Brasileirão Série A

Coritiba, Avaí, Chapecoense e Sport entram em campo na luta contra o rebaixamento

Chapecoense rebaixamento Série A
Foto: Sirli Freitas / Chapecoense

Derrotados podem ficar em situações delicadas no Brasileirão

A 32ª rodada do Campeonato Brasileiro traz dois confrontos diretos pela luta contra o rebaixamento. No sábado, o Coritiba recebe o Avaí para seguir fora do Z-4, enquanto no dia seguinte, a Chapecoense tenta resolver logo a sua situação contra um Sport em má fase.

 

Chapecoense tenta embalar contra Sport em queda

Das quatro equipes, a Chapecoense é a que vive o melhor momento, com sete pontos conquistados nos últimos três jogos. A arrancada deixou a equipe catarinense com certa folga na luta contra a queda, mas a vantagem de apenas quatro pontos para o Z-4 é perigosa. Com isso, o clube não pode nem pensar em perder para o Sport Recife, ainda mais pelo fato de o duelo ser na Arena Condá. Porém, com o adversário em baixa, o time não deve sofrer para conseguir o resultado.

O momento dos pernambucanos é tão delicado, que das 12 apresentações no returno, o rubro-negro só conseguiu um único triunfo – no clássico nordestino contra o Vitória. O clube tem que agradecer por mesmo com esta sequência seguir fora da zona de rebaixamento. No entanto, isso pode mudar neste final de semana em caso de derrota – que seria a terceira seguida no Brasileirão.

Se a fase dos times é bem diferente, o histórico aponta grande equilíbrio. Dos 11 encontros até aqui, foram cinco vitórias do Sport, quatro da Chapecoense e dois empates. Uma nova igualdade agora acabaria sendo “menos pior” para os catarinenses, que seguiriam afastados da zona de rebaixamento.

 

Coritiba recebe o Avaí procurando embalar no Brasileirão

Depois de um longo período instável, o Coritiba enfim parece se recuperar no Campeonato. Foram duas importantes vitórias e um empate nas últimas três rodadas que fizeram com que a equipe saísse da zona de rebaixamento. No entanto, nada disso vai ser suficiente se cair diante do Avaí, no Couto Pereira, neste sábado.

Isso porque os catarinenses estão empatados em pontos com os paranaenses e só aparecem atrás na tabela pelos critérios de desempate.  A situação deixa o confronto ainda mais dramático, o que deve resultar também em um jogo mais fechado, com os dois times preocupados mais em não perder do que vencer exatamente. Este objetivo é ainda mais provável pelo lado dos visitantes, que contam com um ataque mais frágil. Até aqui no Brasileirão, o Avaí anotou somente 22 gols, sendo o pior ataque da competição disparado. Só como um exemplo, o lanterna Atlético-GO – que é o segundo menos efetivo – anotou 29.

Ao longo da história, as duas equipes se enfrentaram 14 vezes e o Coritiba leva enorme vantagem. O clube venceu oito, empatou três e só perdeu três. Porém, vale destacar que os catarinenses não costumam se intimidar com o Couto Pereira, tendo conquistado dois dos três triunfos na casa do adversário. Outro detalhe curioso é que somente uma das 14 partidas terminou sem gols. No primeiro turno, por exemplo, o Coxa levou a melhor em Santa Catarina por 4 a 1.

 

Palpite

As duas partidas envolvem equipes instáveis, mas Coritiba e Chapecoense largam na frente por viverem momento um pouco melhor e também por atuarem em casa.

 

Jogos da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017

Sábado, 4 de novembro

  • 17:00 – Santos x Atlético-MG. Palpite: Santos vence por 1 a 0
  • 19:00 – Atlético-GO x São Paulo. Palpite: São Paulo vence por 2 a 0
  • 19:00 – Botafogo x Fluminense. Palpite: Botafogo vence por 2 a 1
  • 21:00 – Coritiba x Avaí. Palpite: Coritiba vence por 1 a 0

Domingo, 5 de novembro

  • 17:00 – Corinthians x Palmeiras. 1 a 1
  • 17:00 – Cruzeiro x Atlético-PR. Palpite: 0 a 0
  • 17:00 – Grêmio x Flamengo. Palpite: 1 a 1
  • 18:00 – Bahia x Ponte Preta. Palpite: Bahia vence por 2 a 0
  • 19:00 – Chapecoense x Sport. Palpite: Chapecoense vence por 3 a 1
  • 19:00 –Vasco x Vitória. Palpite: Vasco vence por 1 a 0

 

Classificação do Campeonato Brasileiro 2017

  1. Corinthians, 59 – Libertadores
  2. Palmeiras, 54 – Libertadores
  3. Santos, 53 – Libertadores
  4. Grêmio, 51 – Libertadores
  5. Cruzeiro, 48 – Libertadores
  6. Botafogo, 48 – Pré-Libertadores
  7. Flamengo, 47 – Pré-Libertadores
  8. Vasco, 44 – Copa Sul-Americana
  9. Atlético-PR, 42 – Copa Sul-Americana
  10. Atlético-MG, 42 – Copa Sul-Americana
  11. São Paulo, 40 – Copa Sul-Americana
  12. Chapecoense, 39 – Copa Sul-Americana
  13. Bahia, 39 – Copa Sul-Americana
  14. Fluminense, 39
  15. Sport Recife, 35
  16. Coritiba, 35
  17. Ponte Preta, 35 – Série B
  18. Avaí, 35 – Série B
  19. Vitória, 34 – Série B
  20. Atlético-GO, 27 – Série B