La Liga

Clássico entre Real e Barça agita o encerramento do primeiro turno do Espanhol; confira os prognósticos para este e os demais jogos da rodada

Alex Caparros/Getty Images

Com jogos espalhados entre os dias 19 (Levante x Leganés) e 23 (Real Madrid x Barcelona, Valencia x Villarreal e Deportivo La Coruña x Celta), o Campeonato Espanhol chega ao fim do primeiro turno com o Barça sobrando na liderança e o Real, revigorado pela conquista do Mundial de Clubes, disposto a diminuir para 8 pontos a diferença entre os dois gigantes espanhóis. Mas será que Cristiano Ronaldo e companhia conseguirão parar o time Catalão que vê o brasileiro Paulinho, em grande fase,  resolver quando Messi está “apagado”?

 

Abertura do turno

Coube a Levante e Leganés abrirem a última rodada do primeiro turno do Espanhol, ontem, dia 19. Ambas as equipes vinham de sequências ruins na competição – os donos da casa tiveram uma série de 4 jogos sem vitórias enquanto que os visitantes perderam 4 de seus últimos 5 jogos (sem contar o de ontem). Com isso era de se esperar que os times buscassem o gol  para melhorarem de situação na tabela. Mas não houve “melhora”.

Em um duelo de poucas emoções e com duas expulsões – José Campaña pelo Levante (expulso quando já havia sido substituído) e Nordin Amrabat pelo lado do Leganés, aos 23 do segundo tempo – as duas equipes até que tentaram, mas por conta da má-qualidade de seus ataques, não saíram de um 0 a 0 que coloca o Leganés em 9º lugar com 21 pontos (podendo ser ultrapassado até o final da rodada) e mantendo o Levante em 15º, com 18 pontos, podendo ser ultrapassado ainda por Espanyol e Deportivo La Coruña ao final do turno.

 

É dos clássicos que eles gostam mais

Após a conquista do Mundial de Clubes no último sábado, dia 16, o Real Madrid recebe o líder do Campeonato Espanhol no Santiago Bernabéu e, com um jogo a menos (o duelo contra o Leganés foi adiado e ainda não tem data definida) pode encurtar a distância para o Barcelona para 8 pontos neste sábado, dia 23, e para 5 caso vença o jogo adiado da 16ª rodada (contra o Leganés). É a melhor chance que os merengues têm, depois do início de temporada hesitante, para colocar alguma pressão em cima do time catalão que sobrou no primeiro turno em La Liga.

Contra o Deportivo La Coruña, no último domingo, dia 17, o Barça deu um baile: 4 a 0 com direito a 2 de Suaréz e 2 de Paulinho. O massacre foi tão grande que o líder do Espanhol ainda se deu ao luxo de ter um gol anulado por impedimento e viu Messi perder um pênalti no final da partida. Tudo isso dentro do Camp Nou.

O Real, por sua vez, joga para diminuir a distância para o líder e confirmar a boa fase naquele que é o melhor ano da equipe desde a sua fundação em 1902: 5 títulos conquistados em 6 possíveis. Em 2017, os merengues deixaram escapar apenas um título, a Copa del Rey, quando foram eliminados pelo Celta nas quartas de final. No mais, faturaram tudo: Supercopa da Espanha, contra o Barcelona; Supercopa da Europa, contra o Manchester United; Campeonato Espanhol, Liga dos Campeões e, agora, Mundial de Clubes. Foram 10 títulos desde que Zinedine Zidane assumiu o comando do time.

Apesar disso, a temporada em La Liga não tem sido boa e resultados ruins permitiram que o Barcelona disparasse na liderança com 11 pontos de vantagem para cima dos merengues – diferença esta que pode ficar em 5 pontos quando o primeiro chegar efetivamente ao fim.

Sem desfalques para a partida, o Barcelona deve ir a Madri com seu time-base, sem maiores surpresas – o que significa dizer que o técnico Ernesto Valverde deverá voltar ao seu esquema com 4 meias (Busquets, Rakitic, Iniesta e Paulinho) e reconduzir Alcácer para o banco de reservas.

