Primeira Liga

Como um guepardo, Grêmio quer morder a jugular da Raposa cruzeirense e ter sua revanche da Copa do Brasil

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Bola rola às 21h45, no Mineirão.

O Grêmio está em desvantagem no confronto direto contra seu coirmão mineiro. Tivemos um empate pelo Brasileirão e uma vitória para cada lado na Copa do Brasil. Nos pênaltis, porém, o Tricolor falhou e não chegou à final. A desclassificação copeira ainda é sentida em Porto Alegre. Uma semana depois, o Mosqueteiro tem a chance da revanche. Meu amigo Flávio Soares que me perdoe, mas um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Dá Grêmio!

 

Histórico

Ao longo da história, aconteceram 72 duelos entre Cruzeiro e Grêmio. Os mineiros ganharam 31, contra 22 dos gaúchos, além de 19 empates. Pela Primeira Liga será o primeiro enfrentamento. Ano passado, ambos não passaram da fase de grupos.

 

Grêmio tem mais possibilidades de classificação

O encontro é difícil, pois o anfitrião impõe respeito e estará em sua casa, diante de sua torcida. No entanto, o Grêmio tem mais time e mais elenco que o Cruzeiro. Até o momento que essa matéria foi escrita, não estava definido se iriam a campo os titulares ou os reservas das agremiações. É preciso reconhecer que a Raposa jogou com muita raça na Copa do Brasil. Uma equipe com nove pontos a menos (e uma partida a mais), que caiu na primeira fase da Copa Sul-Americana e desclassificou outro que está entre os oito melhores da América do Sul.

Para diminuir as chances mineiras, Pedro Geromel está recuperado de sua lesão e se encontra à disposição de Renato Gaúcho. Com um zagueiro desses, Sassá não lerá nem o nome do fabricante da bola. Sei que Flávio Soares elogiou muito o atacante do Azul Celeste, mas acho que ele não contava com a presença do beque gremista.

Apesar da queda na competição copeira, o momento do Tricolor é positivo. Vejam só: a janela europeia está para se fechar. Falaram, falaram, mas ninguém levou o craque Luan. Ele precisa é renovar o contrato para seguir no Rio Grande do Sul em 2018. Também vale registrar a derrota do Corinthians no Brasileirão, que reacenderam as esperanças gaúchas no certame. Finalmente, com o adiamento do embate contra o Sport, pela primeira vez desde maio (111 dias), o Grêmio conseguiu algum repouso para seus atletas.

Então temos um Grêmio descansado, motivado e com sede de sangue atrás de sua presa.

 

Cruzeiro deu sorte nos pênaltis

O Cruzeiro tem sido uma pedra no sapato do Grêmio. Eliminou o Mosqueteiro da Taça Brasil de 1966, da Copa do Brasil de 1993 e 2017 e da Taça Libertadores de 1997 e 2009. A sorte que o quadro de Mano Menezes deu na loteria dos pênaltis não deve se repetir amanhã à noite.

A diretoria e os atletas só pensam na final da Copa do Brasil. A cabeça está no dia 23 e ontem os cartolas ficaram discutindo os preços dos ingressos, em vez de focarem na Primeira Liga. Vê se pode, Senhor Flávio?

Sem o torneio copeiro, o Cruzeiro se perde. Foi assim contra o Santos no fim de semana pela Série A.

 

As possíveis escalações

Cruzeiro: Fábio; Ezequiel, Murilo, Digão e Diogo Barbosa; Hudson, Lucas Silva, Rafinha e Thiago Neves; Rafael Sobis e Sassá. Técnico: Mano Menezes.

Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Gomes, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Ramiro e Arthur; Fernandinho, Everton e Pedro Rocha. Técnico: Renato Gaúcho.

 

Serviço

Com preços variando entre R$ 10,00 e R$ 40,00, começou ontem a venda de ingressos para o espetáculo de amanhã.

Os portões abrem pelo menos duas horas antes do apito inicial.

 

Palpite

A Copa do Brasil é página virada em Porto Alegre. Se o Grêmio for com os titulares, terá dado oportunidade a estes homens guerreiros de terem sua revanche. Se for com os reservas, é a brecha perfeita de mostrar serviço para quem sonha em entrar em campo pelas quartas de final da Libertadores. Renato Gaúcho tem o segundo time mais certinho do país, atrás apenas do Corinthians, que começa a desandar. Não vejo como o Cruzeiro possa superar o Tricolor. Será que farão retranca para levar para as penalidades máximas novamente?

Meu palpite é de Cruzeiro 0, Grêmio 2.

 

Quartas de final da Primeira Liga 2017

Quarta-feira, 30 de agosto:

  • 19h30: Internacional x Atlético-MG – palpite: Atlético-MG.
  • 19h30: Londrina x Fluminense – palpite: Londrina.
  • 21h45: Flamengo x Paraná – palpite: Flamengo.
  • 21h45: Cruzeiro x Grêmio – palpite: Grêmio.