Eliminatórias da Copa do Mundo 2018

Dinamarca pode complicar a boa situação da Polônia na Copa do Mundo

Foto: AP Photo/Alik Keplicz

Bola rola às 15h45 de Brasília, em Copenhague.

A Polônia está muito perto de uma vaga na fase final da Copa do Mundo após não comparecer à África do Sul em 2010 e ao Brasil em 2014. No entanto, a Dinamarca quer estragar sua festa, pois ela mesma precisa pontuar para continuar sonhando com a Rússia em 2018.

 

Como chegam para este confronto

A Polônia está muito perto de confirmar sua vaga na Copa do Mundo de 2018, o que encerraria um jejum de doze anos sem a presença polonesa em fases finais. Segundo matemáticos, a nação do leste-europeu precisa de quatro pontos nos dois compromissos destas datas FIFA para carimbar seu passaporte. Mesmo que perca da Dinamarca, ainda assim deve se classificar. No fim de semana, recebe em Varsóvia o fraco Cazaquistão. O escrete alvirrubro conta com os gols de Robert Lewandowski, em grande fase no Bayern de Munique. O goleiro Artur Boruc anunciou que não atuará mais pelo selecionado.

A Dinamarca foca em conseguir o segundo lugar nesta chave. No entanto, porém, um dos nove vice-líderes será eliminado e o pior segundo do momento é justamente a equipe deste grupo: Montenegro. Ou seja, os escandinavos precisam melhorar muito seu desempenho nas quatro pelejas restantes. Depois de ser o anfitrião da Polônia, viaja à Erevan para pegar a Armênia.

Prevejo 1 a 1.

 

O Parken Stadium

Casa da seleção dinamarquesa e do Copenhague FC, o Parken Stadium foi construído entre 1990 e 1992 e tem uma capacidade para 38.065 torcedores sentados. Ele também é o principal palco de grandes artistas. Coldplay, Beyoncé, Whitney Houston e tantos outros se apresentaram ali. É neste cenário que dinamarqueses e poloneses se digladiarão.

 

Dinamarca x Polônia

Dinamarca e Polônia já se enfrentaram em 19 oportunidades. Os dinamarqueses ganharam dez, contra oito triunfos poloneses e um empate.

A primeira vez que se cruzaram foi num amistoso em 1934 que terminou com vitória viking por 4 a 2.

No turno destas eliminatórias, os de Varsóvia ganharam por 3 a 2.

 

Histórico da Polônia

O melhor desempenho dos poloneses em Mundiais da FIFA foram as medalhas de bronze conquistadas em 1974 e em 1982. Suas outras participações em fases finais foram em 1934, 1978, 1986, 2002 e 2006.

 

Histórico da Dinamarca

O melhor desempenho dos escandinavos em uma Copa do Mundo da FIFA foi o oitavo lugar de 1998, apesar do sucesso conquistado pela famosa “Dinamáquina” de 1986. Ela também esteve presente em 2002 e em 2010.

 

Possíveis escalações

Dinamarca:  Frederik Ronnow; Jannik Vestergaard, Simon Kjaer, Riza Durmisi e William Kvist; Thomas Delaney, Nicolai Jorgensen, Christian Eriksen e Martin Braithwaite; Jens Larsen e Yussuf Poulsen. Técnico: Age Hareide.

Polônia: Wojcieh Szczesny; Michal Pazdan, Artur Jedrzejczyk, Thiago Cionek e Krysztof Maczynski; Karol Linetty, Robert Lewandowski, Kamil Grosicki e Jakub Blaszczykowski; Piotr Zielinki e Lukasz Piszcek. Técnico: Adam Nawalka.

 

Cazaquistão x Montenegro

Às 13h00 de Brasília, em Astana, o Cazaquistão dará as boas-vindas à Montenegro. Os ex-soviéticos se agarram a possibilidades matemáticas para se manterem vivos e ainda sonharem com a vizinha Rússia. A grande verdade é que os cazaques estão fora e precisam começar a trabalhar visando o Mundial do Qatar em 2022.

Neste momento, apesar de aparecer somente atrás da Polônia na tábua de classificação, Montenegro estaria fora da segunda fase por ser o pior segundo colocado entre todos os hexagonais. É bom lembrar que não se leva em consideração os pontos obtidos contra os lanternas de cada grupo para se determinar os oito melhores vice-líderes. O país balcânico precisa somar os três pontos para não correr risco de ser ultrapassado pela Dinamarca e tentar novo triunfo em domicílio, contra a Romênia, no fim de semana.

 

Romênia x Armênia

Vocês lembram de Hagi e companhia? Ele era um timaço! Algo aconteceu no futebol romeno dos anos 90 para cá. Desde 1998 que a Terra do Conde Drácula não chega a uma fase final de Mundial da FIFA. Este jejum pode aumentar ainda mais se a Romênia não ganhar da Armênia no Estádio Nacional de Bucareste. Na prática, ambos os quadros do Leste-Europeu brigam pelo direito de continuar sonhando com o segundo lugar, o que dificilmente irá acontecer. Um empate será fatal para os dois.

 

7ª rodada das eliminatórias da UEFA para Copa do Mundo de 2018

Sexta-feira, 01 de setembro:

  • 13h00: Cazaquistão x Montenegro – palpite: Montenegro.
  • 15h45: Dinamarca x Polônia – palpite: empate.
  • 15h45: Romênia x Armênia – palpite: Romênia.

 

Classificação do grupo E

  • Polônia – 16
  • Montenegro – 10
  • Dinamarca – 10
  • Romênia – 6
  • Armênia – 6
  • Cazaquistão – 2