Copa Libertadores

Chegou a hora da verdade para a Chapecoense na Libertadores! Confira o prognóstico da luta pela classificação

Foto: Buda Mendes/Getty Images

Derrota para o Lanús, pela quinta rodada do Grupo 7, elimina o Verdão do Oeste; com o empate, chances de qualificação para as oitavas de final seriam remotas

É tudo ou nada! A Chapecoense terá que se superar para continuar na Copa Libertadores da América de 2017. Para isso, a vitória sobre o Lanús (ARG), líder do Grupo 7, é fundamental. A partida, válida pela quinta rodada da fase de grupos, será realizada no estádio La Fortaleza, às 21h45 (horário de Brasília) desta quarta-feira (17). No momento, os argentinos estão na segunda posição com sete pontos, um a menos que o Nacional (URU), que ocupa a liderança. A Chape aparece em último lugar com quatro pontos, atrás do Zulia (VEN), com cinco. Ontem (16), venezuelanos e uruguaios empataram em 0 a 0, no estádio Pachencho, na cidade de Maracaibo.

 

LANÚS-ARG X CHAPECOENSE

O Verdão do Oeste começou a Libertadores com pintas de que se classificaria para as oitavas de final. Logo na estreia, os catarinenses venceram o Zulia fora de casa, por 2 a 1. E quando todos imaginavam que a Arena Condá seria o grande trunfo dos comandados de Vagner Mancini na competição, veio a decepção com a soma de apenas um ponto em dois confrontos – derrota para o Lanús (3 a 1) e empate com o Nacional (1 a 1).

Para piorar, a Chape vem de um revés desolador em Montevidéu, onde caiu para os Bolsilludos por 3 a 0, em duelo realizado no estádio Parque Central. No último fim de semana, pelo menos, o time obteve um resultado satisfatório, ao empatar com o Corinthians, na estreia do Campeonato Brasileiro, em 1 a 1, em pleno Itaquerão.

 

A MATEMÁTICA PARA A CLASSIFICAÇÃ DA CHAPE NA LIBERTADORES

A vitória sobre os argentinos é a única saída para a Chapecoense manter as chances de classificação. O maior problema do Verdão do Oeste é o saldo de menos quatro gols, equivalente a uma diferença de dez tentos para o Granate, que tem seis. Contra o Lanús, é certo que a derrota decretaria a eliminação dos brasileiros. Em caso de empate, o Verdão do Oeste dependeria de uma combinação de resultados um tanto remota.

Na última rodada, argentinos e uruguaios se enfrentarão, quando cada um necessita de apenas um ponto para seguir na competição. Mesmo que um vença o outro, a Chape ainda teria que descontar a enorme diferença no saldo de gols, sem contar com a obrigação de derrotar o Zulia, na próxima terça-feira (23), na Arena Condá.

 

O PREÇO DO DESGASTE

O ano de 2017 trouxe um panorama totalmente novo para os catarinenses, quando o clube nunca havia disputado tantas competições ao mesmo tempo: estadual, Primeira Liga, Libertadores, Copa do Brasil, Brasileirão e a Recopa. Foram nove cidades e quatro países diferentes nos últimos 28 dias – com apenas três noites em Chapecó neste período. E o cansaço contribuiu para um retrospecto ruim em campo, já que o time contabilizou cinco derrotas, um empate e apenas uma vitória – sobre o Avaí, no estádio da Ressacada, em Florianópolis, que culminou com o título catarinense.

Na volta à estrada para pegar o Lanús, a Chapecoense vai precisar que seus jogadores cheguem ao limite, pois dois resultados positivos nas rodadas finais da fase de grupos podem representar algo impossível para muitos: a vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores da América. Para um clube como a Chape, nada é impossível.

 

Prováveis escalações:

LANÚS: Esteban Andrada; José Luis Gómez, Marcelo Herrera, Diego Braghieri, Nicolás Pasquini; Alejandro Silva, Iván Marcone (Agustín Pelletieri), Leandro Maciel (Marcos Pinto); Lautaro Acosta, José Sand (Rolando García Guerreño) e Hernán Toledo.
Técnico: Jorge Almirón

CHAPECOENSE: Jandrei, Apodi, Grolli, Luiz Otávio e Reinaldo; Moisés Ribeiro, Luiz Antonio e João Pedro; Rossi, Wellington Paulista e Arthur
Técnico: Vagner Mancini.

 

Palpite

Situação muito complicada. Os jogadores da Chapecoense estão fisicamente esgotados. Somente a superação pode trazer, ao menos, um ponto da Argentina. Mas aqui, não cabe a emoção. Infelizmente, a Liberta acaba para o Verdão do Oeste hoje. Dá Lanús.

 

Jogos de hoje e amanhã na Libertadores

Confira os demais jogos pela Copa Libertadores da América que acontecerão entre hoje (17) e amanhã (18). Os palpites dos vencedores aparecem em negrito.

  • 17/05 – 19h30: Sporting Cristal x Santa Fe
  • 17/05 – 19h30: The Strongest x Santos – palpite: empate
  • 17/05 – 21h45: San Lorenzo x Flamengo
  • 17/05 – 21h45: Universidad Católica x Atlético-PR
  • 18/05 – 19h30: Barcelona x Estudiantes – palpite: empate
  • 18/05 – 21h00: Melgar x River Plate
  • 18/05 – 21h45: Botafogo x Atlético Nacional – palpite: empate