Brasileirão Série A

Cruzeiro x Atlético-MG: Raposa defende tabu contra rival na 30ª rodada do Brasileirão

Clássico Mineiro
Foto: Bruno Cantini / Atlético

Sem perder há dois anos para o Galo no Mineirão, equipe celeste também quer ampliar invencibilidade de 16 jogos jogando em seus domínios em 2017

A cidade de Belo Horizonte vai literalmente parar com o maior clássico de Minas Gerais entre Cruzeiro e Atlético Mineiro, que está marcado para este domingo (22 de outubro), às 17h, no estádio Mineirão. Com expectativa de grande público – mais de 30 mil ingressos já foram vendidos –, a Raposa busca ampliar a invencibilidade de 16 jogos na temporada jogando em seu estádio – oito vitórias e oito empates no período. Atual campeã da Copa do Brasil e melhor colocada que o Galo na tabela, a Raposa entra como favorita para vencer o duelo válido pela 30ª rodada. Confira o raio-x da partida!

 

Papéis invertidos

Após 10 meses, Cruzeiro e Atlético Mineiro vêm contrariando os prognósticos do início de 2017. O time celeste, que com a chegada de Thiago Neves era tido como um clube que ainda precisaria de tempo e entrosamento para convencer, surpreendeu rapidamente com o pentacampeonato da Copa do Brasil, diante do poderoso Flamengo. Além disso, a equipe de Mano Menezes está na quinta posição do nacional, com 47 pontos.

Já o Galo, que trouxe Roger Machado, ex-Grêmio, para comandar o estrelado elenco, tem decepcionado dia após dia. Com muitos altos e baixos – ganhou o estadual contra a Raposa -, o treinador foi demitido ainda na Taça Libertadores, competição esta que o Atlético Mineiro foi eliminado nas oitavas para o azarão Jorge Wilstermann, mas já com Rogério Micalle na função. O técnico da medalha de ouro brasileira nos Jogos Olímpicos ainda sofreu outra queda, desta vez na Copa do Brasil, diante do Botafogo. Com mais uma demissão, o clube alvinegro apostou em Oswaldo Oliveira, que apesar da extensa bagagem, já perdeu o título da Primeira Liga para o Londrina. Hoje, os mineiros estão em 10º no Brasileirão, com 38 pontos e oito de desvantagem para o Flamengo, último clube que garante vaga nas preliminares da competição continental de 2018.

 

Tabu

Apesar da derrota para o Coritiba no meio de semana, que fez a equipe perder a invencibilidade 13 jogos na temporada, o Cruzeiro continua com tudo nesta reta final de Brasileirão. A Raposa é dona da melhor campanha do returno, tendo 66% de aproveitamento. Mano Menezes e companhia somaram 20 dos 30 pontos disputados nesta fase. São seis vitórias em dez jogos, o que deixa os atletas em boas condições quando o assunto é autoconfiança.

O clube defende um tabu de dois anos contra o Galo, quando joga no Mineirão. O último revés da parte azul de Minas Gerais ocorreu na semifinal do Mineiro de 2015 – placar de 2×1. Na temporada, nova vantagem celeste em seu caldeirão: triunfos na Primeira Liga e primeira fase do estadual, além de empate na partida de ida do Mineiro.

 

Lei de ex?

O Cruzeiro ganha todo o favoritismo antes de a bola rolar no Mineirão, mas a equipe celeste que tome cuidado porque um de seus maiores carrascos estará em campo e pode mais uma vez estragar a festa azul. O Atlético Mineiro aposta em Fred para derrubar a “invencível” Raposa. O goleador que ganhou notoriedade na Raposa tem como segunda maior vítima da carreira justamente seu ex-clube, anotando 10 gols na equipe celeste. Somente o Botafogo, com 16 gols sofridos, foi punido mais vezes pelo faro de gol apurado do atacante de 34 anos.

Depois de encerrar o jejum de 12 partidas, Fred voltou a marcar por duas vezes consecutivas – contra Sport e Chapecoense – e tem tudo para balançar as redes de Victor no Mineirão. Isso porque ele está a um gol de igualar a marca de Zico – 135 tentos – na história da competição. O primeiro colocado no ranking é Roberto Dinamite, com 190. Será que ele chega no Galinho?

 

Palpite

Com o Cruzeiro em alta e Fred querendo derrubar o ex-clube, a expectativa é de um jogo bastante movimentado, com as duas equipes procurando o ataque. E quem ganha com isso? É claro, nós torcedores. É bom esperarmos gols na capital mineira, acima 2.5, seja com Rafael Sóbis e Thiago Neves, de um lado, ou Fred e Robinho, do outro.

 

Jogos da 30ª rodada do Brasileirão 2017

Sábado, 21 de outubro

  • 17:00 – Vasco x Coritiba – Palpite: Vasco

Domingo, 22 de outubro

  • 17:00 – Santos x Atlético Goianiense – Palpite: Santos
  • 17:00 – São Paulo x Flamengo – Palpite: empate
  • 17:00 – Cruzeiro x Atlético Mineiro – Palpite: Cruzeiro
  • 17:00 – Atlético Paranaense x Sport – Palpite: Atlético Paranaense
  • 17:00 – Bahia x Vitória – Palpite: Bahia
  • 19:00 – Ponte Preta x Avaí – Palpite: Ponte Preta
  • 19:00 – Chapecoense x Fluminense – Palpite: empate

Segunda-feira, 23 de outubro

  • 20:00 – Botafogo x Corinthians – Palpite: Corinthians