Paulista A1

Corinthians recebe a Ponte Preta para confirmar 28º título paulista; confira o prognóstico da final

Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians / Divulgação

Em Itaquera, Corinthians será campeão mesmo se perder por dois gol de diferença

O atropelamento em Campinas acabou sendo uma ducha de água fria para uma final de Campeonato Paulista que tanto prometia. Era para ser a revanche de 77, o reencontro, a primeira vez da Ponte Preta…

Mas não foi e não será nada disso.

O Corinthians dominou o jogo, Rodriguinho deu show, e os 3 a 0 em Campinas praticamente decretaram o 28º título paulista corintiano. No duelo de volta, às 16h de domingo, a Ponte Preta precisa vencer por quatro gols de diferença para ser campeã pela primeira vez em sua história. Ou por três gols de diferença para levar a disputa para os pênaltis.

Este será o centésimo jogo do Corinthians na Arena construída em Itaquera (foram 97 oficiais e 2 amistosos). O time nunca levou quatro gols no estádio e, nas duas vezes em que levou três gols, ganhou aqueles jogos (um 5 a 3 sobre a Penapolense pelo Paulistão e um 4 a 3 no Sport por um Brasileiro). Apesar dos desfalques de Gabriel e Rodriguinho — justo o herói do primeiro jogo —, o Corinthians é amplo favorito para ganhar também o jogo de volta.

São dois times que jogam de forma parecida. Sistemas defensivos sólidos, buscando transição rápida para o ataque quando tomam a bola do adversário. Não acredito que a Ponte Preta vá com tudo para cima, deixando espaços para o Corinthians golear. Possivelmente fará um jogo pela dignidade, para acabar o campeonato com cabeça erguida. E, se as circunstâncias permitirem sonhar (sei lá, de repente um gol no início combinado com alguma expulsão), que se sonhe.

O normal é que seja um jogo bem morno para uma final. Muito respeito, poucos gols e, claro, muita festa em Itaquera ao final dos 90 minutos.

Prognóstico: Corinthians 1 x 0 Ponte Preta