Copa Sul-Americana

Chapecoense é favorita para jogo de volta contra o Defensa para seguir na luta pelo Bi da Sul-Americana

Foto: Sirli Freitas / Chapecoense

Brasileiros fazem uma temporada instável, mas devem conseguir a virada

Depois de quase um mês da partida de ida, Chapecoense e Defensa y Justicia se encontram mais uma vez pela 2ª fase da Copa Sul-Americana e agora vale vaga nas oitavas de final. O duelo decisivo ocorre nesta terça-feira, às 19h15, direto da Arena Condá, em Santa Catarina. Como venceram na ida por 1 a 0, os argentinos entram em campo podendo empatar ou perder por um gol de diferença, desde que também façam ao menos um na casa do adversário.

 

Com um pouco mais de moral

A Chapecoense é mais uma equipe brasileira que não consegue apresentar uma estabilidade na temporada. O clube já esteve na liderança do Brasileirão, apareceu perto da zona de rebaixamento e agora está no meio da tabela. Na Libertadores, a história foi igual, com tropeços terríveis em casa e vitórias marcantes fora.

Na sequência recente colecionou fiascos ainda maiores, chegando a ter quatro derrotas seguidas e ficando sete partidas sem ganhar. A série só foi encerrada no dia 16 de julho, quando ganhou do São Paulo, em casa, por 2 a 0. Depois disso, ainda perdeu para o Santos e venceu o Vitória.

O grande problema para os catarinenses é que nem a Arena Condá tem sido garantia de bom futebol. Nas últimas sete apresentações no local, o time só ganhou duas vezes, empatando outras duas e perdeu em três.

Para a partida, o clube ainda vive um curioso dilema. Uma das justificativas da diretoria para demitir o treinador Vagner Mancini era que o time atuava de forma muito ofensiva, deixando a defesa desprotegida. Isso de fato era verdade, com a Chape chegando a levar seis gols do Grêmio.

Com Vinicius Eutrópio no cargo, esse problema foi solucionado, com o novo comandante povoando mais o meio de campo. Porém, o clube não terá o volante Andrei Girotto, que foi expulso na ida. Tendo este desfalque e precisando buscar o resultado, é bem provável que Eutrópio mude a formação e resolva colocar mais um homem de frente. Nesta situação, Lourency e Wellington Paulista disputam um lugar no time para formar dupla de ataque com Arthur.

 

Argentinos chegam sem ritmo de jogo

Se a partida tivesse ocorrido há algumas semanas, o Defensa y Justicia certamente teria entrado com boas condições de fazer um jogo de igual para igual e até sair com a classificação. No entanto, como o calendário argentino é diferente do brasileiro, a equipe não vai a campo fazer uma partida oficial desde 28 de junho, quando enfrentou a própria Chapecoense.

Na ocasião, o clube havia conquistado a quarta vitória seguida e demonstrava um futebol seguro, tendo ficado três destas partidas sem sofrer gols. Agora, a situação é totalmente diferente, pois com 27 dias sem jogar, é certo que o Defensa sentirá a falta de ritmo e tem tudo para não suportar a pressão do segundo tempo.

Neste tempo, os argentinos ainda passaram por uma mudança de comando. O treinador Sebastian Beccarece deixou o cargo para assumir a função de auxiliar da comissão técnica da seleção da Argentina e quem ficou com seu lugar foi Nelson Vivas.

Como ainda não fez partidas oficiais, não dá para ter uma certeza se o novo treinador mudará muito o esquema, mas no amistoso diante do Racing, deu a entender que a base será mantida.

 

Palpite

Apesar da instabilidade na temporada, a Chapecoense é um time bem que melhor que o Defensa. Com isso, é o favorito para a partida e deve sair com a vitória. No entanto, os argentinos já mostraram que sabem fechar a sua zaga, fazendo com que o resultado final seja um placar baixo, como o 1 a 0 para os catarinenses.

 

 

Jogos de volta da 2ª fase da Copa Sul-Americana 18ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017

Terça-feira, 25 de julho

  • 19:15 – Chapecoense x Defensa y Justicia – Palpite: Chapecoense vence por 1 a 0
  • 21:45 – Santa Fé x Fuerza – Palpite: Santa Fé vence por 2 a 0

Quinta-feira, 3 de agosto

  • 19:15 – Sol de America x Ponte Preta. Palpite: Empate em 1 a 1
  • 19:15 – Universidad Católica x Fluminense. Palpite: Empate em 2 a 2
  • 21:45 – Boston River x Cerro Porteno. Palpite: Empate em 0 a 0
  • 21:45 – Corinthians x Patriotas. Palpite: Corinthians vence por 2 a 0

Quinta-feira, 25 de julho

  • 19:15 – Arsenal de Sarandi x Sport Recife. Palpite: Arsenal vence por 2 a 1
  • 21:45 – Independiente Medellin x Racing. Palpite: Empate em 2 a 2