Champions League

Champions League: 3ª fase decide quem continua sonhando com vaga na elite da Europa

Foto: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

Ajax e Nice são as grandes atrações de um grupo de equipes que conta também com o tradicional Celtic, da Escócia

Os gigantes do futebol europeu ainda estão iniciando a pré-temporada, mas as equipes que representam as ligas mais modestas do continente já estão travando verdadeiras batalhas nas etapas preliminares da principal competição de clubes do mundo. Tudo para manter viva a chance de avançar à fase de grupos da Champions League, uma garantia de prestígio, exposição e muito dinheiro.

 

A rota da fase de grupos

São 15 vagas em jogo nas partidas desta terça e quarta-feira com os duelos de ida da terceira fase eliminatória, a última etapa a ser cumprida pelos clubes de menor tradição antes de entrar no tão almejado pelotão de elite da Europa.

Definidas por sorteio, as partidas ou dão vaga direta para a fase de grupos, com 22 equipes já garantidas, ou para um outro mata-mata que conta também com outros cinco times, e todos com relativa tradição, como são os casos de Sevilla, Liverpool, Sporting, Hoffenheim e Napoli.

O confronto que abre a sequência de duelos nesta terça-feira será entre o Slavia Praha, da República Checa, e o BATE, de Belarus. Ambos se enfrentam às 14h (de Brasília), na República Checa, e dão o tom do que o brasileiro deve esperar da competição neste meio de semana, com esforçadas equipes de países periféricos da Europa brigando para ter seu lugar ao sol – neste caso, seria mesmo uma façanha para qualquer uma dessas equipes integrar uma chave, por exemplo, contra Barcelona, Bayern ou Real Madrid.

 

Nice x Ajax, um duelo pesado

De todos os 15 confrontos, um deles merece atenção especial – será o que ocorre nesta quarta-feira (26) entre o Nice, da França, e o gigante holandês Ajax, uma das potências mundiais do futebol na década de 70 e na história do futebol em si.

O Ajax foi derrotado pelo Manchester United na última final da Liga da Europa, vale lembrar. E este duelo contra o Nice é exatamente o primeiro de sua temporada 2017/2018. É de se esperar que a equipe comandada pelo técnico holandês Marcel Keizer tenha dificuldades em levar a campo aquilo que o Ajax tradicionalmente cumpriu ao longo dos anos.

O clube holandês tem um grande conhecido do torcedor brasileiro: o atacante David Neres, que estava no São Paulo. Ele pode fazer até mesmo a dupla ofensiva com Justin Kluivert, filho de Patrick Kluivert, famoso jogador da década de 90. Foi dele, inclusive, o gol contra o Brasil na semifinal da Copa do Mundo de 1998, realizada na França.

Da França vem também o adversário do Ajax, o Nice do polêmico italiano Mario Balotelli, a grande estrela da equipe – e certamente uma enorme atração caso o clube consiga se classificar para a fase de grupos da Champions  League.

O presente do Nice é dos mais agradáveis. O clube brigou pelo título francês durante uma boa sequência de rodadas, mas no fim ficou em terceiro, sucumbindo ao Monaco e ao Paris Saint-Germain, os dois primeiros na classificação.

É no Nice, por exemplo, onde jogam os brasileiros Dante (zagueiro) e Dalbert (lateral-esquerdo). O técnico do clube é um dos representantes europeus do futebol bem jogado do momento, o suíço Lucien Favre.

Poucos sabem, mas o Nice conta com uma boa história inclusive na própria Champions League. Sediado na Côte d’Azur, uma das regiões mais caras e charmosas da Europa por conta das lindíssimas praias, o Nice duelou com o Real Madrid em duas quartas de final, nas edições de 1956/1957 e 1959/1960. Deu Real em ambas. Aquele momento da equipe merengue foi o melhor da história, acima até mesmo do que Zinedine Zidane e Cristiano Ronaldo vêm conquistando.

 

Jogos de ida da 3ª fase eliminatória da Champions League 2017

Terça-feira, 25 de julho

  • 14:00 – Slavia Praha-CHE x BATE-BEL – Palpite: Slavia
  • 14:00 – Qarabag-AZE x Sheriff-MOL – Palpite: Empate
  • 14:30 – AEK Atenas-GRE x CSKA-RUS – Palpite: CSKA
  • 14:30 – Steaua-ROM x Plzen-CHE – Palpite: Steaua
  • 15:00 – Vardar-MAC x Copenhague-DIN – Palpite: Vardar
  • 15:40 – Partizan-SER x Olympiacos -GRE – Palpite: Olympiacos

Quinta-feira, 26 de julho

  • 11:00 – Astana-CAZ x Légia Varsóvia-POL – Palpite: Empate
  • 13:30 – Dinamo-UCR x Young Boys-SUI – Palpite: Dínamo
  • 13:45 – Red Bull Salzburg-AUT x Astana-CAZ – Palpite: Astana
  • 14:00 – Hapoel Beer Sheva-ISR x Ludogorets Razgrad-BUL – Palpite: Hapoel
  • 15:00 – Viiturol-ROM x APOEL-CHP – Palpite: APOEL
  • 15:20 – Maribor-ESL x FH-NOR – Palpite: Empate
  • 15:45 – Celtic-ESC x Rosenborg-SUE – Palpite: Celtic
  • 15:45 – Nice-FRA x Ajax-HOL – Palpite: Empate
  • 16:00 – Club Brugge-BEL x Istanbul-TUR – Palpite: Brugge