Copa Sul-Americana

Copa Sul-Americana fecha a 1ª fase com boas chances para argentinos e uruguaios

Foto: AP Photo/Dolores Ochoa

Sempre temidos, vizinhos são o destaque da competição nesta semana

Chegou a hora da decisão para a Copa Sul-Americana em sua 1ª fase. Contando neste ano com aumento de times e mudança no formato, a competição vai exibir nesta semana todo o famoso cardápio de raça e suor das competições da América do Sul.

Os brasileiros que já ultrapassaram esta fase são o Corinthians, o Fluminense, o Sport e a Ponte Preta. A grande surpresa negativa foi o São Paulo, eliminado em pleno Morumbi pelo Defensa y Justicia, que fazia sua primeira partida fora da Argentina, seu país de origem. O Cruzeiro também está fora, após perder nos pênaltis para o Nacional do Paraguai.

   

E COMO FICA?

Com 11 dos 22 classificados já conhecidos, a Sul-Americana realiza a sequência das partidas da sua primeira fase a partir desta terça. Os jogos vão até quinta. Aos 11 classificados vão se juntar também os times que foram eliminados na fase de grupos da Libertadores – no caso do Brasil, Flamengo e Chapecoense.

O primeiro confronto de clubes conhecidos do público nacional na semana de Sul-Americana vai ser logo às 21h45 desta terça (30), entre o Danúbio, do Uruguai, e a LDU, de Quito, na sempre agradável noite de Montevidéu.

O duelo de ida terminou 2×2, e a previsão é de outra partida bem equilibrada. O Danúbio alternou bons e maus momentos no último Campeonato Uruguaio e terminou apenas em oitavo, mas sabe jogar as partidas decisivas com o coração na ponta da chuteira, como todas as equipes do seu país. E a LDU, muitos lembram, tirou o título da Libertadores de 2008 do Fluminense em pleno Maracanã. É um clube acostumado a grandes momentos.

   

‘O SEGREDO DA SUA VAGA’

Na quarta, às 19h15, o Huracán recebe em Buenos Aires o Deportivo Anzoategui, da Venezuela, com uma missão das mais complicadas: a partida de ida terminou 3×0 para o clube venezuelano, e os portenhos agora precisam ganhar pelo menos pelo igual placar para levar a decisão para os pênaltis.

Há duas situações que animam o Huracán para essa “pelea”, como os torcedores argentinos gostam de chamar os jogos eliminatórios. A primeira delas é o empate de 1×1 do Huracán no último sábado com o atual líder do Campeonato Argentino, o Boca Juniors.

O segundo fato que anima o Huracán é o Palácio Ducó, estádio que recebe este confronto e onde o clube é muito forte. O Palácio é tão famoso em todo mundo que recebeu inclusive as filmagens do “Segredo dos Seus Olhos”, que levou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010.

Outro gigante argentino bastante conhecido estará em campo na quarta-feira, mas às 21h45 – trata-se do Independiente, que conta com largo histórico de vitórias sobre brasileiros na Libertadores. O clube comandado pelo ex-técnico de hóquei Ariel Holan fará a partida de volta contra o Alianza Lima, do Peru. O jogo de ida em Buenos Aires terminou 0x0, e isso não é nada que assuste o “Rojo”, como é chamado o Independiente. A equipe neste ano tem obtido seus melhores resultados exatamente quando joga fora da sua casa, o Estádio Libertadores da América.

A participação dos sempre temidos argentinos termina com outro time grande do país como visitante. Às 21h45 desta quinta (1º), o Racing viaja para a Venezuela para enfrentar o Rionegro Águilas.

A primeira partida, em Buenos Aires, terminou 1×0 para o Racing, bastante carente de conquistas internacionais. O time já foi campeão mundial e da Libertadores, mas ainda nos anos 1960. A última conquista de certa expressão obtida pelo Racing foi a Supercopa da Libertadores de 1988 – mas a competição já foi extinta. A fila da “Academia”, como é conhecida a equipe na Argentina, ainda não.

   

JOGOS QUE FECHAM A 1ª FASE DA COPA SUL-AMERICANA:

* Horários de Brasília

TERÇA-FEIRA, 30 DE MAIO

  • 19h45 – Universidad Católica (EQU) x Petrolero de Yacuiba (BOL)
    (Ida: Petrolero 1×3 Católica)
  • 21h45 – Defensor (URU) x LDU (EQU)  
    (Ida: 2×2 em Quito, no Equador)
  • 21h45 – Patriotas (COL) x Everton (CHI)                     
    (Ida: Everton 1×0 Patriotas)

QUARTA-FEIRA, 31 DE MAIO

  • 19h15 – Huracán (ARG) x Deportivo Anzoategui (VEN)
    (Ida: Anzoategui 3×0 Huracán)
  • 19h15 – Sol de América (PAR) x Estudiantes Caracas (VEN) 
    (Ida: Estudiantes 2×3 Sol)
  • 21h45 – Alianza Lima (PER) x Independiente (ARG)
    (Ida: 0x0 em Avellaneda, Buenos Aires)
  • 21h45 – Fuerza Amarilla (EQU) x O’Higgins (CHI)
    (Ida: O’Higgins 1×0 Fuerza)

QUINTA-FEIRA, 1º DE JUNHO

  • 19h15 – Bolivar (BOL) x Deportes Tolima (COL)          
    (Ida: Tolima 2×1 Bolivar)
  • 19h15 – Comerciantes Unidos (PER) x Boston River (URU)   
    (Ida: Boston 3×1 Comerciantes)
  • 21h45 – Águilas (COL) x Racing (ARG)
    (Ida: Racing 1×0 Águilas)
  • 21h45 – Dep. Cuenca (EQU) x Oriente Petrolero (BOL)
    (Ida: 1×1, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia)