Paulista A1

Corinthians tenta carregar bom momento contra o Mirassol, único invicto do Paulistão

Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

O surpreendente Mirassol ainda não perdeu no campeonato; Série A1 tem rodada completa no sábado de Carnaval

Bastou uma derrota em casa para o Santo André, na segunda rodada, para as cornetas começarem a soar em direção ao técnico Fábio Carille. Mas nada como um dia após o outro.

De 1 a 0 em 1 a 0 – já são três consecutivos -, o Corinthians se recuperou e lidera o Grupo A do Campeonato Paulista com uma margem folgada de pontos. Na última quarta-feira, a torcida teve sua maior alegria desde a conquista do hexa nacional, em 2015. Superando um erro grave de arbitragem e a injusta expulsão de Gabriel, o Corinthians mostrou muita disciplina tática, segurou o Palmeiras e venceu o dérbi centenário com um gol de Jô. A Arena Corinthians explodiu como há muito não se via. A vitória sobre o maior rival dá tranquilidade a Carille – um novato que passará o tempo todo no cargo em busca de afirmação.

Por causa do Carnaval, a rodada inteira do Paulista foi adiantada para sábado. E às 19h30, em Mirassol, se enfrentam os dois times de melhor campanha. O surpreendente Mirassol, que ganhou quatro jogos e empatou um, é o único invicto no Paulistão e lidera o grupo D, que tem o Santos em terceiro lugar. Com 11 gols marcados em 5 jogos, o Mirassol tem o segundo melhor ataque do campeonato. Seu único empate foi contra o São Paulo, no Morumbi. O veterano Xuxa, com 4 gols, é um dos artilheiros da competição.

Começa a ficar difícil considerar que o início fulminante do Mirassol seja apenas acidente. O jogo contra o Corinthians será uma prova de fogo para o time, que mescla veteranos rodados com algumas jovens promessas. O time de Carille seguirá sem Giovanni Augusto, Marlone e Camacho.

Odds: Mirassol (3.50) Corinthians (1.95), empate (3.40)

Prognóstico: deve ser um jogo de poucos gols, pois assim tem sido com o Corinthians. Palpite: 1 a 1.

 

PALMEIRAS X FERROVIÁRIA

Se para Carille o dérbi serviu para trazer tranquilidade, para outro técnico jovem, Eduardo Baptista, o cenário é inverso. Com substituições conservadoras, o treinador não conseguiu fazer com que o Palmeiras ganhasse de um rival com um a menos em Itaquera. As cornetas soam com toda a força, mantendo a tradição no Palmeiras. Mesmo em primeiro no grupo C, o Palmeiras ainda não convenceu, e a torcida cobra mesmo sendo início de temporada e mesmo pouco tempo depois da conquista do Brasileirão.

Depois de duas derrotas nas duas primeiras rodadas, a Ferroviária ganhou do Santos na Vila e está há três jogos sem perder. Só o Santos ficou sem marcar na Ferroviária, que levou pelo menos um gol em todos os outros jogos da temporada até agora – em compensação, fez gol em todas as partidas. Curiosamente, nos jogos do Palmeiras sempre um dos times ficou sem marcar – o próprio Palmeiras nas derrotas para Ituano e Corinthians, e os adversários nos outros jogos.

No Paulistão do ano passado, quando o técnico cornetado da vez era Marcelo Oliveira e a Ferroviária era a sensação do campeonato, o time de Araraquara foi até o Allianz Parque e ganhou do Palmeiras por 2 a 1. Será que vai repetir a dose?

Odds: Palmeiras (1.33), Ferroviária (9.00), empate (4.33)

Prognóstico: o Palmeiras pode ter a estreia do goleador colombiano Borja, mas não deve ter Felipe Melo. Apostar na zebra não parece má ideia. É um risco calculado. Mas o favoritismo e a responsabilidade são todos do Palmeiras, o palpite é 1 a 0 magro para o Verde.

 

SANTOS X BOTAFOGO-SP

O Santos é outro grande em crise. A torcida não quer nem saber dos desfalques (que são muitos!), mostra uma impaciência surreal no início da temporada e chegou a ir ao CT cobrar do técnico Dorival Jr melhores resultados. Depois de começar o campeonato como favorito, o Santos deixou pontos escaparem, não vence há três jogos e passa pouca segurança a poucas semanas da estreia na Libertadores.

Odds: Santos (1.44), Botafogo-SP (7.50), empate (3.75)

Prognóstico: crise agravada na Vila com um novo tropeço: 2 a 2.

 

NOVORIZONTINO X SÃO PAULO

O São Paulo tem o melhor ataque e a segunda pior defesa do Paulistão. Já o Novorizontino tem a terceira pior defesa. Só dos números, já podemos concluir que o jogo deverá ter muitos gols em Novo Horizonte.

Encontrar o equilíbrio defensivo é o grande desafio de Rogério Ceni, que encontrou no argentino Lucas Pratto um atacante de garantias. Ao contrário de Carille e Baptista, novatos como ele, Ceni tem a seu favor a história vencedora no clube, que lhe dá mais margem para trabalhar – e testar jogadores da base.

Odds: Novorizontino (4.50), São Paulo (1.70), empate (3.50)

Prognóstico: aqui também passa longe de ser absurdo apostar na zebra – ainda que a aposta mais segura seja em um jogo de muitos gols. Palpite: 3 a 1 para o São Paulo.