Copa Ouro

Com Estados Unidos favoritos para título, confira prognósticos da decisão da Copa Ouro

Foto: Tom Pennington/Getty Images

Norte-americanos ganharam seis dos últimos dez encontros com a Jamaica

Nesta quarta-feira, Estados Unidos e Jamaica entram em campo no Levi’s Stadium, em Santa Clara, para decidirem quem é o novo campeão da Copa Ouro. Jogando em casa e tendo um excelente retrospecto contra o rival, com seis vitórias nos últimos dez encontros, os norte-americanos chegam com grande favoritismo.

 

Estados Unidos vão em busca da vitória

Apesar de não contarem com nomes tão badalados como em edições anteriores, os Estados Unidos ainda assim entram em campo com jogadores experientes de Copa do Mundo e futebol europeu. Entre eles estão Jozy Altidore e Clint Dempsey, que devem resolver na frente, como fizeram nas semifinais contra a Costa Rica. Além disso, terão o veterano Tim Howard no gol, o que dá uma segurança considerável para a defesa. O goleiro ainda não foi vazado na competição, pois nos dois jogos que os EUA sofreram gol era Guzan quem estava na meta. Sendo assim, dá para confiar tranquilamente que a seleção leva a melhor nesta decisão.

 

Jamaicanos não possuem mesma força

Como não possui uma liga forte, a base da Jamaica atua quase toda no país rival. No entanto, nenhum dos seus jogadores conta com algum destaque em seus clubes. Sendo assim, a única vantagem da equipe vai ser o fato de conhecer o estilo de jogo do adversário, mas sem peças para decidir, corre muito por fora da disputa. Não tendo um medalhão sequer, tem poucas chances até mesmo de segurar um empate no tempo normal.

A diferença técnica é tão grande que os jamaicanos não estão mais na disputa por um lugar na próxima Copa do Mundo. A seleção foi eliminada ainda na fase anterior ao hexagonal final, tendo ficado em último no Grupo B, que tinha Costa Rica, Panamá e Haiti. O momento é tão ruim, que dos 15 jogos que havia feito antes da Copa Ouro, foi derrotada em nove, tendo empatado três e vencido apenas duas – contra Honduras e Suriname.

 

Campanhas

Ao olhar atentamente para as campanhas dos finalistas você já percebe que uma tem bem mais potencial do que a outra. Isso porque apesar de terem começado empatando com o Panamá, os Estados Unidos foram evoluindo jogo a jogo e ganharam bem de Martinica e Nicarágua. O nível subiu ainda mais nas fases eliminatórias, conquistando vitórias tranquilas diante de El Salvador e Costa Rica, ambas por 2 a 0.

Enquanto isso, a Jamaica até chega invicta também, mas só venceu o Curaçao com uma atuação segura. Na fase de grupos, ficou no empate com México e El Salvador. No mata-mata, a realidade não mudou muito e a equipe sofreu para segurar a classificação contra Canadá e os mexicanos.

 

Estados Unidos dominam histórico

No geral, Estados Unidos e Jamaica já se encontraram 24 vezes e um abismo separa os dois lados. São 14 vitórias dos norte-americanos, oito empates e apenas dois triunfos dos jamaicanos. O ponto interessante é que estas vitórias dos azarões foram recentes – pelas eliminatórias da Copa do Mundo, em 2012, e na Copa Ouro de 2015. Outro detalhe é que em 12 dos últimos 15 encontros, o duelo terminou com dois ou mais gols.

 

Para diminuir vantagem do México

Apesar de entrarem com grande favoritismo para conquistar seu sexto título de Copa Ouro e encostar no México, que tem sete, os Estados Unidos vão precisar melhorar seu desempenho em finais. Das nove que participou até aqui, ganhou apenas cinco e quase sempre com dificuldade. A mais tranquila foi a de 2002, quando venceu a Costa Rica por 2 a 0. Em duas ocasiões precisaram dos pênaltis e em outras duas levaram a melhor pela diferença mínima. Das quatro derrotas do time norte-americano – todas para os mexicanos – duas foram por goleadas, de 4 a 0 e 5 a 0, nos anos de 1993 e 2005.

Finalista desta edição, a Jamaica também não teve muita sorte quando chegou à decisão, tendo perdido para o México em 2015, por 3 a 1. Além dos mexicanos e dos Estados Unidos, o Canadá também foi campeão da Copa Ouro, em 2000, quando venceu a convidada Colômbia.

 

Palpite

Com a grande diferença de nível das duas equipes, qualquer outro resultado que não seja uma vitória dos Estados Unidos será uma grande surpresa. Os norte-americanos são consideravelmente superiores e devem vencer por no mínimo dois gols de diferença.

 

Final da Copa Ouro 2017

Quarta-feira, 26 de julho

  • 22:30 – Estados Unidos x Jamaica. Palpite: Estados Unidos vencem por 3 a 1