Brasileirão Série D

Definidas as quartas de final do Brasileirão Série D

Foto: Canindé Pereira/América FC

Quatro times avançam no mata-mata da Série D. Na Série C, o CSA se mantém como melhor concorrente até o momento.

A quarta divisão do Campeonato Brasileiro definiu os oito classificados para a quarta fase de 2017. Os quatro times que vencerem mais este mata-mata terão garantido seus acessos à Série C de 2018. Na terceira divisão, o CSA mantém a ponta do grupo A, enquanto o Botafogo-SP se manteve em primeiro no B.

 

Tradicional América-RN encara Juazeirense

Rebaixado em 2016 para a Série D, o América-RN só quer dar um “alô” aos coirmãos desta divisão e regressar imediatamente ao andar de cima. Até o momento, os potiguares passaram por Aparecidense, Ceilândia, Jacobina, Murici e Sergipe.

Uma das vantagens do Mecão tem sido a constante presença de sua torcida nas arquibancadas da Arena das Dunas. São mais de 7 mil em média por partida, sendo que foram mais de 10 mil no último compromisso contra o Ceilândia. Não é à toa que os potiguares têm cem por cento de aproveitamento em casa.

Para encarar o Juazeirense, o técnico Leandro Campos pede calma a seus comandados, já que oito estão pendurados com dois cartões amarelos.

O rival baiano se inscreveu na quarta divisão por ter conquistado a medalha de bronze no Baianão de 2016. Até agora, seu elenco eliminou Central, Coruripe, Fluminense-BA, Jacobina e Sousa. É a apenas a terceira vez que participa do Brasileirão e nunca chegou ao terceiro nível.

 

Duelo Norte-Sul

Serão muitos quilômetros de viagem entre o Acre e o Rio Grande do Sul. Duas vezes, já que teremos 180 minutos de futebol.

O Atlético, campeão acreano de 2016, desclassificou até aqui Princesa do Solimões, Real Desportivo, São Francisco, Trem e, por último, o Gurupi. Os tocantinenses estavam descontrolados na derrota de 3 a 0 na Arena da Floresta, gols de Rafael Barros (dois) e Eduardo. Eles receberam oito cartões amarelos, dois vermelhos e o massagista entrou em campo com uma tesoura na mão. Além disso, um dos atletas expulsos gritou que o “árbitro recebera propina para favorecer os acreanos”.

Enquanto isso, o São José, quarto colocado do Gauchão de 2016, teve que sobreviver a uma disputa de pênaltis para alcançar esta fase. O herói foi o goleiro Fábio, que pegou uma cobrança do São Bernardo. Os alvianis também eliminaram Brusque, Ituano, Metropolitano e PSTC.

 

Instituições tradicionais brigam por um lugar ao sol

O encontro de dois quadros conhecidas do futebol brasileiro permitirá que apenas uma delas suba um degrau na hierarquia do nosso futebol. Uma curiosidade: ambas eliminaram seus adversários da etapa anterior nos tiros livros diretos.

O Maranhão entrou na Série D por ficar em segundo lugar no Estadual de 2016. Até aqui, eliminou Guarany de Sobral, Potiguar de Mossoró, River e Rio Branco-AC. Contra os amapaenses fez valer o lema “demolidor de cartazes”.

O Operário-PR é o atual campeão da Taça Federação Paranaense de Futebol. Na quartona prevaleceu sobre Brusque, XV de Piracicaba, São Paulo-RS e Desportiva antes de bater o Espírito Santo nas penalidades máximas. O herói do Fantasma foi o arqueiro Simão, que pegou o tiro de Edmar Chazinho.

 

Confronto inusitado

Diante de tantos clubes brasileiros famosos e sem espaço é uma surpresa esbarrarmos com Globo x URT valendo uma promoção à terceirona.

Os potiguares são a sensação do certame. Nunca antes uma representação do Rio Grande do Norte havia vencido sete compromissos seguidos por um campeonato nacional. A Águia de Ceará-Mirim já encarou Parnahyba, América-PE, Guarani de Juazeiro, novamente Parnahyba e Guarany de Sobral. A equipe evita empolgação e prega confiança.

