Brasileirão Série A

Com o fantasma da Segundona rondando, São Paulo e Atlético-GO se enfrentam no Brasileirão

Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net

Times aparecem nas últimas posições do campeonato e não vencem há mais de cinco rodadas

A quinta-feira traz para campo os dois times de piores campanhas do Campeonato Brasileiro de 2017. Apesar de ainda estar cedo na competição, o fantasma da Segundona já começa a rondar São Paulo e Atlético-GO, que se enfrentam às 19h30, no Morumbi.

   

Recomeçar do zero

A 13ª rodada marcará a estreia de Dorival Junior no comando do tricolor. Apresentando-se na segunda-feira, o novo técnico teve três dias para preparar a equipe, mas certamente já deve trazer um estilo de jogo bem diferente do seu antecessor. Além de ter vindo de um bom trabalho no Santos, possui bem mais experiência que Rogério Ceni, que ainda não havia comandado nenhum time na carreira.

Como principal missão, Dorival precisa encerrar a sequência de sete partidas sem vencer. No período, o São Paulo colecionou cinco derrotas e dois empates, tendo marcado seis gols e sofrido 12.

O certo é que o treinador não terá Rodrigo Caio, que vem em negociação com o Zenit. Porém, quem pode voltar é Cueva, que havia sido afastado por Pintado, mas deve ganhar uma nova oportunidade.

No entanto, toda a possível evolução só passa a ser mais discutida a partir do final de semana, pois para esta quinta-feira não é preciso de muito para sair com os três pontos. Diante de um adversário limitado, o clube paulista tem obrigação de vencer e entra como grande favorito.

Uma das razões para o São Paulo estar bem cotado para o duelo é que mesmo em crise, o desempenho no Morumbi é bem satisfatório. Dos cinco jogos no local pelo Brasileirão, conquistou 10 pontos. Venceu Avaí, Palmeiras e Vitória, empatou com o Fluminense e só perdeu para o Atlético-MG. Em todas as apresentações marcou ao menos um gol e sofreu apenas em duas ocasiões: para os mineiros e diante dos cariocas.

   

De inspiração a rival

Quando foi fundado, o Atlético-GO buscou homenagear dois times tradicionais. Como seus criadores eram torcedores de Flamengo e São Paulo, o time nasceu com as cores do clube carioca e um escudo inspirado no tricolor.

Curiosamente, 80 anos depois o clube pode prejudicar exatamente a equipe paulista, que vive péssima fase. Porém, os goianos terão que deixar a sua origem para trás e focar no presente, que não é nada bom.

Campeão da Série B no ano passado, a equipe não vem demonstrando condições de sobreviver na elite nacional. Até aqui, foram duas vitórias, um empate e nove derrotas, tendo marcado nove gols e sofrido 20 – o segundo pior ataque e a terceira defesa mais vazada.

Para desanimar ainda mais seus torcedores, seu desempenho como visitante é muito ruim, tendo perdido todos os jogos. São quatro partidas sem sequer balançar as redes fora de casa. É o único time no Brasileirão 2017 que ainda não conseguiu somar um ponto sequer longe de seus domínios. Ou seja, por pior que esteja o tricolor, o time goiano não parece ter condições de provocar uma zebra dessas no Morumbi.

De positivo nisso tudo apenas a volta do atacante Walter. Depois de um longo tempo afastado para perder peso, o atleta retornou em boas condições e pode ser um diferencial. Ainda assim, é pouco provável que o Atlético-GO consiga arrumar alguma coisa no Morumbi. A missão vai ser evitar uma goleada.

   

O que esperar do jogo

Seria uma enorme zebra o Atlético-GO conseguir marcar um gol na partida. Se conseguir um empate certamente vai ser com o placar zerado. No entanto, a expectativa é que o duelo tenha bola na rede. Com grande favoritismo, o São Paulo deve vencer e provavelmente com no mínimo dois gols de diferença. Uma goleada é até possível, mas corre por fora.

   

Campeonato

Para o Atlético-GO a partida serve apenas como uma possibilidade reação. Isso porque o clube é o lanterna, com apenas 7 pontos e mesmo que vença não consegue sair do lugar. Já o São Paulo, que está uma posição acima, pode ficar mais próximo de sair da zona de rebaixamento, caso ganhe seu jogo e conte com tropeços de Avaí, Vitória e Bahia na próxima rodada.

   

Jogos da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro nesta quinta-feira

  • 19:30 – Flamengo x Grêmio. Palpite: Flamengo vence por 2 a 1
  • 19:30 – São Paulo x Atlético-GO. Palpite: São Paulo vence por 2 a 0
  • 19:30 – Sport x Chapecoense. Palpite: Sport vence por 1 a 0
  • 21:00  – Avaí x Coritiba. Palpite: Avaí vence por 2 a 1