Brasileirão Série A

Clássico entre Palmeiras e Santos pode decidir quem segue à caça do Corinthians no Brasileirão; veja nosso prognóstico

Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Valendo a vice-liderança do Brasilerão, Palmeiras e Santos se enfrentam neste sábado, a partir das 19 horas, no Allianz Parque para definir quem seguirá na caça ao Corinthians.

 

Embalou, mas será que convence?

Após conquistar 10 dos últimos 12 pontos disputados, o Palmeiras – que apesar dos resultados recentes ainda não fez uma partida convincente – diminuiu a sua distância para o líder, Corinthians, para 11 pontos. Muita coisa, é verdade, mas com 13 rodadas para o fim do campeonato e com o Timão não conseguindo manter o mesmo desempenho impressionante do primeiro turno, sonhar com o título não é mais um devaneio.

Mas, para que isso se solidifique, o Verdão precisa passar por cima do Santos, atual vice-líder com 44 pontos. Para isso conta com o tabu de nunca ter perdido em seu novo estádio para o Peixe.

Entretanto, nem tudo são flores na Academia. Sem poder contar com o zagueiro Edu Dracena e com o lateral-esquerdo Egídio – suspensos em função do terceiro cartão amarelo – o técnico Cuca deverá formar a zaga com Luan e Juninho e “ressuscitar” o veterano Zé Roberto na lateral-esquerda. O atleta, um dos líderes do grupo, fora afastado dos jogos por, no entendimento do comissão técnica, não ter mais condicionamento suficiente para defender e apoiar o ataque com a mesma eficácia. Sem poder contar com Michel Bastos – outro especialista da posição disponível no elenco, mas entregue ao departamento médico – o técnico deverá manter o veterano mais preso na defesa para não perder desempenho no conjunto do time.

 

Tentando “salvar” o ano

Depois da inesperada eliminação na Copa Libertadores, em casa, diante do Barcelona de Guayaquil, o Santos mostrou poder de reação e na última rodada venceu o Atlético-PR por 1 a 0, na Vila Belmiro e assumiu a vice-liderança do Campeonato Brasileiro – uma posição que o mantém na caça do líder e pode ser considerada a “salvação” de 2017 no clube. E o resultado veio sem que a equipe pudesse contar com dois de seus principais jogadores: o volante Renato e o meia Lucas Lima.

Disposta a somar o maior número de pontos possíveis nas 13 rodadas que ainda faltam para o fim da competição, a equipe do Santos poderá contar com o retorno de, pelo menos, Renato – presença que pode dar tranquilidade para o meio-campo alvinegro jogar no Allianz Parque no clássico de torcida única (só em São Paulo, mesmo…). Lucas Lima, entretanto, segue no departamento médico.

 

Histórico

Desde 1915, quando o Palmeiras ainda se chamava Palestra Itália o chamado “clássico da saudade” aconteceu 318 vezes com 133 vitórias do Verdão, 108 do Peixe e 83 empates.

Pelo Campeonato Brasileiro, o clássico paulista foi realizado 59 vezes tendo 22 vitórias do Santos, 21 empates e 16 sucessos do Palmeiras. Neste ano, no primeiro turno do Brasileirão, o alvinegro venceu por 1 a 0. Mas, nos 5 jogos realizados entre as duas equipes no Allianz Parque até hoje, a vantagem é toda do Palmeiras: foram 3 vitórias e 2 empates. Um tabu que o Santos tentará quebrar neste sábado.

 

Nosso palpite

Sem poder contar com o apoio de sua torcida, uma vez que a justiça “brilhantemente” determinou que os clássicos paulistas fossem disputados com torcida única, o Santos deverá sofrer para conseguir pontuar no Allianz Parque. O empate seria considerado um bom resultado para o Peixe, mas eu acredito que o Palmeiras chega em melhor forma para o jogo e goleia por 1 a 0.

 

Caneladas ao Vivo

Domingo é dia de macarronada, frango assado de padaria com batatas e farofa e Caneladas ao Vivo, é claro! Estaremos no Twitter do Ganhador acompanhando o duelo entre o campeão da Copa do Brasil e o líder do Brasileirão! Será que Kazim vai carimbar a faixa do Cruzeiro? O quê? Não tá sabendo? Ééééé amigo… Jô, contundido, ficará fora do Timão por cerca de 10 dias e Kazim deve ir para o jogo. E você já sabe, com Kazim e Romero em campo, as caneladas estão garantidas!

Domingo, a partir das 16 horas. Não percam!

 

Programação dos jogos e emissoras de TV para a 26ª rodada do Campeonato Brasileiro

A 26ª rodada do Brasileirão terá os seguintes jogos:

Sábado – 30/09/2017

  • 16:00 – Bahia x Coritiba – Fonte Nova (Premiere) – Palpite: Bahia
  • 16:00 – Vasco x Chapecoense – São Januário (Premiere) – Palpite: Vasco
  • 19:00 – Palmeiras x Santos – Allianz Parque (Premiere) – Palpite: Palmeiras

Domingo – 01/10/2017

  • 16:00 – Avaí x Atlético-GO – Ressacada (Premiere) – Palpite: Avaí
  • 16:00 – Grêmio x Fluminense – Arena do Grêmio (Globo, Premiere) – Palpite: Grêmio
  • 16:00 – Cruzeiro x Corinthians – Mineirão (Globo, Premiere) – Palpite: empate
  • 16:00 – Botafogo x Vitória – Engenhão (Premiere) – Palpite: Botafogo
  • 16:00 – São Paulo x Sport – Morumbi (Globo, Premiere) – Palpite: Sport
  • 19:00 – Atlético-PR x Atlético-MG – Arena da Baixada (Premiere, SporTV) – Palpite: Atlético-PR

Segunda-Feira – 02/10/2017

  • 20:00 – Ponte Preta x Flamengo – Moisés Lucarelli (Premiere, SporTV) – Palpite: Flamengo