Os mineiros de Patos de Minas atingiram esta eliminatória com méritos. Ao longo da campanha, tiraram a melhor agremiação da fase de grupos, a Portuguesa-RJ. Também passaram por Itumbiara, Audax e Villa Nova-MG. Contra os alvirrubros de Nova Lima, a classificação veio nos gols fora de casa, após dois empates: 0 a 0 e 1 a 1.

 

Na Série C, CSA se impôs e virou contra o Botafogo-PB

Contra o Botafogo-PB, o CSA foi para cima e acabou dando espaços para contra-ataques paraibanos. E foi assim que nasceu o primeiro gol alvinegro: Dico pegou um rebote e estufou a rede aos 44′. No segundo tempo, os alagoanos se lançaram definitivamente ao ataque. Com três atacantes, os alvianis conseguiram igualar aos 10′, com Thales.

Sentindo-se acuado, o Belo mudou sua postura e começou a se engraçar em busca dos três pontos. Depois de quase marcar quando Rafael Oliveira carimbou a trave dos anfitriões, veio o castigo. Dawhan pegou de longe, contou com um desvio na zaga, e decretou o triunfo do Marujo. O revés custou o emprego de Itamar Schülle, ex-treinador do botafoguense.

Nesta chave, Fortaleza, Sampaio Corrêa e Remo completam o G-4, enquanto que Confiança e ASA fazem parte do Z-2.

 

Café com leite no grupo B

Quase cinco mil pessoas assistiram o Botafogo-SP superar o Volta Redonda por 2 a 1 no estádio Santa Cruz, gols de Edno e Samuel Santos. Além de consolidar o tricolor na ponta do decagonal, tirou os fluminenses do G-4. Apenas paulistas e mineiros ocupam as quatro primeiras posições: Tupi, São Bento e Tombense são os outros. Bragantino e Mogi-Mirim integram a zona maldita.

 

Jogos de ida das quartas de final da Série D

Sábado, 05 de agosto:

  • 15h00: São José-RS x Atlético-AC – palpite: São José-RS.
  • 16h00: Juazeirense x América-RN – palpite: América-RN.

Domingo, 06 de agosto:

  • 16h00: Maranhão x Operário-PR – palpite: Maranhão.
  • 16h00: URT x Globo – palpite: URT.

 

Jogos da 13ª Rodada da Série C

Sábado, 05 de agosto:

  • 15h00: Macaé x Ypiranga – palpite: Macaé.
  • 15h30: Tombense x Volta Redonda – palpite: Volta Redonda.
  • 16h00: Bragantino x Mogi-Mirim – palpite: Bragantino.
  • 17h00: São Bento x Tupi – palpite: São Bento.
  • 18h00: Moto Club x CSA – palpite: CSA.
  • 20h00: ASA x Fortaleza – palpite: Fortaleza.
  • 20h00: Salgueiro x Botafogo-PB – palpite: Botafogo-PB.

Domingo, 06 de agosto:

  • 15h00: Joinville x Botafogo-SP – palpite: Botafogo-SP.
  • 18h00: Remo x Confiança – palpite: Remo.
  • 19h00: Cuiabá x Sampaio Corrêa – palpite: Empate.

 

Classificação da Série C

Grupo A:

  1. CSA, 23 – Quartas de final.
  2. Fortaleza, 21 – Quartas de final.
  3. Sampaio Corrêa, 19 – Quartas de final.
  4. Remo, 17 – Quartas de final.
  5. Cuiabá, 15
  6. Salgueiro, 14
  7. Botafogo-PB, 14
  8. Moto Club, 12
  9. Confiança, 12 – Série D.
  10. ASA, 11 – Série D.

Grupo B:

  1. Botafogo-SP, 21 – Quartas de Final.
  2. Tupi, 20 – Quartas de Final.
  3. São Bento, 17 – Quartas de Final.
  4. Tombense, 17 – Quartas de Final.
  5. Volta Redonda, 16
  6. Ypiranga, 15
  7. Joinville, 15
  8. Macaé, 12
  9. Bragantino, 12 – Série D.
  10. Mogi-Mirim, 10 – Série D.