Brasileirão Série A

Com a volta de Guerrero e Diego, Flamengo visita a Chapecoense por sonho de Libertadores

Foto: Alexandre Loureiro/Getty Images

Rubro-negro começa a ser ameaçado pelo Atlético-MG e pode dormir fora do G-7

O ano não tem sido bom para o Flamengo. Apesar do título estadual, o clube decepcionou em todas as competições que disputou e agora corre risco até de ficar fora da próxima Libertadores. A situação trouxe ainda mais pressão à equipe, que precisa pontuar contra a Chapecoense, na Arena Condá, neste domingo, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

 

Flamengo em sequência negativa

A paciência do torcedor rubro-negro acabou de vez no duelo contra o Fluminense, quando começou a gritar “time sem vergonha”. O fato é que o Flamengo não consegue render e já completou quatro partidas sem vencer. Com isso, apesar do alto investimento e de contar com jogadores de qualidade, a equipe aparece somente na sétima posição, com 40 pontos e começa a ver o Atlético-MG no retrovisor. Os mineiros estão crescendo e estão com três pontos a menos, podendo ultrapassarem os cariocas neste final de semana.

Desta forma, o Flamengo vai pressionado para a Arena Condá, tendo que retornar com ao menos um ponto. O que pode ajudar o clube é o fato de suas principais estrelas retornarem ao time, o que deve minimizar a pressão com a série negativa.

Até aqui, o rubro-negro é o sexto pior visitante da competição, vindo de quatro derrotas fora de casa. Dos 13 jogos disputados no Brasileirão, conquistou somente três vitórias, empatou cinco e foi derrotado em outros cinco.

 

Chapecoense mantém regularidade

Para quem luta conta o rebaixamento, ser regular é um passo considerável para fugir da Segundona. Depois de um longo período em crise, a Chapecoense enfim conseguiu botar a bola no chão e se encontrar. Isso não tem feito com que os catarinenses emplaquem grandes séries positivas, mas mantém um padrão de pontuação que está sendo o suficiente para se manter fora do Z-4.

Com isso, tudo o que o time não pode fazer é deixar esta regularidade desaparecer, até porque a vantagem para o São Paulo, que está em 17º, é de apenas um ponto. Desta forma, é ideal que a Chape aproveite ao máximo os pontos possíveis dentro de casa. No momento, conquistou cinco vitórias na Arena Condá, contra dois empates e seis derrotas – número não muito bom comparado aos de seus concorrentes diretos.

 

Retrospecto de Chapecoense x Flamengo

O Flamengo possui enorme vantagem no confronto, tendo vencido seis, empatado dois e perdido somente um. Este revés inclusive foi no primeiro encontro entre as equipes, em agosto de 2014. Nesta temporada, o rubro-negro aplicou duas goleadas, por 5 a 1 no primeiro turno, e 4 a 0 na Sul-Americana. Na Arena Condá, o duelo terminou 0 a 0 pelo torneio continental.

 

Prováveis escalações

A Chapecoense vai para campo sem Moisés, suspenso, enquanto o Flamengo deve contar com as voltas de Cuéllar, Diego e Guerrero, que não atuaram contra o Fluminense.

Chapecoense: Jandrei; Apodi, Douglas Grolli, Fabrício Bruno e Reinaldo, Luiz Antônio, Canteros, Lucas e Alan; Wellington Paulista e Túlio de Melo.

Flamengo: Diego Alves; Rodinei, Réver, Juan, Pará; Cuéllar, Willian Arão, Everton, Diego e Everton Ribeiro; Guerrero.

 

Palpite

Precisando ir para o ataque, o Flamengo até tem chances de conquistar os três pontos, mas a tendência é que o rubro-negro obtenha apenas um empate.

 

Jogos da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017

Sábado, 14 de outubro

  • 19:00 – Vasco da Gama x Botafogo. Palpite: Vasco da Gama vence por 1 a 0
  • 21:00 – São Paulo x Atlético-PR. Palpite: São Paulo vence por 2 a 1

Domingo, 15 de outubro

  • 17:00 – Fluminense x Avaí. Palpite: Fluminense vence por 2 a 0
  • 17:00 – Sport Recife x Atlético-MG. Palpite: 1 a 1
  • 17:00 – Atlético-GO x Palmeiras. Palpite: 0 a 0
  • 17:00 – Chapecoense x Flamengo. Palpite: 1 a 1
  • 19:00 – Coritiba x Grêmio. Palpite: Coritiba vence por 1 a 0
  • 19:00 – Bahia x Corinthians. Palpite: 0 a 0

Segunda-feira, 16 de outubro

  • 20:00 – Santos x Vitória. Palpite: Santos vence por 1 a 0

 

Classificação do Campeonato Brasileiro 2017

  1. Corinthians, 58 – Libertadores
  2. Santos, 48 – Libertadores
  3. Cruzeiro, 47 – Libertadores
  4. Grêmio, 46 – Libertadores
  5. Palmeiras, 44 – Libertadores
  6. Botafogo, 43 – Pré-Libertadores
  7. Flamengo, 40 – Pré-Libertadores
  8. Atlético-MG, 37 – Copa Sul-Americana
  9. Vasco, 36 – Copa Sul-Americana
  10. Atlético-PR, 35 – Copa Sul-Americana
  11. Sport Recife, 33 – Copa Sul-Americana
  12. Vitória, 32 – Copa Sul-Americana
  13. Chapecoense, 32 – Copa Sul-Americana
  14. Bahia, 32
  15. Ponte Preta, 32
  16. Fluminense, 32
  17. São Paulo, 31 – Série B
  18. Avaí, 30 – Série B
  19. Coritiba, 28 – Série B
  20. Atlético-GO, 26 – Série B