Brasileirão Série A

Com a cabeça na Copa do Brasil e na Sul-Americana, Flamengo recebe o Sport pela 24ª rodada do Brasileirão

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Com uma diferença de 15 pontos para o Corinthians – líder do Campeonato Brasileiro – o Flamengo irá para o duelo contra o Sport se poupando para o jogo decisivo da Copa do Brasil no próximo dia 27 contra o Cruzeiro, no Mineirão. Mas sem perder de vista a partida de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana.

 

Brasileirão em segundo plano

Depois de encarar o Botafogo com um time “alternativo” e cheio de reservas, o técnico colombiano Reinaldo Rueda deixou bem claro que o Campeonato Brasileiro não é a prioridade do Flamengo neste momento. O time jogará no domingo, é claro, para se manter pelo menos no G-6 – que lhe garante vaga na próxima Libertadores –, mas, precisando aplacar a ansiedade da massa rubro-negra na espera de um título de “peso” (e não um campeonato estadual), não devemos ver o time da Gávea entrando em campo com força máxima – mesmo jogando diante de sua torcida. Isso ficará para o próximo dia 20, contra a Chapecoense pela Sul-Americana e para a semana seguinte, dia 27, na grande final da Copa do Brasil contra o Cruzeiro.

Para o Sport – que voltou a vencer na última quarta-feira pela Copa Sul-Americana, competição na qual o Urubu também segue com chances de título –, enfrentar o Flamengo tem um sabor especial desde o imbróglio do Campeonato Brasileiro de 1987 (afinal de contas, quem ganhou aquele título?). Além disso, a vitória sobre a Ponte Preta no meio de semana foi boa, mas não muda o fato que, dos últimos 15 pontos disputados no Brasileirão, o Leão faturou apenas 1. Vencer neste domingo é, portanto, fundamental.

 

De olho na Sul-Americana

O desempenho do Sport diante da Ponte Preta neste meio de semana (vitória por 3 a 1), também dá uma boa mostra de “onde está o coração” do time. Sem chances de título no Brasileirão, os jogadores que, nas palavras de Vanderlei Luxemburgo, fizeram “corpo mole” em jogos anteriores, “deram o sangue” na Ilha do Retiro na última quarta-feira e conseguiram um importante resultado para atingirem a próxima fase da Copa Sul-Americana – competição na qual suas chances de título são maiores.

Mas, apesar do claro sinal dado pelos jogadores, isso não quer dizer que o “profexô” Luxemburgo irá poupar o time. Com o contrato renovado para mais uma temporada à frente do Leão, o veterano treinador não quer se arriscar a disputar uma Série B em 2018 – e para isso, é preciso voltar a vencer.

 

No Brasileiro

Flamengo e Sport já se enfrentaram em 35 oportunidades no Campeonato Brasileiro: foram 16 vitórias do Flamengo, 11 do Sport e 8 empates. Pelo primeiro turno da Série A, neste ano, o Leão venceu por 2 a 0.

 

Nosso Palpite

O Sport vem jogando sem nenhuma vontade no Brasileirão há algum tempo. Se tecnicamente já é um time inferior ao milionário elenco carioca, sem vontade, então, deverá ser presa fácil para o “expressinho” de Reinaldo Rueda. Vitória do Urubu sem grandes surpresas.

 

Caneladas ao Vivo

Neste domingo estarei no Twitter do Ganhador comentando o jogo entre Vitória e São Paulo, clássico que pode valer visto de trabalho na Série B em 2018. Estarei esperando por vocês lá.

 

Programação dos jogos e emissoras de TV para a 24ª rodada do Campeonato Brasileiro

A 24ª rodada do Brasileirão terá os seguintes jogos:

Sábado – 16/09/2017

  • 19:00 – Botafogo x Santos – Engenhão (Premiere) – Palpite: empate
  • 21:00 – Ponte Preta x Atlético-GO – Moisés Lucarelli (Premiere) – Palpite: Ponte Preta

Domingo – 17/09/2017

  • 11:00 – Avaí x Atlético-MG – Ressacada (Premiere) – Palpite: empate
  • 16:00 – Flamengo x Sport – Ilha do Urubu (Globo, Premiere) – Palpite: Flamengo
  • 16:00 – Corinthians x Vasco – Arena Corinthians (Globo, Premiere) – Palpite: Corinthians
  • 16:00 – Atlético-PR x Fluminense – Arena da Baixada (Premiere) – Palpite: empate
  • 16:00 – Vitória x São Paulo – Barradão (Globo, Premiere) – Palpite: Vitória
  • 16:00 – Grêmio x Chapecoense – Arena do Grêmio (Premiere) – Palpite: Grêmio
  • 19:00 – Cruzeiro x Bahia – Mineirão (Premiere, SporTV) – Palpite: Cruzeiro

Segunda-Feira – 18/09/2017

  • 20:00 – Palmeiras x Coritiba – Pacaembu (Premiere, SporTV) – Palpite: Palmeiras