O Real Madrid, por sua vez, também deverá ir para o clássico sem novidades e com Gareth Bale no banco de reservas após suas boas participações nos dois jogos que os merengues fizeram em Abu Dhabi – foi dele, inclusive, o gol da vitória sobre o Al Jazira.

Real Madrid x Barcelona

Sab 23/12/2017 Santiago Bernabéu 10:00

Palpite: o Real Madrid, embalado pelo “ano mágico” que teve leva o clássico – da mesma forma que deve vencer o Leganés no encerramento da 16ª rodada – e se aproximará do Barça deixando o returno do Espanhol um pouco mais “divertido”.

 

Palpites para a 17ª rodada do Campeonato Espanhol – final do primeiro turno

Qua 20/12/2017

  • 16:30 – Getafe x Las Palmas – palpite: com um ataque mais qualificado, o Getafe deve faturar o duelo (com alguma resistência do Las Palmas que vem muito mal no campeonato)
  • 18:30 – Real Sociedad x Sevilla – palpite: são duas equipes com razoável poder ofensivo e defesas fracas. Fizeram, respectivamente, 28 e 19 gols no Espanhol até aqui e sofreram exatamente o mesmo número de gols que marcaram e apresentam saldo 0. Por conta disso é natural apostar em um duelo com gols e grande possibilidade de empate –muito em função da recente queda de rendimento do Sevilla.

Qui 21/12/2017

  • 16:30 – Eibar x Girona – palpite: são equipes que estão fazendo um Campeonato Espanhol muito parecido. Separados por apenas 2 pontos, Girona (23) e Eibar (21) apresentam também números muito parecidos entre ataque e defesa; deste modo o empate é o melhor palpite para o duelo desta quinta, com uma ligeira possibilidade de vitória para o Eibar em função do fator casa.
  • 18:30 – Alavés x Málaga – palpite: lutando para escapar do rebaixamento, os dois times entram em campo desesperados para pontuar. Infelizmente a baixa produção ofensiva de seus elencos indica um jogo de poucos gols e duro de assistir. Como é impossível esperar pela derrota de ambos, o empate é um palpite justo.

Sex 22/12/2017

  • 16:30 – Bétis x Athletic Bilbao – palpite: apesar da má-fase  e de ter conquistado apenas 4 pontos em 15 possíveis nos últimos 5 jogos, o Bétis conseguiu subir 4 posições no Espanhol graças à vitória na rodada anterior sobre o Málaga por 2 a 0. Diante de um  Atlhletic que vem se especializando em empates (foram 4 nos últimos 5 jogos em La Liga), acreditar em uma vitória dos donos da casa, animados com o triunfo fora, é a aposta mais razoável para este duelo.
  • 18:30 – Espanyol x Atlético de Madri – palpite: vice-líder do Espanhol com 36 pontos, o Atlético de Madri visita o instável Espanyol que briga com todas as forças para se manter fora da zona do rebaixamento. A diferença de qualidade entre os dois times é gritante e nem mesmo o fator casa pesará contra a vitória do Atlético.

Sáb 23/12/2017

  • 10:00 – Real Madrid x Barcelona – palpite: Real.
  • 16:30 – Valencia x Villareal – palpite: separados por 10 pontos na tabela do Espanhol (34 a 24), o Valencia, 3º colocado em La Liga, não deverá enfrentar grandes dificuldades para superar o Villareal que encerrou, na última rodada diante do Celta, uma série de 4 jogos sem vencer (pela ordem, 1 empate e 3 derrotas), com uma vitória magra por 1 a 0.
  • 18:30 – Deportivo La Coruña x Celta de Vigo – palpite: separados por apenas 3 pontos na classificação (15 a 18, respectivamente) La Coruña e Celta somaram os mesmos 4 pontos em 15 possíveis nos últimos 5 jogos. Com um desempenho tão semelhante e brigando contra a parte de baixo da tabela, o empate entre os dois times deverá será o melhor palpite.