Brasileirão Série A

Chapecoense pega o Vasco para retomar caminho das vitórias; veja o prognóstico

Foto: Sirli Freitas/Chapecoense/Reprodução

Apesar das duas últimas derrotas, Verdão do Oeste segue no G-4, enquanto o Gigante da Colina subiu para a décima primeira posição depois de vencer o Sport Recife; os dois times estão separados por um ponto.

Há duas rodadas, a Chapecoense ocupava a liderança do Brasileirão 2017. Um feito louvável para um time reconstruído praticamente do zero, depois da tragédia que vitimou quase todos os ocupantes do voo que levava a equipe para a disputa da final da Copa Sul-Americana, em novembro do ano passado. Mas as oscilações na Série A são normais, devido ao grande equilíbrio na competição. Depois do começo avassalador, a Chape amargou duas derrotas – goleada por 6 a 3, em casa, para o Grêmio e o revés pelo placar de 3 a 2 para a Ponte Preta, em Campinas.

Confira também os demais prognósticos:
» Corinthians x Cruzeiro
» Santos x Palmeiras
» Sport x São Paulo
» Flamengo x Ponte Preta
» Vitória x Botafogo
» Atlético-MG x Atlético-PR
» Atlético-GO x Avaí

 

CHAPECOENSE X VASCO

Na sétima rodada, o Verdão do Oeste volta à Arena Condá com a missão de retomar o trilho dos triunfos. O adversário em questão oferece boas possibilidades de êxito para os catarinenses. Hoje à noite (14), às 21h45 (horário de Brasília), os comandados de Vagner Mancini recebem o Vasco, décimo primeiro colocado na tabela, com nove pontos. A Chapecoense só pensa em somar três pontos logo mais, pois uma derrota ou mesmo o empate praticamente a tirariam do G-4, no qual ocupa a quarta posição com dez pontos, graças aos critérios de desempate.

Já o Gigante da Colina faz a típica campanha irregular, com três vitórias e três derrotas nos seis duelos disputados até o momento na competição. Em compensação, a equipe não tem flertado com a zona de rebaixamento, visto que o clube foi rebaixado três vezes nos últimos dez anos. Com o veterano Luís Fabiano poupado, Nenê será o comandante de ataque vascaíno, que irá atuar no esquema 4-5-1, quando o camisa dez ficará mais avançado na frente, em uma típica tática forjada para saídas rápidas de contra-ataque.

Por sua vez, a Chape foi preparada por Mancini para sufocar os cariocas desde o início. Com uma linha de frente formada por Rossi, Arthur e Wellington Paulista, o Verdão do Oeste promete dar muitas dores de cabeça para a experiente, porém desentrosada zaga vascaína, que conta com Breno e Paulão.

 

HISTÓRICO DO CONFRONTO

Chapecoense e Vasco enfrentaram-se em apenas duas ocasiões, no que diz respeito a confrontos oficiais. E os catarinenses levam a melhor no retrospecto, já que, no Brasileirão de 2015, venceram em casa por 1 a 0 e empataram pelo placar de 1 a 1, no returno, no Maracanã.

É bom ressaltar que a goleada sofrida para o Tricolor gaúcho, na penúltima rodada, teve mais requintes de acidente do que uma atuação desastrosa. Diferente do Vasco, que, em São Januário foi dominado pelo Corinthians e perdeu por 5 a 2 por pura incapacidade de suportar o poderio do Timão.

 

FRIO PODE SER DÉCIMO SEGUNDO JOGADOR DA CHAPE

Agora, um detalhe bem curioso. Os donos da casa acreditam que as condições climáticas de Chapecó podem ser um diferencial para dificultar a vida dos visitantes. O meia Seijas declarou que espera que a temperatura esteja baixa o suficiente para “congelar” as pernas dos cariocas. De acordo com o site de previsões meteorológicas Climatempo, os termômetros na hora do jogo devem marcar algo em torno de 12 graus.

É importante ressaltar também que todos os triunfos conquistados pelo time treinado por Milton Mendes foram obtidos no estádio de São Januário, onde já atuou em quatro ocasiões no Brasileirão 2017. Quando jogou fora, o Vasco perdeu por 4 a 0, para o Palmeiras, e pelo placar de 2 a 0, contra o Grêmio.

Palpite: os vascaínos entrarão em campo com uma formação defensiva, quando fica claro que o empate é um bom negócio para os visitantes. Mas não será possível segurar o ímpeto da Chape, que vive um bom momento – apesar das duas últimas derrotas – e confirmará os três pontos logo mais.

 

Prováveis escalações:

CHAPECOENSE: Jandrei; Apodi, Luiz Otávio, Douglas Grolli e Diego Renan (Reinaldo); Andrei Girotto, Luiz Antonio e Seijas; Rossi, Arthur e Wellington Paulista. Técnico: Vagner Mancini

VASCO: Martín Silva; Gilberto, Paulão, Breno e Henrique; Jean, Douglas, Mateus Vital, Wellington, Alan; Nenê. Técnico: Milton Mendes

 

Demais jogos da 7ª rodada do Brasileirão 2017

Confira os outros jogos da rodada de número sete do Campeonato Brasileiro (favoritos em negrito):

  • 14/06 – 19:30 – Atlético-GO x Avaí – palpite: empate
  • 14/06 – 19:30 – Atlético-MG x Atlético-PR
  • 14/06 – 19:30 – Sport Recife x São Paulo – palpite: empate
  • 14/06 – 19:30 – Vitória x Botafogo
  • 14/06 – 21:00 – Flamengo x Ponte Preta – palpite: empate
  • 14/06 – 21:45 – Santos x Palmeiras – palpite: empate
  • 14/06 – 21:45 – Corinthians x Cruzeiro
  • 15/06 – 16:00 – Coritiba x Bahia
  • 15/06 – 21:00 – Fluminense x Grêmio – palpite: empate