Coppa Italia

Confira os prognósticos dos jogos das oitavas da Copa da Itália 2017/18. Inter é a grande barbada

Foto: Filippo Alfero - Juventus FC por Getty Images

Fase que reúne as 16 melhores equipes da competição é a primeira a contar com todos os gigantes da Série A

 

A Copa da Itália é a segunda competição em importância do futebol italiano e acontece em paralelo com a Série A (primeira divisão nacional) e as competições europeias. Nos últimos anos, a FIGC, a federação de futebol do país — uma espécie de CBF italiana —, facilitou a vida dos grandes clubes, que reclamavam do excesso de partidas em temporadas cada vez mais extenuantes. Sendo a assim, a regra de disputa faz das etapas anteriores às oitavas de final uma espécie de seletiva.

 

A CORRIDA PELO CANECO DA COPA DA ITÁLIA

 

Conhecida na Bota como Coppa Italia, a briga pelo troféu se dá entre as 42 equipes da Lega Calcio (20 da primeira divisão e 22, da Segundona), 27 da Lega Pro (C) e nove da Série D. Na primeira fase, que tem caráter eliminatório, participam todas as “squadras” da Lega Pro e D. Na sequência, os classificados encaram os clubes da B. Já a partir do terceiro turno, entram as 12 equipes da elite que não disputam as competições europeias.

 

As coisas começam a afunilar a partir da quarta fase, quando restam 16 times. Finalmente com os oito classificados é que se forma a etapa de oitavas de final, que passa a contar com mais oito equipes da Série A – sete participantes das copas da UEFA (Champions League e Liga Europa), além da melhor classificada da primeira divisão, mas que não teve presença garantida nas disputas continentais.

 

FÓRMULA DE DISPUTA

 

É importante frisar que a fórmula de disputa ficou mais dinâmica em comparação aos formatos do passado. Também em uma medida que privilegia a diminuição da quantidade de partidas, todas as fases, com exceção da semifinal, são jogadas em duelo único. Nas oitavas de final, etapa que começa amanhã (12), os times que estão nas competições da Europa contarão com o mando de campo. No entanto, a partir das quartas de final, o privilégio de atuar na condição de mandante é decidido por sorteio. Abaixo, os clubes que estão vivos na Copa da Itália 2017/2018:

 

  • Juventus (atual campeã e maior vencedora da competição – 11)
  • Internazionale
  • Napoli
  • Roma
  • Lazio
  • Milan
  • Sampdoria
  • Torino
  • Fiorentina
  • Atalanta
  • Udinese
  • Sassuolo
  • Genoa
  • Verona
  • Cittadella
  • Pordenone

 

A partir desta terça-feira (12), as oitavas começam com um jogo que traz um abismo técnico colossal. Atual líder da Série A, a Inter de Milão recebe o modesto Pordenone, da terceira divisão, às 18h (horário de Brasília), no estádio Giuseppe Meazza. Ao que tudo indica, o técnico nerazzurri, Luciano Spalletti, dará um merecido descanso aos titulares, que conseguiram um empate em 0 a 0 contra a Juventus, em Turim, pela última rodada do Campeonato Italiano. Mesmo com os suplentes, a expectativa é que os donos da casa, ainda invictos na temporada, ganhem de goleada contra a pequena, mas determinada equipe da região do Friuli-Venezia Giulia, que se classificou ao bater o Cagliari — que faz parte da elite Italiana.

 

Com relação aos demais confrontos, o embate mais equilibrado será entre Fiorentina, que atuará diante da torcida, e Sampdoria, dois times que fazem campanhas parecidas na Série A, quando o clube de Florença ocupa a oitava colocação, enquanto os genoveses aparecem no sexto posto. A Viola, na rodada passada, conquistou um grande resultado ao segurar o Napoli, vice-líder, em pleno estádio San Paolo, em confronto que terminou sem gols.

 

Outro duelo que deve trazer bons momentos será entre a forte Roma, que receberá o Torino, no Olímpico de Roma. Qualificada em primeiro lugar no seu grupo, na UEFA Champions League, os giallorossi não terão vida fácil contra o Toro que, apesar de estar em décimo segundo lugar, conta com bons jogadores, como o artilheiro Bellotti, titular em algumas partidas pela Azzurra. Porém, os romanos são franco favoritos

 

JUVENTUS INICIA LUTA PELO TETRA

A Juventus, que domina o futebol italiano nos últimos anos, fará sua estreia na atual edição da Copa da Itália contra o Genoa, na quarta-feira da outra semana (20), no Allianz Stadium. Mais que favorita, a Vecchia Signora parte para seu quarto título consecutivo na competição.

 

JOGOS DESTA SEMANA DAS OITAVAS DE FINAL
Terça-feira, 12 de dezembro

 

18:00 – Inter x Pordenone — Palpite: Inter

 

Quarta-feira, 13 de dezembro

 

14:30 – Fiorentina x Sampdoria —Pampite: Fiorentina

17:45 – Milan x Verona —Palpite: Milan

 

Quinta-feira, 14 de dezembro

 

18:00 – Lazio x Cittadella —Palpite: Lazio