Brasileirão Série A

Com campanhas irregulares, Vasco e Cruzeiro encerram 18ª rodada do Brasileirão; confira o prognóstico

Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br

Empatadas com 23 pontos na tabela de classificação, equipes fazem o famoso “jogo dos seis pontos” em Volta Redonda

Dois dos times mais oscilantes do Brasileirão 2017, Vasco e Cruzeiro se encontram nesta quinta-feira (3 de agosto), no fechamento da 18ª rodada. Vindo de tropeços no fim de semana e empatados com 23 pontos na tabela, vascaínos (8º) e cruzeirenses (9º) buscam amenizar a desconfiança de seus torcedores e terminar o primeiro turno no G-6. O duelo está marcado para as 20 horas, no estádio Raulino Oliveira, em Volta Redonda.

 

Vasco busca reação sem São Januário

Com o estádio São Januário interditado por seis meses pelo Ministério Público, além da punição de seis jogos sem poder mandar partidas na cidade do Rio de Janeiro, o Vasco ainda busca encontrar uma casa que lhe ofereça conforto e confiança. Até agora, Volta Redonda tem sido o palco dos jogos da equipe. O problema é que o fator campo não surtiu efeito em seu primeiro embate por lá. O clube carioca sucumbiu na rodada passada diante do Atlético-PR, que não vencia há nove jogos no campeonato.

Para aumentar ainda mais a preocupação, a casa cruz-maltina na Cidade Maravilhosa era a principal arma da equipe no início do nacional. Os cariocas possuem 73,4% de aproveitamento em seu alçapão, contra 26,6% fora dele. Ao longo do torneio, o time dirigido por Milton Mendes até passou a vencer longe de seus domínios – bateu Atlético-MG, Vitória e empatou com o Coritiba nas últimas rodadas – , porém a oscilação como mandante começou a incomodar.

Para o embate contra a Raposa, duas coisas são certas. De volta ao clube, o zagueiro Anderson Martins ainda não reúne condições físicas de jogo e ficará de fora. Quem também não joga é o atacante Luís Fabiano, poupado. Em relação ao time que entra em campo, treinador vascaíno ainda possui dúvidas no setor ofensivo, uma vez que acredita que os cruzeirenses não ficarão tão atrás, diferentemente do Furacão na rodada anterior. A provável escalação é a seguinte: Martín Silva; Ramon (Henrique), Rafael Marques, Jomar e Gilberto; Jean, Wellington, Mateus Vital (Paulinho), Wagner e Escudero; Paulo Vitor (Thalles).

 

Modificado, Cruzeiro tem retorno de Robinho

Depois de amargar um 0x0 contra o Vitória em pleno Mineirão, o Cruzeiro terá que buscar pontos fora de casa. Ainda mais se levarmos em consideração o jejum de quatro jogos dos celestes. Foram três empates neste período, fato que deixou a equipe estagnada no meio da tabela.

Para voltar a vencer, a Raposa terá o retorno de uma importante peça: Robinho. Recuperado de uma lesão na coxa esquerda que o afastou por um mês dos gramados, o meia pode pintar na formação inicial da Raposa.

Se jogar, Robinho terá ao seu lado Thiago Neves, que tem sido o grande nome do clube na atual temporada. Contratado no início do ano, o meia-atacante tem feito jus ao alto investimento, anotando 11 gols e dando oito assistências até o momento. No Brasileirão, por exemplo, foram cinco gols, o que o credencia como o artilheiro dos mineiros.

Se de um lado o técnico Mano Menezes conta com uma dupla de armadores calibrada para sair de Volta Redonda com os três pontos, do outro o comandante terá várias baixas. O zagueiro Manuel, o lateral Ezequiel e o meia Alisson foram poupados e sequer viajaram para o Rio de Janeiro. A lista de desfalques aumenta com Ariel Cabral, com entorse no tornozelo esquerdo, e Diogo Barbosa, que cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Já Rafael Sóbis, que chegou a desmaiar nos vestiários após o duelo com os baianos, fica como opção no banco de reservas. Assim, a provável equipe que começa jogando é a seguinte: Fábio; Lucas Romero, Léo, Murilo Cerqueira e Bryan; Lucas Silva e Henrique; Elber, Thiago Neves e Rafinha; Sassá.

 

Palpite

Com dificuldade de propor o jogo, o Vasco pode ter mais uma noite de dar arrepios em seus torcedores. E isso sugere em uma partida bastante complicada para os cruz-maltinos. Do outro lado, o Cruzeiro pode sentir a falta de entrosamento de seus jogadores, principalmente em relação ao setor defensivo. São pelo menos cinco importantes ausências no time. Assim, um empate, que não ajuda ninguém, tem grandes chances de ocorrer.

 

Jogos da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017

Quarta-feira, 2 de agosto

  • 19:30 – Sport 2×2 Fluminense
  • 19:30 – Chapecoense 1×1 Bahia
  • 21:00 – Atlético-MG 0x2 Corinthians
  • 21:00 – Vitória 3×1 Ponte Preta
  • 21:45 – Botafogo 1×2 Palmeiras
  • 21:45 – Santos 3×2 Flamengo
  • 21:45 – Atlético-GO 0x1 Grêmio

Quinta-feira, 3 de agosto

  • 19:30 – São Paulo x Coritiba – Palpite: São Paulo
  • 19:30 – Atlético-PR x Avaí – Palpite: Atlético-PR
  • 20:00 – Vasco x Cruzeiro – Palpite: Empate