NASCAR

Com Kyle Busch na final e Martin Truex JR próximo, NASCAR chega ao Texas com duas vagas abertas

Foto: Jared C. Tilton/Getty Images

Seis pilotos disputam a classificação para a corrida do título

A NASCAR vai se aproximando da grande decisão e o piloto Kyle Busch já está garantido na final após a vitória em Martinsville. Outro que vive situação confortável é Martin Truex Jr, que tem 67 pontos de vantagem para o quinto colocado. Com isso, a disputa dos seis demais participantes fica por apenas duas vagas. Neste domingo, a AAA Texas 500, disputada no Texas Motor Speedway, vai começar a resolver esta questão e possivelmente indicar mais um nome para a Round of 4.

 

Vagas definidas do Round of 8

Oficialmente somente Kyle Busch está confirmado na Round of 8, mas é praticamente impossível que Martin Truex JR fique de fora. Isso porque além da pontuação, o piloto tem uma regularidade impressionante. Nos playoffs, foram sete corridas, com seis terminando nas cinco primeiras colocações – algo que ninguém sequer chega perto. Com isso, basta seguir neste ritmo que também garantirá a classificação.

A dupla agora deve fazer um duelo particular no Texas pela primeira posição, pois a diferença de um para o outro é de apenas 17 pontos.

 

Disputa quente e de currículo pesado

Com Martin Truex Jr próximo da classificação, restam duas vagas – e tem três ex-campeões na briga. Vencedor da temporada de 2013, Brad Keselowski é o que vive melhor situação e precisa basicamente andar entre as sete primeiras posições – algo nada muito difícil levando em consideração o seu desempenho no ano até aqui.

O segundo melhor classificado do momento é Kevin Harvick, que levantou a taça em 2014. O piloto subiu para a quarta colocação da tabela justamente por uma boa prova em Martinsville. No entanto, seu desempenho nos playoffs não tem sido tão regular, o que dificulta acreditar em uma repetição do sucesso da semana passada.

Além disso, se vê pressionado por Jimmie Johnson, que está três pontos atrás. O maior campeão da NASCAR, com sete títulos, sofreu uma queda de rendimento nas últimas três etapas e precisa reagir neste final de semana se não quiser se complicar na disputa. Pela sua experiência, é bom nunca duvidar.

 

Trio tenta surpreender

Apesar de não viverem fases ruins, Ryan Blaney, Denny Hamlin e Chase Elliott correm um pouco por fora na disputa. Além da pontuação que precisam tirar, estão tendo que ver seus concorrentes terem desempenhos melhores.

Outro caminho para buscarem a classificação é vencendo, porém, nenhum destes dão sinais de que podem conseguir isso. O último a ganhar foi Denny Hamlin, há oito etapas. Ele ainda saiu vitorioso em mais uma oportunidade, o que o torna o mais forte do trio neste quesito. Afinal, Blaney só levou a melhor uma única vez, enquanto Elliott teve como melhor resultado a segunda posição.

 

Histórico na etapa de AAA Texas 500

Esta é a segunda corrida realizada no Texas Motor Speedway da temporada. A prova é consideravelmente nova no calendário, disputada somente desde 2005 e que tem Jimmie Johnson como o grande recordista. O atual campeão da NASCAR saiu vitorioso em cinco oportunidades, contra três de Carl Edwards – incluindo a última edição. Dos que estão atuando, Kurt Busch e Denny Hamlin são os outros dois que também ganharam.

 

Entenda o regulamento

Assim como nas fases anteriores, quem ganhar nesta parte do campeonato garante automaticamente uma vaga na próxima. Desde que, claro, ainda esteja na disputa, pois embora o Round of 8 só tenha oito pilotos na briga, todos os demais participantes da NASCAR vão para a pista e também podem ganhar, só que sem se classificar.

Nesta etapa, são três corridas, portanto, no mínimo um vai avançar sem vencer uma prova. Neste caso, o classificado é definido pela posição na tabela. Na corrida final serão quatro pilotos disputando o tão sonhado título.

 

Palpite

Martin Truex Jr segue andando no pelotão da frente e nunca dá para descartar, porém, Brad Keselowski também vive uma boa fase e pode vencer.  Por último, Jimmie Johnson aparece correndo por fora. O trio fica com o meu palpite exatamente nesta ordem de favoritismo.

 

Programação do final de semana da NASCAR no Texas

Sexta-feira, 3 de novembro

  • 13:00 – Treino livre 1

Sábado, 4 de novembro

  • 13:00 – Treino livre 2
  • 17:00 – Treino de classificação

Domingo, 5 de novembro

  • 14:00 – Corrida da NASCAR CUP

 

Classificação dos Playoffs da NASCAR CUP 2017

  1. Martin Truex JR, 4117
  2. Kyle Busch, 4100
  3. Brad Keselowski, 4079
  4. Kevin Harvick, 4053
  5. Jimmie Johnson, 4050
  6. Ryan Blaney, 4047
  7. Denny Hamlin, 4045
  8. Chase Elliott, 4027