Brasileirão Série A

Com 100% na Ilha do Urubu, Flamengo é favorito diante do São Paulo no Brasileirão

Foto: AP Photo/Silvia Izquierdo

Rubro-negro ganhou as três partidas realizadas na sua nova casa

A 11ª rodada do Campeonato Brasileiro traz um duelo de camisas pesadíssimas neste domingo. Jogando na Ilha do Urubu, no Rio de Janeiro, o Flamengo recebe o São Paulo em um confronto de equipes que vivem situações opostas na competição.

   

Ilha da vitória

O futebol dentro de campo pode ainda não ser o esperado, mas os resultados voltaram. Somando Brasileiro e Copa do Brasil, o Flamengo não sabe o que é perder há seis partidas, tendo conquistado quatro vitórias e dois empates neste período. Tamanho sucesso fez o clube saltar para a 3ª posição no Campeonato Nacional e deu uma acalmada na pressão.

Um dos fatores para isso é a Ilha do Urubu. A nova casa do rubro-negro na Ilha do Governador tem feito a grande diferença. No local, o time fez três apresentações e em todas saiu com um resultado confortável. Contra Ponte Preta e Santos, triunfos tranquilos por 2 a 0, enquanto contra a Chapecoense, uma goleada por 5 a 1.

No entanto, não é apenas o reformado estádio da Portuguesa que traz uma invencibilidade. O Flamengo ainda não sabe o que é perder no Rio de Janeiro nesta temporada, tendo vencido 12 e empatado quatro jogos. O último revés na cidade ocorreu em 14 de fevereiro do ano passado, quando foi superado por 1 a 0 pelo Vasco, em São Januário.

Além disso, as chegadas dos reforços também aumentam o favoritismo do mandante. Apesar de ainda não estarem na melhor forma física, Everton Ribeiro e Rhodolfo devem jogar, elevando ainda mais a qualidade dos onze titulares.

Os dois devem ser as principais novidades em relação ao time que enfrentou o Santos, nesta quarta-feira. No meio, segue a disputa entre Cuéllar e Willian Arão, mas depois do golaço do colombiano, a expectativa é que continue dono da posição.

   

São Paulo com dificuldade para arrumar a casa

A verdade é que se fosse qualquer outro nome no comando do São Paulo, o clube já teria perdido a paciência e o demitido. Porém, como o técnico é o ídolo Rogério Ceni, tudo segue igual e a equipe sofre para encontrar um bom futebol.

Depois de fracassos no estadual, na Copa do Brasil e na Sul-Americana, o tricolor caminha para mais uma competição decepcionante. No momento, ocupa a 16ª colocação, com apenas um ponto de vantagem para o Bahia, que é o primeiro dentro da zona de rebaixamento.

Além disso, o São Paulo não sabe o que é vencer há cinco partidas. A última foi em 8 de junho, quando bateu o Vitória por 2 a 0. Depois disso, o time caiu consideravelmente de rendimento, tendo empatado com Sport e Fluminense e perdido para Corinthians, Atlético-MG e Atlético-PR.

Atuando fora de casa, a situação fica ainda mais complicada. Isso porque o tricolor contra adversários expressivos só derrotou o Cruzeiro, pela Copa do Brasil.  Além deste, só venceu o Moto Club e o PSTC Procopense-PR, pela mesma competição. Porém, são clubes da Terceira e da Quarta Divisão Nacional, respectivamente.

No Brasileiro, só empatou com o Sport, tendo perdido para Cruzeiro, Ponte Preta, Corinthians e Atlético-PR. Sendo assim, aparece como zebra para este domingo.

Para tentar evoluir, o clube foi às compras e trouxe três reforços. Os meias Petros e Jonathan Gomez, e o zagueiro Robert Arboleda. Os dois primeiros são os que mais podem acrescentar ao time, mas é provável que só Arboleda apareça entre os titulares. O argentino Gomez também deve ser relacionado se for inscrito há tempo, mas iria para o banco.

   

Tricolor em vantagem

Ao longo da história, Flamengo e São Paulo se enfrentaram 96 vezes em competições oficiais. O tricolor leva boa vantagem, com 37 vitórias, 28 empates e 31 derrotas. A superioridade só inverte quando considerado apenas os duelos no Rio de Janeiro, onde o rubro-negro toma a dianteira, com 19 triunfos, 11 empates e 12 reveses.

No ano passado, os times se enfrentaram apenas pelo Campeonato Brasileiro e os dois encontros terminaram empatados.

 

Programação da 10ª rodada do Brasileirão

  • 01/07 – 16:00 – Palmeiras x Grêmio. Palpite: Palmeiras 2×0 Grêmio
  • 01/07 – 19:00 – Atlético-GO x Santos Palpite: Atlético-GO 0x1 Santos
  • 02/07 – 16:00 – Atlético-MG x Cruzeiro. Palpite: 2×2
  • 02/07 – 16:00 – Corinthians x Botafogo. Palpite: Corinthians 1×0 Botafogo
  • 02/07 – 16:00 – Flamengo x São Paulo. Palpite: Flamengo 2×1 São Paulo
  • 02/07 – 16:00 – Sport x Atlético-PR. Palpite: Sport 3×1 Atlético-PR
  • 02/07 – 16:00 – Vitória x Bahia. Palpite: 1×1
  • 02/07 – 19:00 – Avaí x Ponte Preta. Palpite: Avaí 2×0 Ponte Preta
  • 02/07 – 19:00 – Coritiba x Vasco. Empate: Palpite: Coritiba 2×1 Vasco
  • 03/07 – 20:00 – Fluminense x Chapecoense. Palpite: Fluminense 2×0 Chapecoense