysol por 2 a 1