Brasileirão Série B

CRB e Internacional fazem duelo que pode colocar um dos dois no G-4 da Série B; prognóstico aqui

Foto: Ricardo Duarte/SCI

Colorado está com um ponto a mais em relação ao time alagoano; mesmo se tivermos um vencedor no estádio Rei Pelé, será preciso contar com um tropeço do Vila Nova para entrar no grupo dos quatro primeiros colocados

O que acontece com o Internacional? Antes do início da Série B, todos imaginavam que o Colorado venceria a Segundona com facilidade em uma espécie de “ano sabático”. Mas os gaúchos têm passado apuros dignos de deixar o torcedor com o sono comprometido. Na quinta colocação, a equipe treinada por Guto Ferreira estaria fora da elite do Brasileirão, no ano que vem, se o campeonato tivesse sido encerrado na rodada passada.

Sobre o rendimento no último jogo, a boa vitória por 2 a 0 sobre o Ceará, no Castelão, o Inter apresenta um aspecto polêmico. Dos cinco triunfos obtidos até o momento, quatro foram conquistados na condição de visitante. O único resultado positivo, no Beira-Rio, foi contra o Náutico (4 a 2) na sexta rodada.

 

CRB X INTERNACIONAL

No próximo sábado (15), o Colorado, quinto colocado com 21 pontos, atuará novamente longe de Porto Alegre, mas o adversário será duríssimo. No estádio Rei Pelé, o CRB, que ocupa o sexto posto na tabela com um ponto a menos, não perde há cinco partidas e venceu quatro duelos neste período. No mesmo local do jogo do próximo fim de semana, o Galo derrotou o Figueirense por 2 a 1 na rodada anterior.

O ganhador do embate entre CRB e Internacional pode entrar no G-4 ao término da 14ª rodada. Para isso, no entanto, é preciso secar o Vila Nova, atual quarto colocado, que enfrentará o Paysandu, em Itumbiara, simultaneamente.

 

HISTÓRICO DO CONFRONTO

Os dois clubes voltarão a se enfrentar em um jogo oficial depois de 44 anos. Gaúchos e alagoanos mediram forças apenas duas vezes com 100% de vantagem para o Inter, que ganhou pela primeira vez no Campeonato Brasileiro de 1972 (3 a 2) e repetiu a dose no ano seguinte (1 a 0), sempre na condição de visitante.

 

EVOLUÇÃO DO INTER

Em dez jogos à frente do Colorado, Guto Ferreira conseguiu quatro vitórias, cinco empates e apenas uma derrota. Para o duelo contra o perigoso CRB, o treinador poderá repetir a escalação da formação que considera ideal, quando a dupla de ataque Nico López e William Pottker, responsável por metade dos tentos da equipe na Série B, mostra-se cada vez mais afinada. Mas a primeiro missão foi ajustar o sistema defensivo. Na gestão de Ferreira, o Internacional levou apenas sete gols, sendo que passou quatro jogos sem ter a meta vazada.

Mesmo com a ingrata missão de parar o ímpeto do Galo, o Inter conta com seu ótimo retrospecto na condição de visitante. Aliás, os gaúchos têm o melhor aproveitamento entre os times que jogam fora de casa na Segundona, com 66,6% dos pontos conquistados em sete confrontos. Em compensação, o Internacional faz a pior campanha como mandante.

 

Prováveis escalações:

CRB: Edson Kholn; Marcos Martins, Flávio Boaventura, Adalberto e Diego; Yuri (Rodrigo Souza), Danilo Pires, Edson Ratinho e Élvis; Erick Salles e Zé Carlos.
Técnico: Dado Cavalcanti

INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; Winck, Klaus, Cuesta e Uendel; Rodrigo Dourado, Edenílson, Felipe Gutierrez e D’Alessandro; William Potker e Nico López.
Técnico: Guto Ferreira

 

Palpite:

Aoscilação das equipes que participam da Série B é natural. Até entender como se atua na Segundona, os clubes grandes sofrem. E a opção pela contratação de Guto Ferreira, há dez rodadas, foi nesse sentido, visto que o treinador conta com vasta experiência em acessos à primeira divisão – como foi no ano passado com o Bahia. O resultado está acima da qualidade do espetáculo. Aos poucos, o Inter vai encarnando esse espírito e a tendência é que finalmente deslanche.

Porém, o CRB vive seu melhor momento na competição, tem ótimo aproveitamento em casa e vai fazer o Rei Pelé se transformar em um verdadeiro caldeirão. Mesmo com uma equipe muito superior no papel, o Colorado precisará ser astuto para vencer em Maceió. Mas se conseguir se fechar bem, os gaúchos poderão usar o contra-ataque mortal como principal arma. No fim das contas, o Colorado ganha por um gol de diferença.

 

Jogos da 14ª rodada do Brasileiro Série B

Abaixo, confira os jogos programados para a 14ª rodada da Série B do Brasileirão (favoritos em negrito):

  • 14/07 – 19:15 – Brasil de Pelotas x Figueirense
  • 14/07 – 20:30 – Oeste x Paraná – palpite: empate
  • 14/07 – 21:30 – Criciúma x Goiás
  • 15/07 – 16:30 – Náutico x Santa Cruz
  • 15/07 – 16:30 – Vila Nova x Paysandu
  • 15/07 – 16:30 – América x Guarani
  • 15/07 – 19:00 – Ceará x Juventude
  • 15/07 – 19:00 – Londrina x Boa Esporte
  • 15/07 – 21:00 – Luverdense x ABC – palpite: empate