Primeira Liga

Com Diego Alves, Everton Ribeiro e Vinicius Júnior, Rueda escala Flamengo para encarar o Paraná na Primeira Liga

Flamengo
Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Rubro-negro vai com time misto para o compromisso desta quarta-feira

Depois de toda a fase de grupos no começo do ano, a Primeira Liga retorna nesta quarta-feira, com as quatro partidas decisivas para definir os semifinalistas. Uma dessas acontece entre Flamengo e Paraná, que se enfrentam no Espírito Santos, às 21h45.

 

Flamengo corrige defesa com Rueda

Um dos idealizadores do torneio, o Flamengo nunca pode deixar a competição esquecida. No entanto, as classificações na Copa do Brasil, Sul-Americana e a briga pelo G-6 do Brasileirão tem desgastado bastante o time principal.

Com isso, a equipe vai para a partida contra o Paraná bastante modificada. Acontece que com um grande poder financeiro e um bom números de reforços na temporada, o rubro-negro tem reservas de alto nível. Só dos que ficaram no banco contra o Atlético-PR neste domingo estão Everton Ribeiro e Geuvânio, que teriam espaço em qualquer time do Brasil. Além desses, juntam-se Rafael Vaz e Márcio Araujo, que eram titulares até pouco tempo atrás, e, Rhodolfo e Diego Alves, que são titulares no Brasileirão, mas não atuam na Copa do Brasil. Para fechar, ainda aparecem jovens promissores como Vinicius Júnior, Felipe Vizeu e Lucas Paquetá.

Sendo assim, em termos de qualidade, o grupo que entra em campo nesta quarta-feira é bem superior ao adversário e deve vencer sem grande sofrimento. No entanto, o foco de Reinaldo Rueda tem sido ser forte na defesa, tanto que o clube não sofreu gols nas quatro partidas com o colombiano no comando. Com isso, nada de ver essa equipe se jogar demais ao ataque.

Este será o primeiro compromisso do novo comandante fora do Rio de Janeiro. Apesar de ter o mando da partida, o Flamengo decidiu jogar no Espirito Santo. Até aqui, foram quatro partidas com Rueda, todas realizadas na cidade do Rio, tendo conquistado três vitórias e um empate.

Mesmo assim, o desempenho no Kleber Andrade é bem animador: foram seis vitórias seguidas no local na última temporada. Além disso, o público costuma ser bem presente, lotando o estádio.

 

Atenção dividida

Sonhando com o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, o Paraná vai dar um tempo na sua campanha na Segundona para focar na primeira divisão. Apesar do foco na outra competição, o clube não vai abandonar a Primeira Liga, pois também é tratada com grande importância, devido às premiações por avançar de fase.

Para superar o rubro-negro, os paranaenses apostam na boa fase: são cinco vitórias, dois empates e somente uma derrota nos últimos oito jogos. No entanto, o péssimo desempenho como visitante preocupa. Das dez apresentações recentes fora de casa, só conseguiu vencer uma, diante do Náutico, que era o lanterna da Série B. Nas demais, arrancou quatro empates e foi derrotado em cinco. Porém, poderá explorar a falta de entrosamento do adversário, que chega bastante modificado.

 

Retrospecto de Flamengo x Paraná

As duas equipes já se enfrentaram 20 vezes no total e o Paraná aparece com vantagem, com 11 triunfos, dois empates e sete reveses. No entanto, o encontro não ocorre há dez anos, desde 2007, quando o Flamengo levou a melhor por 1 a 0. Naquele mesmo ano, os times se enfrentaram outras três vezes, com o rubro-negro ganhando duas e perdendo apenas uma. Curiosamente foi superado jogando em casa, por 2 a 1, pelo Campeonato Brasileiro daquela temporada.

 

Prováveis escalações

Com a cabeça no Brasileirão ainda, o Flamengo vai para a Primeira Liga com um time misto. Os únicos titulares que devem entrar em campo são os que não podem jogar na Copa do Brasil. Já o Paraná deve ir para a partida com força máxima.

Flamengo: Diego Alves; Rodinei (Ronaldo), Rhodolfo, Rafael Vaz e Pará; Rômulo, Márcio Araújo e Éverton Ribeiro; Geuvânio (Lucas Paquetá), Vinicius Júnior e Felipe Vizeu.

Paraná: Richard; Cristovam, Iago Maidana, Eduardo Brock e Igor; Leandro Vilela, Gabriel Dias, João Pedro e Renatinho; Robson e Alemão.

 

Palpite

Com um grande elenco e muitos jogadores querendo mostrar trabalho para o novo treinador, o Flamengo é o grande favorito contra o Paraná e deve conquistar uma vitória sem muita dificuldade.

 

Jogos das quartas de final da Primeira Liga 2017

Quarta-feira, 30 de agosto

  • 19:30 – Internacional x Atlético-MG. Palpite: Internacional vence por 2 a 0
  • 19:30 – Londrina x Fluminense. Palpite: Fluminense vence por 1 a 0
  • 21:45 – Cruzeiro x Grêmio. Palpite: Cruzeiro vence por 1 a 0
  • 21:45 – Flamengo x Paraná. Palpite: Flamengo vence por 2 a 0