Brasileirão Série A

Confira nosso prognóstico para Vasco x Ponte Preta e os palpites para a 38ª rodada do Campeonato Brasileiro

Fotos: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br

Encerrando sua participação no Campeonato Brasileiro, o Vasco recebe a rebaixada Ponte Preta em São Januário precisando da vitória para se garantir na Libertadores em 2018.

Após encontrar a “estabilidade” nas mãos de Zé Ricardo – ex-técnico do Flamengo – o Vasco veio, gradualmente, subindo na tabela de classificação até conseguir se inserir no G-7 na última rodada. Poderia ter sido antes, claro, se o time não tivesse mantido uma grande invencibilidade à base de empates desperdiçando assim as chances de frequentar a parte alta da classificação após os insistentes tropeços de Flamengo e Botafogo.

Apesar disso, o cruzmaltino chega à última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A dependendo apenas de suas forças para garantir seu passaporte para a Libertadores de 2018. Uma vitória simples sobre a já rebaixada Ponte Preta basta. Mas a Macaca, ferida em seu orgulho, não deverá facilitar a tarefa do Vasco.

 

Ruim como mandante

O Vasco chega ao final do Brasileirão precisando vencer para se garantir na Copa Libertadores sem depender de outros resultados. O problema é que o time de São Januário decidirá em casa, onde seu retrospecto não é bom. Em seus últimos 10 jogos como mandante, o Vasco registrou 2 vitórias, 6 empates e 2 derrotas, conquistando apenas 12 pontos em 30 possíveis. Para complicar mais um pouco, o cruzmaltimo teve 4 empates em seus últimos 4 jogos como mandante. Definitivamente, um retrospecto ruim para quem precisa dos 3 pontos amanhã.

A vitória na rodada anterior contra o Cruzeiro pôs fim a uma incômoda sequência de 3 jogos sem triunfos (2 empates e 1 derrota). Mesmo assim evidenciou a falta de qualidade do time carioca na hora de finalizar em gol: apesar de ser a 5ª equipe que mais finaliza no Campeonato Brasileiro, o Vasco possui uma média de 1,02 gol por jogo – a 4ª pior da competição.

E é contra estes números desfavoráveis – e sem o lateral-esquerdo Henrique –, que o cruzmaltino vai à campo amanhã buscar o resultado que “salvará” a sua tenporada.

 

Sem nada a perder

Após a derrota para o Vitória na última rodada, que decretou sua queda para a Série B do Campeonato Brasileiro e terminou em uma grande confusão no Moisés Lucarelli – com direito a invasão de torcedores e confronto com a polícia –, a Ponte Preta chega para se despedir da elite do futebol brasileiro sem mais nada a perder. O início animador no Brasileirão foi, pouco a pouco, dando lugar a exibições medíocres – principalmente no returno – e números que explicam a queda.

Com um ataque que passou em branco em 15 partidas ao longo da competição, a Ponte Preta conquistou apenas 6 pontos em 30 possíveis, depois de 1 vitória, 3 empates e 6 derrotas nos últimos 10 jogos que disputou como visitante. O péssimo desempenho ofensivo é, aliás, o grande responsável pelo rebaixamento. No geral, a equipe campineira é dona do segundo pior ataque do campeonato, com 36 gols – à frente apenas no Avaí, com 28. Como visitante, é o pior ataque do Brasileirão com apenas 10 gols marcados.

É com números desfavoráveis assim que a Ponte Preta tentará uma vitória que, embora não mude nada em sua situação em relação ao rebaixamento, lhe dará alguma dignidade para olhar seu torcedor nos olhos.

 

Nosso palpite

O Vasco da Gama luta por um objetivo claro: a Copa Libertadores e isso deverá ser o suficiente para o time achar o caminho da vitória contra a desmotivada Ponte Preta que ainda junta os cacos do rebaixamento e se recupera dos apuros sofridos no Moisés Lucarelli na última rodada.

 

Jogos e palpites para a 38ª rodada do Campeonato Brasileiro

Domingo, 03 de dezembro:

  • 17h00: Botafogo x Cruzeiro – palpite: Botafogo.
  • 17h00: Vasco da Gama x Ponte Preta – palpite: Vasco da Gama.
  • 17h00: Santos x Avaí – palpite: Santos.
  • 17h00: São Paulo x Bahia – palpite: Bahia.
  • 17h00: Atlético-MG x Grêmio – palpite: Atlético-MG.
  • 17h00: Atlético-PR x Palmeiras – palpite: empate.
  • 17h00: Sport x Corinthians – palpite: Sport.
  • 17h00: Vitória x Flamengo – palpite: Vitória.
  • 17h00: Atlético-GO x Fluminense – palpite: Fluminense.
  • 17h00: Chapecoense x Coritiba – palpite: Chapecoense.

 

Classificação do Campeonato Brasileiro 2017

  1. Corinthians, 72 – Campeão + Taça Libertadores (fase de grupos).
  2. Palmeiras, 63 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  3. Grêmio, 62 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  4. Santos, 62 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  5. Cruzeiro, 56 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  6. Flamengo, 53 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  7. Vasco da Gama, 53 – Taça Libertadores (fase preliminar).
  8. Botafogo, 52 – Taça Libertadores (fase preliminar).
  9. Chapecoense, 51 – Copa Sul-Americana.
  10. Atlético-MG, 51 – Copa Sul-Americana.
  11. Bahia, 49 – Copa Sul-Americana.
  12. São Paulo, 49 – Copa Sul-Americana.
  13. Atlético-PR, 48 – Copa Sul-Americana.
  14. Fluminense, 46 – Copa Sul-Americana.
  15. Vitória, 43
  16. Coritiba, 43
  17. Sport, 42 – Série B.
  18. Avaí, 42 – Série B.
  19. Ponte Preta, 39 – Série B.
  20. Atlético-GO, 35 – Série B.