Brasileirão Série A

Clássico Ba-Vi de volta à Série A!

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Desde 2014 que não acontece um Ba-Vi na primeira divisão nacional.

Nos últimos anos, Bahia e Vitória se transformaram em agremiações gangorra. Isto é, clubes que sobem e descem constantemente alternando entre a primeira e a segunda divisões. O dérbi de Salvador chegou ao cúmulo de ser realizado na Série C! Precisou-se esperar três anos para os dois gigantes da Bahia aparecerem ao mesmo tempo na elite para enfim voltarmos a assistir um Ba-Vi pela Série A.

 

Palpite

Bahia e Vitória fizeram bonito no primeiro semestre. Primeiro, cumpriram a obrigação de decidir o Baianão. Depois, foram longe no Campeonato do Nordeste. Eles se cruzaram na semifinal. O Tricolor eliminou seu arquirrival e arrancou para o título em cima do Sport. Só na Copa do Brasil é que eles falharam. Curiosamente, encontraram um carrasco em comum: o Paraná desclassificou o Super-Homem na segunda eliminatória e o Leão na quarta.

O Bahia arrancou muito bem no Campeonato Brasileiro. Terminou a primeira rodada como líder. Depois, se acomodou com a conquista regional, caiu de produção e passou a integrar o Z-4, com dez pontos. O Vitória soma apenas oito e faz campanha ainda pior.

Não estou muito otimista quanto a este jogo. Acho que ele será feio, de nível técnico baixo. Penso que terá vantagem quem errar menos. Na situação que ambos se encontram, prevejo um 1 a 1, que será péssimo para ambos os rivais.

    

Histórico de confrontos

Já aconteceram 481 capítulos de Ba-Vi. O tricolor venceu 179 deles, contra 154 dos rubro-negros. Aconteceram 148 empates.

Considerando apenas a primeira divisão do futebol nacional, o enfrentamento aconteceu 26 vezes e o Vitória tem uma vantagem apertada: 9 a 7.

Este ano, o choque baiano se repetiu em três oportunidades no Campeonato Estadual. Na primeira fase, o Vitória venceu por 2 a 1 e nas finais tivemos duas igualdades que favoreceram o Leão: 1 a 1 e 0 a 0.

No Nordestão, as batalhas aconteceram nas semifinais e desta vez o Super-Homem se deu melhor: derrota de 2 a 1 e triunfo por 2 a 0.

    

Como chegam os rivais para este embate?

Contratados no meio do certame, pela primeira vez, Jorginho e Alexandre Gallo tiveram uma semana sem interrupções para trabalhar fundamentos, táticas, jogadas ensaiadas, preparação física, marcação, etc.

É bom lembrar, que por determinação da polícia militar, o entretenimento no Barradão terá torcida única. Os ingressos custam entre R$ 30,00 e R$ 60,00.

Nos últimos dias, o Vitória tratou de aperfeiçoar sua arma letal: as bolas paradas. Mais do que isso, fica difícil descobrir, pois a maioria dos treinos foi fechada à imprensa. Os cartolas chegaram a um acordo com o Deportivo Pasto e anunciaram a contratação do atacante colombiano Santiago Tréllez. Quem já vestiu a camisa rubro-negra foi Carlos Eduardo, que veio por empréstimo do Atlético-MG. O departamento médico da instituição entrou em polêmica com a comissão técnica, pois o atleta teria um problema crônico no joelho.

Do outro lado de Salvador, os jogadores tricolores deram entrevistas dizendo que “este será o mais difícil dos seis Ba-Vis do ano, pois ganhou ares de desespero”. Jorginho não poderá relacionar Edson que está suspenso. A diretoria acertou a venda em definitivo de Luisinho para o Al Faisaly e o empréstimo de Gustavo Blanco ao Atlético-MG. Já Eder continua sem acertar a renovação de seu contrato.

 

As prováveis escalações

Confira como deverão ser as formações dos dois times:

Vitória: Fernando Miguel; Patric, Kanu, Ramon e Geferson; Willian Farias, Uillian Correia, Gabriel Xavier e Yago; Neilton e Kieza. Técnico: Alexandre Gallo.

Bahia: Jean; Eduardo, Tiago, Rodrigo Becão e Matheus Reis; Matheus Sales, Juninho, Vinícius, Allione e Zé Rafael; Edigar Junio. Técnico: Jorginho.

 

Prepare seu coração

No mesmo horário do Ba-Vi, o Corinthians defenderá sua liderança contra o Botafogo, em São Paulo. O Timão é apontado para conseguir mais três pontos. O Mosqueteiro ainda pode ampliar sua vantagem na ponta, pois o Grêmio, vice-líder, encarará sábado o Palmeiras, também na capital paulista. Este será uma grande partida entre equipes que estão na briga pelas primeiras posições da classificação.

O empolgado Flamengo secará o primeiro e o segundo colocados. A torcida contrária não adiantará nada se os cariocas não baterem o São Paulo, na Cidade Maravilhosa.

Outro destaque do fim de semana é o clássico mineiro entre Atlético-MG e Cruzeiro.

A décima-primeira rodada só será concluída na segunda-feira à noite, quando o Fluminense tiver recebido a Chapecoense.

Os outros encontros serão Atlético-GO x Santos, em Goiânia; Sport x Atlético-PR, em Recife; Coritiba x Vasco da Gama, na capital paranaense; Avaí x Ponte Preta, em Florianópolis.

    

Jogos da 11ª rodada do Brasileirão 2017

Sábado, 01 de julho:

  • 16h00: Palmeiras x Grêmio
  • 19h00: Atlético-GO x Santos 

Domingo, 02 de julho:

  • 16h00: Flamengo x São Paulo
  • 16h00: Corinthians x Botafogo
  • 16h00: Atlético-MG x Cruzeiro
  • 16h00: Sport x Atlético-PR
  • 16h00: Vitória x Bahia
  • 19h00: Coritiba x Vasco da Gama
  • 19h00: Avaí x Ponte Preta

Segunda-feira, 03 de julho:

  • 20h00: Fluminense x Chapecoense

     

Classificação:

  1. Corinthians – 26 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  2. Grêmio – 22 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  3. Flamengo – 17 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  4. Palmeiras – 16 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  5. Santos – 16 – Taça Libertadores (fase preliminar).
  6. Vasco da Gama – 15 – Taça Libertadores (fase preliminar).
  7. Botafogo – 15 – Copa Sul-Americana.
  8. Fluminense – 15 – Copa Sul-Americana.
  9. Coritiba – 15 – Copa Sul-Americana.
  10. Cruzeiro – 14 – Copa Sul-Americana.
  11. Ponte Preta – 14 – Copa Sul-Americana.
  12. Atlético-PR – 14 – Copa Sul-Americana.
  13. Chapecoense – 13
  14. Atlético-MG – 13
  15. Sport – 12
  16. São Paulo – 11
  17. Bahia – 10 – Série B.
  18. Vitória – 8 – Série B.
  19. Avaí – 8 – Série B.
  20. Atlético-GO – 6 – Série B.