Brasileirão Série A

Cruzeiro de olho no G-6 e Botafogo precisando retomar as vitórias se enfrentam na 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo.

Separados por apenas 2 pontos na tabela de classificação, Cruzeiro e Botafogo se enfrentam neste domingo, às 16 horas (na TV Globo e Premiere) vivendo momentos bem distintos no Brasileirão 2017 – mas com desempenhos globais muito parecidos. Com o primeiro turno chegando ao fim, a luta para entrar no G-6 e se manter perto dos líderes é cada vez mais dura. Mas será que é este mesmo o foco dos dois times?

 

Cruzeiro estável

Estivéssemos vivendo ainda os tempos de hiperinflação, as palavras “Cruzeiro estável” seriam uma benção. Mas em se tratando de futebol, nem tanto. Com 7 vitórias, 5 empates e 6 derrotas, o Cruzeiro chegou, aos trancos e barrancos até a 7ª posição do Campeonato Brasileiro, com 26 pontos – 2 a menos que o Sport, 6º colocado.

Na noite de ontem, porém, contra o Vasco (fora), a Raposa conseguiu uma importante vitória (3 a 0) que diminuiu um pouco a pressão pra cima do técnico Mano Menezes – que vinha de uma malfadada série de 3 empates e uma derrota (nos últimos 5 jogos, foram 6 pontos conquistados em 15 possíveis). Chegando à última rodada do primeiro turno do Brasileirão com um aproveitamento abaixo dos 50%, o Cruzeiro, paradoxalmente, segue bem na Copa do Brasil e, depois de eliminar o Palmeiras, enfrentará o Grêmio no próximo dia 16 no primeiro jogo das semifinais da competição.

Mas o foco aqui é o Campeonato Brasileiro e para o jogo deste domingo, o técnico cruzeirense poderá, talvez, contar com o retorno à titularidade de Robinho que, após ficar cerca de um mês afastado tratando de uma nova lesão, entrou em campo no segundo tempo do jogo de ontem e marcou o terceiro do Cruzeiro (um lindo gol, aliás). Há também a expectativa pelo retorno de Rafael Sóbis – poupado em função de um grande desgaste físico.

 

O Botafogo se perdeu?

Depois de levar a mais incrível virada do Campeonato Brasileiro no último domingo diante do São Paulo, o Botafogo encarou o Palmeiras na quarta-feira pela 18ª rodada querendo a vitória para recuperar a moral e não funcionou. Mais uma derrota – desta vez sem virada –, mas com o mesmo gosto amargo do “domínio inócuo”.

Nos dois duelos, a equipe da Estrela Solitária teve mais posse de bola e a iniciativa do jogo. Nos dois casos, perdeu. Para o jogo deste domingo, contra o Cruzeiro, a coisa se complica mais um pouco: na quinta-feira o Botafogo enfrenta o Nacional da Colômbia no duelo de volta pela Libertdadores.

É quase certo que o técnico Jair Ventura não levará seus principais jogadores ao Mineirão no domingo, evitando, assim, desgastes e lesões para entrar em campo com força máxima na quinta. Isso pode engatilhar a terceira derrota seguida do Fogão no Brasileiro e fazer com que se afaste ainda mais do G-6, mas o foco, neste momento, é na competição continental – mesmo tendo somado apenas 5 pontos em 15 possíveis nos últimos 5 jogos. Uma nova derrota no Brasileirão meio que tornará a vaga na próxima fase da Libertadores uma “obrigação” – na ótica do torcedor. Felizmente, o Botafogo jogará em casa e pelo empate.

 

Nosso palpite

Os dois times vivem o dilema de dividirem suas atenções em mais de uma competição. Mas o Cruzeiro só tem compromisso pela Copa do Brasil no dia 16 e, diferente do Botafogo, não precisará enfrentar o dilema de poupar ou não os titulares – pelo menos, não agora. O Fogão tem um elenco pequeno, limitado. Não poupar os titulares pode, sim, custar a vaga nas quartas de final da Libertadores e é por este motivo que eu acredito que Jair Ventura assumirá o risco e pagará por ele, voltando para o Rio de Janeiro com sua terceira derrota em série.

 

Caneladas ao vivo

Acompanhe, neste domingo, pelo twitter do Ganhador nossas Caneladas ao Vivo para o duelo entre Bahia e São Paulo, à partir das 16 horas.

 

Os jogos e a programação da TV para a 19ª rodada do Campeonato Brasileiro

Sábado – 05/08/2017

  • 19:00 – Corinthians x Sport – Arena Corinthians (Premiere) – Palpite: Corinthians
  • 19:00 – Fluminense x Atlético-GO – Maracanã (Premiere, SporTV) – Palpite: Fluminense

Domingo – 06/08/2017

  • 11:00 – Flamengo x Vitória – Ilha do Urubu (Premiere) – Palpite: Flamengo
  • 16:00 – Grêmio x Atlético-MG – Arena do Grêmio (Globo, Premiere) – Palpite: Grêmio
  • 16:00 – Coritiba x Chapecoense – Couto Pereira (Globo, Premiere) – Palpite: Coritiba
  • 16:00 – Bahia x São Paulo – Arena Fonte Nova (Globo, Premiere) – Palpite: empate
  • 16:00 – Cruzeiro x Botafogo – Mineirão (Globo, Premiere) – Palpite: Cruzeiro
  • 16:00 – Palmeiras x Atlético-PR – Allianz Parque (Premiere) – Palpite: Palmeiras
  • 19:00 – Avaí x Santos – Ressacada (Premiere, SporTV) – Palpite: Santos
  • 19:00 – Ponte Preta x Vasco – Moisés Lucarelli (Premiere) – Palpite: Ponte Preta