NHL

Com novato Vegas Golden Knights em alta e atual bicampeão Pittsburgh Penguins oscilando, NHL ganha mais concorrentes ao título da Stanley Cup

Foto:Gregory Shamus/Getty Images

Com um terço da temporada regular completa, é hora de analisar quem tem chances de avançar aos playoffs

Depois de dois meses e um terço da primeira fase já liquidado, a NHL começa a mostrar quem das 31 equipes dos Estados Unidos e Canadá que vão brigar pelo tão desejado título da Stanley Cup. Enquanto todos os olhos estão voltados para um possível início da dinastia do Pittsburgh Penguins, que alcançou o bicampeonato consecutivo nas últimas temporadas, três outros times parecem capazes de quebrar a hegemonia do clube do estado da Pensilvânia: Tampa Bay Lightning, Nashville Predators e Los Angeles Kings. Confira o resumo do torneio!

 

Favoritos

Apontado por Deus e o mundo, incluindo o meu amigo Miguel Gonzalez, como o principal favorito à Stanley Cup, o Tampa Bay Lightning tem feito jus a todo “oba oba”. O time da Flórida lidera a NHL em pontuação, com 40, e em termos de vitórias, com 19 em 27 partidas. Sem conquistar a National Hockey League desde 2003/2004, o Tampa tem demonstrado todo seu apetite com seus jogadores entre os principais nomes nas estatísticas: Nikita Kucherov, por exemplo, é o vice-artilheiro da Liga com 19 gols, perdendo apenas para Alex Ovechkin, do Washington Capitals, e um dos melhores jogadores da atualidade, com 20. Porém, o russo lidera a competição em termos de pontos, 40 no total. Quem vem logo atrás é seu companheiro de equipe Steven Stamkos (centro), com 38.

Na mesma tocada aparece o Nashville Predators, atual vice-campeão da NHL. Com incrível marca de 10-2 nos últimos 12 jogos, os Predadores prometem ser presa dura durante a pós-temporada. A equipe confia no potencial do ponta-esquerda Filip Forsberg para quebrar o jejum de nunca ter ganhado a competição.

Apesar de um início oscilante, é impossível descartarmos o Pittsburgh Penguins, não é?! Atual bicampeão do torneio, o time da Pensilvânia começa a engrenar no torneio e vem de quatro vitórias nas últimas cinco partidas. A equipe tem a sétima posição no geral da Conferência Leste e a quinta colocada na concorrida Divisão Metropolitana. Com o incrível canadense Sidney Crosby, bicampeão olímpico e tricampeão da NHL, os Penguins tentam igualar o feito do New York Islanders, último clube a conquistar o tricampeonato, entre 1980 e 1983 – na realidade, os nova-iorquinos foram além, atingindo o tetra no período.

 

Surpresas

A temporada 2017/2018 vai também mostrando boas surpresas nestes primeiros meses. A primeira delas é o Winnipeg Jets, do Canadá. Criado em 1999, o time canadense ainda não conseguiu alcançar a finalíssima. O máximo que conquistou foi o título da Divisão Sudeste em 2006. Realocado posteriormente para a Divisão Central da Conferência, o time dirigido por Paul Maurice quer um lugar na pós-temporada. Atualmente, os Jets ocupam a terceira posição no Oeste com 17 vitórias e sete derrotas. Parte do sucesso da equipe deve-se a dois jogadores: Mark Scheifele, goleador do clube na atual edição com 14 gols, e Blake Wheeler, que possui 29 assistências e 34 pontos. Com essa dupla, os canadenses tentam fazer frente em uma divisão para lá de dura, que conta com adversários de massa popular, como Saint Louis Blues, Dallas Stars e Chicago Blackhawks.

Quem também tem surpreendido neste início de NHL é o novato Vegas Golden Knights. Considerado um dos sacos de pancadas em seu primeiro ano, o clube do Estado de Nevada tem “quebrado a cara” de todos com a quinta melhor campanha no geral do Oeste e a vice-liderança no Pacífico. Se a equipe irá manter o ímpeto de vitórias, que tem um total de 17, isso não sabemos, mas William Karlsson e companhia querem se tornar a primeira franquia em expansão a alcançar os playoffs, derrubando um tabu de 38 anos, quando o já extinto Hartford Whales atingiu o feito.

 

Possíveis classificados

Se a temporada regular acabasse hoje, quem seriam os classificados? Confira a tabela com os oito melhores times de cada conferência:

Leste

1º Tampa Bay Lightning – 40 pontos
2º New Jersey Devils – 36 pontos
3º Toronto Maple Leafs – 35 pontos
4º Columbus Blue Jackets – 35 pontos
5º New York Islanders – 34 pontos
6º Washington Capitals – 33 pontos
7º Pittsburgh Penguins – 33 pontos
8º New York Rangers – 32 pontos

Oeste

1º Nashville Predators – 39 pontos
2º Los Angeles Kings – 39 pontos
3º Winnipeg Jets – 38 pontos
4º Saint Louis Blues – 38 pontos
5º Vegas Golden Knights – 35 pontos
6º Dallas Stars – 33 pontos
7º Vancouver Canucks – 32 pontos
8º San Jose Sharks – 30 pontos