Brasileirão Série A

Corinthians x Cruzeiro: O discípulo enfrenta o mestre na 7ª rodada do Brasileirão

Foto: Agência Corinthians

Contratado pelo Corinthians em 2009 a pedido do então técnico alvinegro, Mano Menezes, para ser seu auxiliar, Fábio Carille aprimorou-se no ofício e alçou vôos maiores. Oito anos depois de sua ida para o Parque São Jorge, assumiu o comando do time e, com um título de Campeão Paulista no currículo, defende a liderança do Campeonato Brasileiro enfrentando, justamente, o time dirigido pelo homem que o colocou no Timão.

Em suas entrevistas, Carille nunca escondeu sua admiração – e gratidão –, pelos dois técnicos com quem mais trabalhou: Tite e Mano Menezes. Com eles aprendeu a importância da disciplina tática e a obsessão com o sistema defensivo de sua equipe – marcas registradas de seus principais mentores. E, nesta quarta-feira, na Arena Corinthians, o discípulo colocará à prova todo seu conhecimento adquirido e descobrirá se aprendeu o suficiente para superar um de seus mestres.

À frente do Cruzeiro, Mano Menezes não vive um bom momento. Criticado pela torcida pelo fraco desempenho da equipe e por sua “teimosia” em não escalar o centro-avante Ábila – responsável pelos dois gols da vitória cruzeirense sobre o Atlético Goianiense depois de perder para o Bahia (5ª rodada) e para a Chapecoense (4ª rodada) –, o técnico vem para o duelo pressionado, precisando de um bom resultado contra o time do homem que aprendeu com ele (também) o ofício de se defender. Desafio duríssimo para o experiente treinador.

Confira também os demais prognósticos:
» Chapecoense x Vasco
» Santos x Palmeiras
» Sport x São Paulo
» Flamengo x Ponte Preta
» Vitória x Botafogo
» Atlético-MG x Atlético-PR
» Atlético-GO x Avaí

 

Corinthians

Ainda com as ausências de Rodriguinho e Fágner (ambos com a Seleção Brasileira), o Corinthians deve ir para o duelo sem mudanças em relação ao time que venceu o São Paulo por 3 a 2 na última rodada – o que significa dizer que Paulo Roberto seguirá provocando fortes emoções da lateral-direita alvinegra. Por outro lado, Marquinhos Gabriel, que parece ter reencontrado seu bom futebol, continua no meio de campo como uma ótima opção ofensiva e ajudando o ultimamente apagado Jadson a municiar o ataque com Jô e Romero – ambos em excelente fase e sendo decisivos, marcando gols ou participando das jogadas que terminam no fundo das redes adversárias.

De “dúvida” na abertura do campeonato, o Corinthians de Fábio Carille chega à sétima rodada do Brasileirão com um padrão de jogo definido, um time montado, reservas que dão segurança (Paulo Roberto está improvisado, então, não vamos pegar pesado com o rapaz) e, desde o jogo contra o Vasco, um impensável apetite para o gol. É um time que pode ir longe dentro da competição e continuar surpreendendo.

 

Cruzeiro

Reticente quanto ao uso de um atacante fixo – de referência –, no comando do ataque, Mano Menezes tem passado por apuros desde a contusão de Rafael Sóbis (seu titular absoluto). A forma mais “fixa” de Ábila jogar não agrada ao comandante, mas, com Rafael Marques não correspondendo às expectativas, é muito provável que o Cruzeiro vá para o duelo em São Paulo com uma formação que “espelha” os donos da casa – neste caso, com o argentino fazendo as vezes de Jô.

De certo mesmo, apenas o fato de que a Raposa deverá esperar que o Timão – com a moral alta depois das duas últimas vitórias –, tome a inciativa do jogo e  “vá pra cima”, deixando espaços para o contra-ataque cruzeirense que, assim como o do alvinegro, costuma ser mortal.

 

Prognóstico

Corinthians e Cruzeiro são times com filosofias e formas de “enxergar” o futebol muito parecidas. Ambos têm as mesmas referências e preferem esperar que o adversário tome a inciativa do jogo. As chances do duelo de hoje terminar empatado são enormes.

Porém, o alvinegro está em casa e tem três jogadores vivendo um momento especial: Jô , Romero e Marquinhos Gabriel. Isso pode desequilibrar a balança a favor dos mandantes que “se descobriram” capazes de fazer mais do que um gol por partida – e, ao que tudo indica, pegaram “gosto pela coisa”. O trio de atletas foi decisivo nos útlimos dois jogos e continuará a ser hoje; mas, bem marcado que será pela defesa do Cruzeiro, terá mais dificuldades. O Corinthians, suando muito, ganha por 1 a 0 e segue mais uma rodada na liderança do Brasileirão.

 

Todos os jogos da 7ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017

  • 14/06, 19:30 – Atlético-MG x Atlético-PR
  • 14/06, 19:30 – Atlético-GO x Avaí
  • 14/06, 19:30 – Sport Recife x São Paulo
  • 14/06, 19:30 – Vitória x Botafogo
  • 14/06, 21:00 – Flamengo x Ponte Preta
  • 14/06, 21:45 – Santos x Palmeiras
  • 14/06, 21:45 – Corinthians x Cruzeiro
  • 14/06, 21:45 – Chapecoense x Vasco da Gama
  • 15/06, 16:00 – Coritiba x Bahia
  • 15/06, 21:00 – Fluminense x Grêmio