Brasileirão Série A

Coritiba e Fluminense estão no meio do caminho entre lutar por Libertadores ou rebaixamento

Foto: Nelson Perez/Fluminense F.C.

Equipes vivem momento instável e quem sair de campo derrotado ficará com alerta ligado

Com muitos altos e baixos dos dois lados, Coritiba e Fluminense se enfrentam no Couto Pereira neste domingo, às 19h. As equipes estão exatamente no meio da tabela e se a vitória levará para o bolo da Libertadores, a derrota deixará um alerta de perigo em relação à fuga contra o rebaixamento para qualquer uma das partes.

   

Paranaenses se recuperam

Ao menos com um pouco de paz o Coritiba vai entrar em campo para enfrentar o Fluminense. Depois de sete partidas sem vencer e despencar na tabela, o clube goleou o Avaí, por 4 a 1, e deu uma boa respirada. Porém, como o adversário era bem limitado, ainda não dá para ter uma noção se de fato os paranaenses evoluíram.

Além disso, o desempenho no Couto Pereira não ajuda. Das sete partidas no local, a equipe da casa só conquistou 12 pontos. Já são quatro apresentações ao lado da torcida sem conseguir vencer, sendo que em três sequer conseguiu balançar as redes.

O que também pode pesar negativamente é que Kleber foi novamente suspenso e não entra em campo neste domingo. Além dele, a equipe não conta com João Paulo, Daniel e Alan Santos, todos lesionados.

Para tentar surpreender, a aposta é na defesa. Mesmo não sendo muito confiável, é a sexta menos vazada. Número excelente para um time tão instável.

   

Tricolor em queda livre

Depois de também flertar com a parte de cima da tabela, o Fluminense começou a tropeçar e já está há quatro partidas sem vencer. No período, ficou no empate com São Paulo, Chapecoense e Bahia, e acabou derrotado por 1 a 0 para o Botafogo.

Apesar de todos os problemas, ao menos com o ataque o técnico Abel Braga pode contar. Mesmo tendo passado em branco na quarta-feira, o tricolor tem o terceiro melhor ataque da competição, com 21 gols marcados. É bem verdade que a defesa deixa muito a desejar, sendo a quarta pior, mas com esses números é possível confiar que os cariocas voltam com ao menos um ponto na bagagem. Um triunfo, no entanto, seria uma tarefa bem mais difícil.

Curiosamente, o Fluminense está há três partidas sem perder como visitante no Brasileirão. A última derrota ocorreu em 10 de junho, quando foi superado por 3 a 1 pelo Palmeiras. Depois disso conseguiu vencer o Avaí e segurar empates com São Paulo e Bahia.

 

O que esperar do jogo

Com duas defesas frágeis, é certeza que a partida tenha bola na rede. A expectativa é que sejam no mínimo duas, mas não seria nenhuma surpresa se este número for ainda maior. Para o placar, o palpite é um empate em 1 a 1.

   

Campeonato

Na 10ª posição, com 19 pontos conquistados, o Coritiba pode saltar para o 5º lugar em caso de vitória. No entanto, um revés joga o time para 12º e com todos os demais clubes colados na tabela.

A situação do Fluminense é ainda mais delicada, na 11ª posição, com 19 pontos. Apesar de também ter chances de entrar na zona de classificação em caso de um triunfo, o tricolor pode parar até mesmo em 16º e ser o primeiro fora dos quatro que são rebaixados para a Segundona.

   

Histórico recente

Algo que tem virado rotina no confronto é o empate. O resultado ocorreu nas três últimas vezes e em cinco dos 10 encontros recentes. No período, o Fluminense saiu de campo com a vitória três vezes e o Coritiba, duas.

O retrospecto só muda quando considerado apenas os duelos no Couto Pereira. Nesta condição, os cariocas só voltaram de lá com o triunfo em uma das últimas dez visitas. O clube ainda conquistou quatro empates, mas em cinco ocasiões não retornou com nada na bagagem.

   

Programação da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro

Sábado

  • 19:00 – Corinthians x Atlético-PR. Palpite: Corinthians vence por 1 a 0

Domingo

  • 11:00 – Palmeiras x Vitória. Palpite: Palmeiras vence por 2 a 0
  • 16:00 – Atlético-GO x Atlético-MG. Palpite: 0x0
  • 16:00 – Chapecoense x São Paulo. Palpite: Chapecoense vence por 2 a 1
  • 16:00 – Cruzeiro x Flamengo. Palpite: Cruzeiro vence por 2 a 0
  • 16:00 – Grêmio x Ponte Preta. Palpite: Grêmio vence por 3 a 1
  • 16:00 – Vasco x Santos. Palpite: Vasco vence por 1 a 0
  • 19:00 – Bahia x Avaí. Empate: Palpite: Bahia vence por 2 a 1
  • 19:00 – Coritiba x Fluminense. Palpite: 1×1

Segunda-feira

  • 20:00 – Botafogo x Sport. Palpite: Botafogo vence por 2 a 1