Eliminatórias da Copa do Mundo 2018

Colômbia dará uma lição de humildade e futebol ao Brasil

Foto: AP Photo/Natacha Pisarenko

Colombianos precisam dos três pontos para chegarem quase classificados à última data FIFA.

O Brasil já está garantido na fase final da Copa do Mundo da Rússia de 2018. Não apenas isso, o time de Tite conquistou antecipadamente o primeiro lugar das Eliminatórias da CONMEBOL. Apesar da vice-liderança, a Colômbia ainda briga para se classificar e vem de um resultado ruim diante da Venezuela. Os brasileiros vivem um clima de festa, enquanto que os colombianos entram em campo mordidos, pois, de fato, precisam dos três pontos. Confira abaixo porque acredito na vitória cafeteira. Uma pena que meu amigo Flávio Soares tenha se contagiado pelo clima festivo do carnaval fora de época.

 

Pagode, samba e cachaça

Como torcedor do futebol brasileiro, quero que a seleção Canarinho encante o mundo. Quem não se lembra ou assistiu vídeos de Pelé, Garrincha, Romário, Ronaldo Fenômeno e aquele escrete fabuloso de 1982? Em nenhuma grande campanha, os brasileiros se importavam com números e ou viviam numa festa que não tinha hora para terminar. Aliás, nenhuma equipe ou pessoa individual consegue se manter no topo nestas condições.

O excelente trabalho desenvolvido por Tite começa a ser contaminado por este clima de euforia. O oba-oba começa a invadir treinos, concentração, o campo de jogo. É preciso reconhecer e elogiar as nove vitórias seguidas (27 pontos) conquistadas por seu grupo desde que a CBF assinou sua carteira de trabalho. Nada disso terá servido de nada, porém, se o título não vier no ano que vem.

Muito sucesso! É aí que mora o perigo! A Seleção Brasileira não é invencível, como a Argentina mostrou em recente amistoso. Os jogadores não deveriam cair nesta cilada que levou mais de 36 mil pessoas a um simples treino na Arena da Amazônia, no fim de semana. A blindagem parece estar amolecendo e o treinador já fala em quebrar o recorde de 43 pontos alcançado pela Argentina antes da Copa de 2002. Para que isso? Deixe as coisas acontecerem naturalmente!

Flávio, para não dizer que sou pessimista, você lembra da Copa 2006 e aquelas festas, a alegria exagerada, as famílias dos convocados nos treinos e concentração? É disso que estou falando. Uma derrota para a Colômbia será até bom para recolocar os pés no chão.

Para piorar, para o duelo de hoje, Marcelo e Miranda foram cortados. O primeiro está suspenso por causa dos três cartões amarelos que recebeu. O segundo sofreu uma pancada, chegou a ficar desacordado e, mesmo recuperado, descansará.

A ausência de Marcelo é um alívio para o nosso rival. Contra o Equador, os laterais brazucas foram decisivos. Sem o atleta do Real Madrid, Daniel Alves pelo lado direito, tende a ser mais facilmente anulado.

 

Brasil suou no primeiro turno

No turno, o Brasil ganhou por 2 a 1 da Colômbia. Foi um dos triunfos mais difíceis do quinto maior país do mundo. Miranda fez 1 a 0 logo no começo da peleja. Só deu Brasil até os trinta minutos. A partir daí as ações ficaram equilibradas e Marquinhos cabeceou contra seu patrimônio uma falta bem batida por James Rodríguez. No segundo tempo, os tupiniquins melhoraram e o arqueiro Ospina provou porque é um dos melhores do mundo na posição. Neymar teve uma de suas piores atuações pela Verde Amarela. Mesmo assim, foi ele quem decidiu aos 28′, num chute cruzado.

 

Colômbia mordida

Entre as dez seleções da América do Sul, a Colômbia ainda é a que tem maiores chances de conseguir uma das outras três vagas para conhecer o Mausoléu de Lênin, na Praça Vermelha de Moscou. Ganhar do Brasil seria meio caminho andado para isso acontecer. O país cafeteiro vem de um tropeço irresponsável contra a Venezuela na quinta-feira. O quadro achou que venceria quando quisesse e não entrou tão focado quanto de costume. Acabou que a partida foi pau a pau e ambos os goleiros se destacaram evitando gols.

Não tem mais brincadeira. Com um plantel repleto de grandes talentos e que precisa vencer, conta com apoio de sua população para conseguir superar o rival pentacampeão mundial.

 

Palpite

Por tudo o que já comentei, acredito em Colômbia 2, Brasil 0. Mudei seu palpite, Flávio?

 

As possíveis escalações

Colômbia: Ospina; Santiago Arias, Cristián Zapata, Óscar Murillo e Fabra; Carlos Sánchez, Wilmar Barrios, Cardona, Cuadrado e Yimmi Chará; Falcao García. Técnico: José Pekerman.

Brasil: Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís; Casemiro, Willian, Paulinho, Renato Augusto e Neymar; Gabriel Jesus. Técnico: Tite.

16ª rodada das eliminatórias da CONMEBOL para Copa do Mundo de 2018

Terça-feira, 05 de setembro

  • 17h00: Bolívia x Chile – palpite: Chile.
  • 17h30: Colômbia x Brasil – palpite: Colômbia.
  • 18h00: Equador x Peru – palpite: empate.
  • 20h30: Argentina x Venezuela – palpite: Argentina.
  • 21h00: Paraguai x Uruguai – palpite: empate.

 

Classificação do grupo C

  • Brasil, 36 – Fase Final.
  • Colômbia, 25 – Fase Final.
  • Uruguai, 24 – Fase Final.
  • Chile, 23 – Fase Final.
  • Argentina, 23 – Repescagem.
  • Peru, 21
  • Paraguai, 21
  • Equador, 20
  • Bolívia, 10
  • Venezuela, 7