UFC: Vídeos

Coutinho discute a polêmica do corte de peso no MMA

Não é de hoje que um dos assuntos mais polêmicos do MMA é o corte de peso. O processo drástico pelo qual lutadores se submetem antes de cada luta muitas vezes causa danos irreparáveis à saúde de um lutador e também influencia em suas performances dentro do cage. Dois exemplos de lutadores que estão mudando de categoria são Rafael dos Anjos e Renan Barão, astros do UFC.

Dos Anjos, ex-campeão da categoria dos leves, revelou ao programa The MMA Hour que chegou a desmaiar durante o corte de peso para a disputa de cinturão contra Eddia Alvarez, em julho passado. Segundo o lutador, ele ficou por três minutos apagado e quase cancelou o combate. Mas seguiu em frente, bateu o peso da divisão e acabou nocauteado no primeiro round. Certamente o caso teve influência em sua performance. Ele chegou a fazer mais uma luta – que também perdeu – na categoria dos leves, mas anunciou recentemente sua mudança e vai estrear nos meio-médios no dia 17 de junho, no UFC Fight Night Singapura, contra Tarec Saffiedine.

Renan Barão é outro que tem problemas com o peso. Ele já cancelou uma luta com TJ Dillashaw na véspera por problemas de saúde causados pelo corte de peso quando atuava pelos galos. Após tanto sofrimento, ele subiu de divisão, fez duas lutas como peso-pena, venceu uma, perdeu outro, e agora segundo o Combate.com está retornando aos galos. Que faça isso com um melhor acompanhamento e mais cuidado para não prejudicar sua saúde.

A mudança de peso é comum seja no UFC ou qualquer outro evento de MMA. Lutadores sempre buscam uma nova fase na carreira, melhores performances ou um melhor condicionamento físico, pensando na integridade física.

Que os últimos casos sirvam de alerta para lutadores. Eles não serão lutadores a vida toda, mas certos danos são para sempre. Preocupar-se com a saúde é um ato tão importante quanto o conhecimento sobre qualquer arte marcial.

Confira o vídeo para saber mais detalhes!